Vila da Ribeira Brava, 04 Fev (Inforpress) - Algumas variedades de fruteiras estão a ser testadas no perímetro irrigado de Fajã, para a vulgarização de plantas melhoradas, no quadro de um plano de investigação agrícola do programa Millennium Challange Account (MCA).
O plano abarca os concelhos de S. Nicolau, Mosteiros e Paul, e tem como objectivo testar algumas variedades de fruteiras como papaieira e ananás e tubérculos como mandioca e batata-doce.
No vale de Fajã, onde o programa do MCA se desenvolve em S. Nicolau, já foi testada uma variedade de papaieira anã, cujos resultados, na opinião do delegado do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos (MADRRH) nesta ilha, Adilson Melício, “foram um sucesso”.
Depois da papaieira está-se agora a testar uma variedade de ananás proveniente da França e produzida “in vitro”.
Conforme aquele responsável, a fase de climatização dessa planta fruteira já passou, pelo que se deu início a sua introdução em Fajã.
Em todo o vale de Fajã serão introduzidas três mil plantas dessa variedade de ananás, tendo a experimentação iniciada, entretanto, no perímetro irrigado daquele vale e em parcelas definidas pela delegação local do MADRRH.
CH
Inforpress/fim