Vila da Ribeira Brava, 13 Mai (Inforpress) - A localidade de Praia Branca, no município do Tarrafal, passa ter mais água para o consumo e dentro em breve estará ligada à rede pública da central eléctrica da Electra.
Os dois projectos que irão melhorar a qualidade de vida à sua população foram inaugurados na tarde de ontem, num acto conjunto presidido pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.
Com a água agora disponível e a luz eléctrica durante 24 horas/dia, Praia Branca entra na moda e numa nova era, conforme o edil António Lopes Soares.
O projecto da ligação domiciliária de água aquele povoado, no valor de 12 mil contos, foi financiado pelos governos de Cabo Verde e de Luxemburgo e pela Câmara Municipal tarrafalense.
Nem todas as famílias locais tiveram recursos para, neste primeiro tempo, ligarem as torneiras das suas casas à rede mãe de distribuição do precioso líquido, mas António Soares garante que nenhuma ficará sem água canalizada.
O edil disse que a sua Câmara vai apoiar as famílias com parcos recursos a meterem água nas suas casas.
Quanto à energia eléctrica, Praia Branca já desfruta da electricidade durante 24 horas, fornecida por uma micro central local subsidiada pela Câmara Municipal tarrafalense.
O projecto lançado ontem pelo primeiro-ministro para ligar aquela povoação à rede da Electra é financiado pelo governo de Cabo Verde e está orçado em 15 mil contos.
O edil António Lopes Soares disse que a desactivação da micro central da Praia Branca vai aliviar a sua Câmara, que todos os meses gasta entre 700 a 800 contos só em combustíveis e lubrificantes para a manter em funcionamento.
CH
Inforpress/fim