Meteorologia

S. Nicolau: Produção da abóbora excede o consumo local

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Jan. (Inforpress) – Alguns agricultores em S.Nicolau tem muita abóbora em stock nas suas casas, porque regista-se uma boa produção, actualmente, e não há mercado para a sua colocação.

Teodora, moradora em Cachaço, disse à Inforpress, esta tarde, que todas as casas daquela localidade possuem abóbora e não há quem comprar, mesmo que seja a preço barato.

Segundo essa habitante de Cachaço, a presente produção de abóbora pode-se comparar à produção de 1943, ano em que a abóbora produziu-se “até riba de pedra” (em cima da pedra), conforme relato das pessoas mais antigas.

Para Teodora, a presente época tem sido tão propícia à produção da abóbora que nem é preciso levantar-se cedo para se ir à horta “enxertar” os “botões” da aboboreira, uma vez que a natureza está a encarregar-se da fecundação das flores.

Outra localidade de S.Nicolau onde se regista uma boa produção de abóbora é Covoada.

Segundo Bernardo Brito, quase todas as casas de Covoada dispõem de quantidades razoáveis de abóbora. “Tenho mais de trezentos quilos em casa e não há comprador”, assegura.

Para esse covoadense, os agricultores são obrigados a armazenar a abóbora em casa porque os ratos estão a roer esse fruto na mãe.

O quilo da abóbora, que chegou a custar mais de 150 escudos no produtor, pode ser comprado agora por 40 escudos.

CH

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS