Meteorologia

Ministro da Saúde alerta pela existência em S. Nicolau do mosquito transmissor do paludismo

|

Vila da Ribeira Brava, 21 Fev (Inforpress) - O ministro de Estado e da Saúde, Basílio Mosso Ramos, disse hoje à Inforpress, que o seu ministério está “extremamente sensível” à situação das análises laboratoriais em S. Nicolau, tendo em conta que a fragilidade existente nesse sector, nesta ilha, perturba a toda a população local e incomoda o próprio ministério da saúde.

Segundo Basílio Ramos, trata-se de uma “questão fulcral” que o Ministério da Saúde tem neste momento para resolver, embora reconheça as dificuldades do ministério nessa matéria.

Além do “deficit muito grande” que existe em termos de determinados técnicos, disse que as “pessoas não estão interessadas em ir trabalhar em determinados espaços do território nacional”.

Outra preocupação que o titular da pasta da saúde leva de S. Nicolau tem a ver com a possibilidade da introdução do paludismo nesta ilha.

Basílio Ramos disse que do levantamento cartográfico do vector transmissor dessa doença realizado em todo o país, constatou-se a existência do mosquito transmissor (anophelis Gâmbia”) nesta ilha, o que quer dizer que há um “risco real da introdução do paludismo em S. Nicolau”.

Sobre esse perigo, o ministro de Estado e da Saúde considera “urgente” que as estruturas locais da saúde, as duas Câmaras Municipais, e a delegação do Ministério do Ambiente e Agricultura “façam uma acção de desinfestação” dos sítios e lugares propícios ao desenvolvimento de mosquitos e façam também um trabalho de educação junto da própria população.

O ministro de Estado e da Saúde que se encontra desde quarta-feira em S. Nicolau, regressa amanhã à Praia, depois de cumprir uma visita de quatro dias a esta ilha, acompanhado de altos responsáveis daquele ministério e de um técnico em epidemiologia.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS