Meteorologia

S. Nicolau: Associação Regional Futebol forma novos árbitros e recicla os existentes

|

Vila da Ribeira Brava, 15 Jan (Inforpress) - A formação de novos árbitros e a reciclagem dos em exercício constam do programa de acção da Associação Regional de Futebol em S. Nicolau, para a presente época desportiva, tendo em conta as deficiências com que se depara o ‘desporto rei’ nesta ilha.

Nesse âmbito encontra-se em S. Nicolau o ex-árbitro internacional, agora formador de árbitros, Manuel Duarte, que ministra um curso para os homens do apito, o qual teve início segunda-feira, e termina no próximo dia 18.

O curso realiza-se na vila da Ribeira Brava e tem duas vertentes: uma para a formação de novos árbitros e outra para a reciclagem dos árbitros já existentes.

O referido curso conta com a participação de 31 indivíduos, dos quais 16 enveredam-se, pela primeira vez, pela arbitragem. Os restantes 15 são árbitros credenciados pela Associação Regional de Futebol e actualizam os seus conhecimentos com o ex-árbitro internacional.

Manuel Duarte defende, contudo, que a formação dos árbitros não deverá cingir-se a um único curso, mas sim sujeitos a uma formação periódica, porque se não houver um acompanhamento regular, para a avaliação, de nada valerá a primeira formação.

Nesse sentido, é de opinião para a realização de uma formação logo no início da época, uma segunda a meio da época e uma terceira no fim.

Para este formador, os árbitros são muitas vezes alvo de críticas e quando só se critica e não aparece ninguém para acompanhar e avaliar o seu trabalho eles sentem-se desmotivados.

Manuel Duarte é de opinião ainda de que não se deve formar apenas as pessoas que vão apitar jogos, mas também os atletas e os dirigentes desportivos. “Um atleta e um dirigente mal preparados prejudicam também a equipa”, argumenta.

A formação ora em curso na vila da Ribeira Brava é patrocinada pelas duas Câmaras Municipais de S. Nicolau e pela Federação Cabo-verdiana de Futebol.

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS