Meteorologia

S. Nicolau: Sacristão Pedro José da Cruz vai a enterrar amanhã, terça-feira

|


Vila da Ribeira Brava, 26 Mai (Inforpress) - O funeral do sacristão da capela de Nossa Senhora do Monte de Cintinha, falecido na madrugada de hoje, na sua residência no Cachaço, S. Nicolau, realiza-se esta terça-feira, no cemitério da Tabuga.


O corpo de Pedro José da Cruz encontra-se em câmara fria no Centro de Saúde da Ribeira Brava, à espera dos filhos que vivem no estrangeiro. As exéquias estão marcadas para as 15:00 horas.

Nhô Zé Pedro de Cachaço, como era mais conhecido, sucumbiu-se no dia seguinte às festas de Nossa Senhora do Monte de Cintinha, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.

Faleceu no ano do nonagésimo aniversário da sua capela e no dia seguinte à homenagem de que lhe foi prestada pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em reconhecimento pelos longos anos de trabalho e dedicação prestados à igreja local.

Segundo o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, frei João Araújo, Pedro José da Cruz só esteve ausente da sua capela no período em que fora chamado para cumprir o serviço militar.

A longa ligação de Nhô Zé Pedro à referida capela fez dele um homem conhecido em toda a ilha de S. Nicolau.

Conforme o mesmo pároco, o saudoso sacristão assumiu a responsabilidade daquela igreja, com a guarda das chaves, quando tinha apenas 14 de idade.

Pedro José da Cruz deixa viúva e nove filhos, dos quais sete varões. Destes, um seguiu a vida sacerdotal, o frei Herculano, que pode acompanhar os últimos momentos de vida do pai.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS