Meteorologia

S. Nicolau: Autoridades do Tarrafal desencadeiam campanha contra paludismo

|

Vila da Ribeira Brava, 31 Mar (Inforpress) - O Centro de Saúde do Tarrafal e a Câmara Municipal local iniciam, hoje, naquele município, uma campanha de combate ao mosquito vector do paludismo, o anopholes gambiae.



Segundo Leonilda Fernandes, do gabinete de comunicações e imagem da edilidade tarrafalense, a campanha tem duas vertentes, sendo uma de sensibilização da comunidade quanto à importância do combate aquele mosquito e outra de acção com vista à eliminação dos focos do seu desenvolvimento e reprodução.

A campanha será desencadeada em todas as localidades do município, com encontros com a população adulta e com a população escolar.

Leonilda Fernandes informou que a sensibilização das populações e dos alunos estará a cargo dos funcionários da Câmara Municipal, enquanto a eliminação dos focos de mosquitos, através do tratamento dos poços, tanques e das águas estagnadas, estará sob a responsabilidade de uma equipa técnica do Centro de Saúde.

O anopholes gambiae existe em toda ilha, mas autoridades locais de saúde não tem registado, felizmente, casos de paludismo.

A campanha de combate ao mosquito vector do paludismo vem na sequencia do alerta dado às autoridades locais pelo do ministro de Estado e da Saúde, Basílio Mosso Ramos, em Fevereiro último, quanto à vulnerabilidade desta ilha em matéria dessa doença, tendo em conta a existência do anopholes gambiae.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS