Meteorologia

São Nicolau: Governo financia Centro Social de Água das Patas

|


Praia, 13 Mai. (Inforpress) - José Maria Neves presidiu, segunda-feira, em São Nicolau, o acto de lançamento da primeira pedra da obra de construção do novo Centro Social de Água das Patas, bem como da requalificação do chafariz daquela localidade em Ribeira Brava.

Trata-se de uma obra orçada em cerca de 4 milhões de contos, financiados pelo Ministério da Descentralização, através da Cooperação Espanhola e que colocará ao dispor dos moradores, especialmente os jovens, um centro equipado com um espaço multiuso e uma lavandaria no primeiro piso que servirá toda a comunidade.

O Governo deixa, também, em aberto a possibilidade, segundo José Maria Neves, da integração de um Telecentro naquela infra-estrutura, inserido no Programa "Mundu Novu".

O espaço também integrará instalações sanitárias para o uso da população local.

Uma iniciativa que partiu da Câmara Municipal de Ribeira Grande e que muito agrada aos habitantes locais que vêm realizada uma promessa de campanha, um ano após a eleição de Américo Nascimento.

"Os compromissos são para cumprir...Temos que transformar as campanhas políticas em algo sério", disse o edil, na presença, também, da Ministra Sara Lopes, que reafirma a intenção de neste mandato, fazer um pouco em todas as localidades de Ribeira Brava.

Nascimento recorda que a obra que ora vai iniciar é uma reivindicação da população de Água das Patas e que é um "pequeno grande investimento" que vai disponibilizar melhores condições higiénicas para as suas gentes para além de um espaço de lazer e de ocupação dos tempos úteis e de um espaço de encontros.

Nascimento indicou que a infra-estrutura trará grandes benefícios para os jovens estudantes da região que terão ao seu dispor um espaço multiuso para as suas actividades e de acesso à Internet, a ser integrado o Telecentro ali.

O Primeiro Ministro, acompanhado das Ministras da Educação e Ensino Superior, Vera Duarte, e do Trabalho, Solidariedade e Formação Profissional, Madalena Neves, inaugurou, também, a primeira Unidade Formativa em Agro-Pecuária numa escola secundária do país, no caso o Liceu Baltasar Lopes.

O curso que inicia com 23 formandos é o primeiro passo, segundo o Chefe do Governo, para integrar a vertente técnica em todas as escolas de via geral do país, transformando-as em pólos de formação profissional.

Outros cursos deverão ser introduzidos nessa e outras unidades formativas a serem lançadas, como turismo e outras áreas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e de formação de mão-de-obra qualificada.

Neves pôde ainda interagir com os alunos, através da já habitual aula magna e promoveu um encontro com os professores para auscultar sobre as suas dificuldades. Uma reivindicação de alunos e professores é a criação de melhores condições para a Escola Secundária Baltasar Lopes e a instalação do terceiro ciclo na escola do Tarrafal.

Necessidades essas das quais o Governo está ciente e que já mexe à busca de financiamento para essas empreitadas.

"Neste momento a Ministra das Finanças está fora do país e leva com ela esses dossiers para financiamento" afirma. A ministra encontra-se em Dakar, Senegal, a participar duma reunião do BADEA.

Inforpress/Fim .

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS