Meteorologia

S. Nicolau: Ribeira-bravenses aprendem a ler música na pauta

|

Vila da Ribeira Brava, 26 Abr (Inforpress) - Mais de quarenta aprendizes de música, na sua maioria adolescentes e jovens, recebem aulas de solfejo no município da Ribeira Brava ministradas por um antigo membro da banda musical da Igreja Salesiana em S. Vicente.
As aulas são ministradas em Queimadas, a cerca de 15 adolescentes e jovens locais, e na vila da Ribeira Brava, a um número aproximado de 30 de aprendizes, incluindo crianças e pessoas adultas.

A iniciativa partiu do próprio músico, agora emigrante reformado e de volta à sua aldeia natal, Queimadas.

No regresso à sua terra natal, depois de muitos anos labutando no estrangeiro, primeiramente em Portugal e depois nos Estados Unidos da América, Sabino Gomes achou que podia dar o seu contributo para o desenvolvimento da sua aldeia e optou então parar ensinar a musica a quem se mostrasse interessado.

Em Agosto próximo, faz um ano que ele ministra aulas a um grupo de adolescentes e jovens da sua aldeia.

Disse que, inicialmente, eram mais de 20, mas o número foi se diminuindo e, actualmente, são cerca de 15 adolescentes e jovens aos quais, uma vez por semana, ministra aulas de solfejo.

Não obstante as desistências verificadas, Sabino Gomes, mostra-se satisfeito, porque cerca de metade dos que ficaram já solfeja.

Animada com a experiência de Queimadas, a Câmara Municipal da Ribeira Brava convida-o para fazer o mesmo na sede municipal, convite que ele aceita prontamente.

Abre-se então a “escola” de música da vila da Ribeira Brava. As aulas iniciam-se no passado mês de Março e a média dos participantes nos primeiros dias foi da ordem dos 30: crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Na sede municipal, os participantes recebem aulas duas vezes por semana.

Sabino Gomes considera, entretanto, que a tarefa na vila da Ribeira Brava é mais difícil, porque os participantes pertencem a faixas etárias distintas (incluindo crianças) e recebem aulas num mesmo turno.

Afirma que o ideal seria dividir os participantes em dois turnos, mas isso seria difícil para ele, uma vez que não mora na vila da Ribeira Brava.

CH
Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS