Meteorologia

Unidade Formativa da ES da Ribeira Brava vai arrancar com cursos nas áreas de eco turismo

|

Vila da Ribeira Brava, 11 Fev (Inforpress) - O Projecto Unidades Formativas, que contempla quatro escolas secundárias do país, entre elas a Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva”, da Ribeira Brava, foi hoje apresentado em S. Nicolau, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Presentes no acto as ministras do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, e da Educação e Ensino Superior, Madalena Neves e Vera Duarte, respectivamente.

O projecto da criação das Unidades Formativas (UF) enquadra-se no plano estratégico do IEFP para a educação e visa responder aos novos desafios que se interpelam à educação, no sentido de capacitar os jovens para o mercado trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Com a sua implementação, pretende-se formar técnicos em áreas específicas de acordo com as necessidades e especificidades de cada localidade onde estiver inserida.

As UF tem como objectivo ainda incentivar e promover o empreendedorismo dos jovens formandos.

Numa primeira fase (fase piloto), prevê-se a criação de Unidades Formativas em quatro pontos do país, com a instalação nas Escolas Secundárias do Coculi (Ribeira Grande/Santo Antão), Baltazar Lopes da Silva (Ribeira Brava/S. Nicolau), Sal Rei (Boa Vista) e João Teves (S.Lourenço dos Órgãos/Santiago).

Nesta fase, cada uma dessas UF irá dispor de quarenta beneficiários directos, o que dará 20 jovens para cada curso e com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.

Os beneficiários serão jovens em idade escolar que se encontram dentro e fora do sistema educativo e de acordo com os critérios de acesso e permanência no ensino secundário.

A Unidade Formativa da Escola Secundária da Ribeira Brava irá, nesta fase piloto, ministrar cursos nas áreas de Eco Turismo e Tecnologia de Lacticínios/Produção agrícola Animal.

Na perspectiva do IEFP, os cursos propostos para a UF da Escola Secundária da Ribeira Brava irão permitir que os jovens formandos passem a dominar as técnicas e as metodologias capazes de despertar nas populações mudanças comportamentais, com vista à defesa e protecção do meio ambiente, por um lado, e à criação de uma atitude empreendedora nos jovens, por outro.

Como saídas profissionais para os referidos cursos, o projecto do IEFP aponta a gestão de espaços verdes, eco turismo, controlo de qualidade, produção e desenvolvimento do produto, produção animal e saúde animal.

Quanto aos resultados que se espera desses cursos, a perspectiva do IEFP é que deles venham a sair jovens capacitados e qualificados com formação profissional de nível II e devidamente preparados para entrarem no mercado de trabalho.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS