Meteorologia

S. Nicolau: Projecto Unidade Formativa arranca com curso a nível agro-pecuária

|


Vila da Ribeira Brava, 14 Mai (Inforpress) - Quarenta e sete jovens, na sua maioria candidatos a um primeiro emprego, inscreveram-se no curso de formação profissional, a nível da agro-pecuária, que se inicia dentro em breve em S. Nicolau.


O curso enquadra-se no Projecto Unidade Formativa, cujo lançamento teve lugar segunda-feira última, na Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva”, em acto presidido pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

Segundo apurou a Inforpress, a maioria dos candidatos a esse curso reside em Fajã de Baixo (12), vila da Ribeira Brava (11) e Tarrafal (10).

Do Tarrafal, apenas dois foram, entretanto, seleccionados.

O delegado do Ministério da Educação e Ensino Superior em S. Nicolau, Mário do Rosário Tolentino, disse, a propósito, à Inforpress de que a maior parte dos inscritos daquela vila encontra-se dentro do sistema do ensino, com possibilidade de transitar de classe, daí a sua exclusão durante a fase de selecção.

Conforme esse responsável, na selecção dos candidatos deu-se prioridade aos jovens que estão fora do sistema do ensino e sem oportunidades. Com relação ainda aqueles que estão dentro do sistema, disse que a primazia foi para os com dificuldade em transitar, este ano, de classe.

Desse primeiro curso de formação profissional, no quadro do Projecto Unidade Formativa, vão sair 25 jovens preparados para se integrarem no mercado do trabalho, concretamente nos sectores da agricultura e pecuária.

A ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade, Madalena Neves, disse no lançamento do Projecto Unidade Formativa que os investimentos já realizados pelo Governo em Cabo Verde e em S. Nicolau, nos dois sectores, “exigem uma mão-de-obra qualificada”.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS