Meteorologia

Câmara de Tarrafal de São Nicolau aposta forte em 2009

|

O arranque da construção do Liceu do Tarrafal constitui uma das realizações de destaque da Câmara Municipal de Tarrafal de S.Nicolau para o ano 2009. O anúncio é do executivo de António Soares, que perspectiva cumprir um vasto programa de actividades, em parceria com o governo central, a cooperação internacional, o sector privado e a sociedade civil local.



O programa da CMTSN para este ano preconiza uma forte na educação. É que, além de arrancar com os trabalhos do esperado Liceu do Tarrafal, o executivo camarário vai apoiar alunos carenciados de ensino básico e superior com transporte e bolsa de estudos dentro e fora de Cabo Verde e incentivar a formação profissional, principalmente nas áreas do turismo, comércio, pesca e agricultura.

No domínio social, a edilidade vai construir 20 moradias sociais distribuídas pelas diferentes localidades e igual número de casas de banho para carenciados daquele município. Deve ainda concluir e entregar as moradias sociais de Campo Pedrada e apoiar a terceira idade.

A Câmara do Tarrafal programa também desenvolver, nos domínios da água, agricultura e saneamento, uma série de actividades. Além de levar a água às torneiras da Praia Branca, a CMTSN vai estender a rede desse líquido aos domicílios de várias outras localidades. Reabilitar o aterro sanitário, melhorar a recolha de resíduos sólidos, construir fossas comunitárias são outras iniciativas para diminuir os problemas de saneamento no local.

O cultivo do árvores fruteiras no concelho é porta que pretende dar sustentabilidade económica a uma zona que até agora navega quase sem rumo entre o mar e um campo deserto de ideias e de pão.

Mas as acções não ficam por aí. A Câmara preconiza elaborar o Plano Director Municipal, os PUDs das zonas de expansão da Vila do Tarrafal e o projecto dos Paços do Concelho. Vai concluir a reestruturação do Cais de Pesca, construir um alpendre para protecção das redes e botes de pesca, arrelvar o Campo de Futebol do Tarrafal, equipar o Matadouro Municipal e continuar os trabalhos da requalificação urbana.

A edilidade vai igualmente elaborar o Plano de Desenvolvimento Turístico de Tarrafal, reabilitar todas as placas desportivas do Concelho, equipar o Centro Cultural, criar uma escola de música no Concelho, melhorar os campos de futebol nas diferentes localidades e estabelecer parcerias com o Ministério da Saúde para obter uma máquina de RX e implementar um Laboratório de Análises Clínicas no concelho. Outras iniciativas: edificar o Centro de Idosos, a placa desportiva de Cabeçalinho e construir o Centro Social de Palhal.

Adquirir uma viatura de combate ao incêndio, colocar um Despachante Oficial no Tarrafal, estender a estrada da Ribeira Prata até Fragata e iniciar a via de acesso a Hortelã são outras das várias acções constantes do plano de actividades da Câmara de Tarrafal de S.Nicolau para o ano de 2009.

ADP

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS