Vila da Ribeira Brava, 30 Jan (Inforpress) - A pesca artesanal no Tarrafal (São Nicolau) vai conhecer dias melhores com a criação naquela vila piscatória, por parte do Fundo de Desenvolvimento das Pescas (FDP) e da Câmara Municipal local, de algumas condições de apoio a esse sector de actividade económica que mais emprego gera naquele centro urbano.
No quadro de um projecto desenvolvido pelo FDP e a edilidade tarrafalense, foi adquirida uma máquina para a produção do gelo e beneficiadas as câmaras de congelação e armazenamento do pescado existentes.
A máquina de gelo, em fase de teste, tem capacidade para a produção diária de duas toneladas e meia de gelo.
Além desses equipamentos, o projecto contemplou a remodelação de um dos espaços externos do centro multifuncional de pesca existente, onde foram construídos 25 cacifos para pescadores e erguida uma bancada para o tratamento de peixe.
Um dos espaços interiores do referido centro foi adaptado para a venda de peixe e verduras.
Segundo o edil António Lopes Soares, as pessoas que andam a vender peixe e verduras nas ruas serão encaminhadas para aquele espaço até a construção do mercado municipal.
A gestão das infra-estruturas e os equipamentos contemplados no projecto desenvolvido pelo FDP e a Câmara Municipal do Tarrafal vai estar a cargo da associação dos pescadores “Cagarra”, que os receberá no dia14 de Fevereiro próximo.
Conforme António Lopes Soares, o custo do referido projecto rondou os oito mil contos.
CH
Inforpress/fim