Meteorologia

Ribeira Brava vai continuar com estatuto de município mais limpo de Cabo Verde

|

Vila da Ribeira Brava, 30 Abr (Inforpress) - O edil da Ribeira Brava reafirmou hoje a pretensão da sua Câmara em fazer tudo para que o seu município continue com o estatuto de município “mais limpo de Cabo Verde”.


Américo Nascimento respondia assim a uma preocupação de um munícipe local na reunião da Assembleia Municipal, quanto ao vazamento de lixo e entulhos na ribeira entre a sua habitação e a estação de vendas da empresa nacional de combustíveis, ENACOL.

A preocupação do referido munícipe foi de resto apoiada pelos eleitos das duas bancadas na assembleia (PAICV e MpD), que ressaltaram a necessidade de se manter a vila da Ribeira Brava limpa e de se fiscalizar os locais fora da sede municipal, onde as pessoas costumam botar lixo.

Em relação ao deposito de lixo e entulhos denunciado pelo munícipe, no período antes da ordem do dia destinado ao público, um dos deputados municipais intervenientes pediu à Câmara Municipal para não cingir-se apenas à limpeza daquela parte da ribeira, mas toda ela.

O mesmo deputado municipal disse que a referida ribeira foi, em tempos, a principal via de acesso à Prainha e as pessoas poderão vir a utilizá-la de novo, caso seja limpa.

A Prainha é a praia de mar mais perto da vila da Ribeira Brava, onde os habitantes desta costumam fugir ao calor nas épocas mais quentes do ano.

A limpeza daquela ribeira, sobretudo a zona das casas do IFH, impõe-se ainda pelo facto existir ali perto um jardim infantil frequentado por mais de uma centena e meia de crianças.

O edil Américo Nascimento prometeu tomar medidas para manter aquele local e todos os outros locais do município limpo, mas avisou que essa tarefa não é só da responsabilidade da Câmara Municipal.

Disse que os deputados e os munícipes não devem esperar pela realização da reunião da Assembleia Municipal para denunciarem as situações de lixo num ou noutro local, uma vez que o poderão fazer a qualquer momento.

“Qualquer situação do tipo tem que ser eliminada de forma clara”, precisa.

O presidente da edilidade ribeira-bravense lembrou, contudo, que a Câmara Municipal não pode ter em cada esquina um fiscal e outro atrás de cada munícipe.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS