Meteorologia

S. Nicolau entra na era da formação profissional

|

Vila da Ribeira Brava, 10 Fev (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinaram, segunda-feira, um protocolo de parceria com vista à realização conjunta de cursos de formação profissional que respondam aos desafios do desenvolvimento do município da Ribeira Brava e da ilha de S. Nicolau.



Na base do protocolo, o IEFP e a Câmara Municipal da Ribeira Brava “acordam no interesse mútuo, desenvolver uma actuação conjunta no domínio da formação profissional, com o principal objectivo de incrementar a formação profissional no Município da Ribeira Brava, em áreas estratégicas de desenvolvimento do Município e da ilha de S. Nicolau”.

O documento, rubricado pelo edil ribeira-bravense, Américo Nascimento, e pela directora-geral do IEFP, Fátima Timas, refere que a actuação conjunta das duas instituições “assenta na realização conjunta de cursos ou acções de formação profissional, em áreas que tenham pertinência para o Município e a ilha, nomeadamente no domínio da agricultura e a pecuária”.

A acção profissional irá desenvolver-se a partir do Centro de Fomento Agro-pecuário de Calejão, pelo que o IEFP, através do referido protocolo, compromete-se a apoiar o equipamento desse centro, “por forma a dotar a ilha de S. Nicolau de condições para o incremento da formação profissional, em áreas estratégica de desenvolvimento, nomeadamente nos sectores da agricultura e da pecuária”.

Nesse sentido, o IEFP disponibiliza cinco mil e 27 contos para a aquisição dos equipamentos destinados ao referido centro.
Além dos recursos financeiros, o IEFP, através do protocolo ora assinado, compromete-se a apoiar técnica e pedagogicamente aquele centro, enquanto a Câmara Municipal assume o compromisso de “criar as condições para a materialização dos planos operacionais a serem elaborados no âmbito do presente protocolo”.

O protocolo ora assinado é válido por dois anos, a contar da data da sua assinatura, sendo renovável, automaticamente, por igual período, se não for denunciado por nenhuma das partes até 30 dias do termo de cada período, através de comunicação escrita.

O acto da assinatura desse protocolo, que se realizou no salão nobre dos Paços do Concelho da Ribeira Brava, contou com as presenças da ministra da Educação e Ensino Superior e da Ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, Vera Duarte e Madalena Neves, respectivamente.

CH
Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS