Meteorologia

Visita do Presidente da Câmara às Ilhas Canárias

|

Acompanhado do Vereador da Juventude, Cultura e Desporto da Câmara Municipal e do Sr. Juan Cazorla ex- Presidente do Município da Antigua em Fuerteventura durante muitos anos, actualmente residente na ilha da Boa Vista, o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau deslocou ás ilhas Canárias, de 18 a 28 de Abril do corrente ano.


Esta visita tinha como objectivo principal, conhecer as autoridades governamentais de Canárias, algumas Câmaras Municipais e organizações não governamentais locais, com vista a adquirir conhecimento da realidade e desenvolvimento daquelas ilhas, dar a conhecer a nossa realidade, apresentar as dificuldades e potencialidades do Município do Tarrafal numa visão de cooperação e parceria institucional.

- No dia 21, em Fuerteventura, pelas 11 horas realizou-se um encontro com o Presidente de Cabildo, Sr. Mário Cabrera Gonzales, que após a intervenção do Presidente, manifestou toda abertura e disponibilidade de Cabildo, que ele dirige, colaborar com o Município do Tarrafal de São Nicolau nos vários domínios de interesse mutuo. Particularmente se disponibilizou em colaborar com diversos materiais didácticos escolares para os alunos mais carenciados bem assim como doar dois autocarros de 55 lugares, cada, de modo a apoiar os alunos nas suas deslocações para frequentar as aulas. Deixou em aberto a sua ajuda, na procura de vagas e bolsas de estudo para alunos do nosso Município, para estudo nas Canárias.

- No Dia 22, acompanhado do empresário local, Sr. Raul Souto Sesar, do Grupo Galfuer de Fuerteventura, encontro com a Sra Presidente da Câmara de Antigua, que se mostrou disponível e de total abertura para estabelecimento futuro de um acordo de cooperação entre os municípios. Ficou o compromisso de um novo contacto para indicação de áreas concretas de cooperação e ajuda.

- No Dia 23, encontro com o Presidente de Puerto del Rosário, Sr. Marcial Morales Martin, que mostrou grande interesse se disponibilizou imediatamente para estabelecer laços de cooperação e geminação com Tarrafal de São Nicolau, o qual poderá vir a acontecer durante as festividades do aniversário do nosso Município, ainda este ano. Da mesma forma também se prontificou em colaborar com material didáctico para as escolas, nomeadamente Kits completos, mochilas entre outros.

Nos dias subsequentes, dos encontros realizados com vários empresários, associações e clínicas privadas conseguiu um aparelho de RX para o centro de Saúde do Tarrafal, alguns mobiliários para as moradias sociais e computadores para as escolas do E.B.I.


- No Dia 27, regresso a Las Palmas
Após a apresentação detalhada do nosso Município, a Dra. Maria Monteiro, Chefe do Gabinete da Conselheira pela área de Saúde do Governo de Canárias, dentro do seu sector, concretamente prometeu ajudar no apetrechamento das USBs de Fragata e Palhal, ficando sob a responsabilidade do PCMTSN a elaboração de uma lista das solicitações. Da lista, e de acordo com as preocupações e necessidades apresentadas afigura-se a obtenção de um camião para recolha de lixo, uma estação total (topografia) para o gabinete Técnico Municipal.

- No Dia 28, 08:30 horas, encontro com César Estevez, gerente da Construções Carolina, empresa responsável pela construção da estrada Praia Branca/Ribeira Prata e moradias sociais de Campo Pedrada, juntamente com a PROEXCA, para Canárias, na pessoa do Dr. Javier Mariscal Anaya, conselheiro Delegado.

O encontro teve por objectivo, saber da situação das obras de construção da estrada e conclusão das moradias sociais de Campo Pedrada.Ficou-se a saber que o atraso adveio da apresentação de uma garantia bancária por parte da empresa construtora, cuja 1ª parte, segundo D. César, será apresentada brevemente bem assim a resposta de aceitação da Engenheira proposta para poder receber do governo o quantitativo dos recibos entregues, pagar os trabalhadores e seguir as obras para a sua conclusão.

No que se refere ás moradias sociais, o Presidente aproveitou para manifestar a sua indignação pelos sucessivos atrasos na entrega das mesmas e apresentou a proposta á empresa de 3.000 contos para o término das moradias, por parte de edilidade, os quais seriam deduzidos nos custos finais.

O representante da PROEXCA presente, sugeriu que a empresa Carolina deverá terminar as obras até 27 de Junho, onde o governo das Canárias se fará representar no acto da entrega.

- 11:30 horas, encontro com a Directora geral da Promoção Económica do Governo das Canárias, Sra. Jimena Delgado Tarama. Conseguiu-se esclarecimento sobre a forma de como apoiar as pequenas e médias empresas, tendo sido disponibilizada a Base de Dados e toda a documentação para o efeito em caso de manifestação de interesses a este respeito.

- No Dia 29, 09:30 horas, encontro com a federação RICAM/FEMEPA, nas pessoas do Secretário-geral Juam Carlos Betancor, Dr. Juan Gaimez e vice-presidente da RICAM, Fernando Cabalhero. Foi apresentado de forma resumida a constituiçãoda federação, constituída por mais de 1200 empresas, com valência para pesquisas, instalção e manutenção de energias renováveis eólica e foto voltaica e dessalinização de água, de entre outros.

- 19:00 horas, regresso a cabo Verde.

- No Dia 30, Cidade da Praia,

A. Assinatura do contrato-programa para a interligação da rede da Praia Branca à rede pública da Electra no valor de 15,000 contos cv;
B. Introdução do projecto no valor de 7,000 contos cv, no âmbito de emprego público na DGP para elaboração dos respectivos contratos-programa.
- No Dia 01/Maio, 19 horas, regresso via Ilha do Sal.

- No Dia 02, antes do regresso a São Nicolau, aproveitando a curta estadia no SAL, inteirou-se dos trabalhos de transformação do camião, oferecido pela empresa NOMELCO (transformação de viatura de lixo para viatura de caixa aberta para transporte de material diverso). O término destes trabalhos está previsto para esta semana, finda a qual o mesmo será embarcado para São Nicolau, via São Vicente.

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS