Meteorologia

S. Nicolau: IEFP entrega certificados de formação profissional a 86 formandos

|

Vila da Ribeira Brava, 11 Fev (Inforpress) - O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) encerrou, terça-feira, o seu primeiro programa de formação profissional em S. Nicolau, com a entrega de certificados de formação a 86 formandos, dos dois municípios desta ilha.
As cinco formações levadas a cabo abrangeram as áreas de gestão documental, electromecânica, construção civil, contabilidade e formação pedagógica inicial de formadores.

Quatro desses cursos foram realizados na vila do Tarrafal, colhendo a vila da Ribeira Brava apenas o da electromecânica, que contou com 18 participantes.

A formação que teve maior número de participantes foi a da contabilidade, da qual saíram 22 formandos.

Quanto às outras três formações, a da construção civil foi a menos concorrida, com apenas oito participantes.

A formação pedagógica inicial de formadores contou com 17 participantes e a da gestão documental com 21.

O acto de encerramento dessas formações, que teve lugar na vila do Tarrafal, foi presidido pela ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, Madalena Neves, e contou com as presenças da ministrada Educação e Ensino Superior, Vera Duarte, da directora geral do IEFP, Fátima Timas, e dos presidentes das duas Câmaras Municipais de S. Nicolau, Américo Nascimento e António Lopes Soares.

Madalena Neves informou na ocasião que o seu Ministério, através do IEFP, vai incluir no programa de formação profissional para S. Nicolau, em 2009, novas áreas de formação e manter as áreas de construção civil e mecânica.

Quanto às novas áreas de formação, referiu-se ao turismo rural, ao ecoturismo e agro-pecuária.Segundo esse membro do governo, o programa de formação profissional para este ao ano vai dar atenção também às mulheres chefes de família que têm dificuldade em ter um rendimento ao longo do ano.

CH
Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS