Vila da Ribeira Brava, 09 Abr (Inforpress) - O projecto que prevê a construção de dez moradias sociais na aldeia piscatória de Preguiça, no âmbito da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal da Ribeira Brava e as associações “Intercâmbios Internacional” e a “Woonbron”, da Holanda, poderá concretizar-se dentro em breve.
No quadro desse projecto, encontra-se em S. Nicolau, um representante da Intercâmbios Internacional e outro da Woonbron, com o objectivo de discutirem com a edilidade ribeira-bravense questões que se prendem com o avanço do projecto.
Segundo o edil Américo Nascimento, com a visita dessa delegação, “estão criadas as condições para avançarmos de forma concreta com a construção dessas dez moradias”.
Américo Nascimento avança que a primeira pedra para a construção dessas habitações sociais será lançada por ocasião das festas de Santo António, que se comemoram a 13 de Junho, e com tradição naquela localidade.
As dez habitações serão do tipo T2 e para sua edificação a parte holandesa vai disponibilizar um montante de 105 mil euros (cerca de 11 mil, 550 contos).
O edil da Ribeira Brava disse que o custo real dessas habitações poderá ascender os 105 mil euros, pelo que a Câmara Municipal cobrirá o que faltar.
Américo Nascimento informou que os próprios beneficiários vão ter que dar alguma participação, a fim de se sentirem donos das casas.
Embora as habitações sejam deles, cada um irá pagar uma renda simbólica mensal de dois mil e 500 escudos.
Segundo Cláudia Cruz, da Intercâmbios Internacional, a ideia da realização desse projecto de moradias sociais surgiu em 2006, quando um grupo de jovens daquela associação visitou S. Nicolau e ter constatado o problema da habitação na Preguiça.
A proposta para a edificação das referidas habitações foi avançada pela então Câmara Municipal e desde daquela altura até a presente data vários contactos foram encetados pelos responsáveis deste município junto das duas associações holandesas, com vista à realização do projecto.
Intercâmbios Internacional é uma associação de jovens descendentes de cabo-verdianos radicados em Holanda, mas tendo no seu seio também jovens holandeses.
Quanto a Woonbron, esta uma é associação holandesa privada ligada à construção de vivendas sociais em Roterdão.
A delegação das duas associações ora de visita a S. Nicolau é constituída por Cláudia Cruz, da Intercâmbios Internacional, e Marten Treeffers, da Woonbron.
CH
Inforpress/fim