Vila da Ribeira Brava, 28 Abr (Inforpress) - O Projecto Unidades Formativas arranca na primeira semana de Maio em S. Nicolau com um curso no domínio agro-pecuário, soube hoje a Inforpress
Este primeiro curso de formação profissional, a realizar-se no quadro do citado projecto, irá formar 20 jovens e terá uma duração de dez meses.
Está aberto a todos os jovens na faixa etária que vai dos 16 aos 25 anos e tenham como habilitações literárias mínimas o oitavo ano de escolaridade, estejam eles dentro ou fora do sistema de ensino.
Este primeiro curso irá funcionar no Centro de Extensão Rural de Fajã.
O Projecto Unidades Formativas tem como objectivo capacitar e inserir os jovens no mercado do trabalho e promover o empreendorismo no seio da camada juvenil.
Trata-se de um projecto do Ministério da Educação e Ensino Superior e contempla nesta sua fase inicial (fase piloto) quatro escolas secundárias do País: Ribeira Brava/S. Nicolau; Coculi/Santo Antão; João Teves/Santiago, e Sal Rei/Boa Vista.
Esta fase é financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e terá a duração de três anos.
Em S. Nicolau, o Projecto Unidades Formativas, no seu primeiro ano de funcionamento, prevê a realização de dois cursos para a formação profissional de quarenta jovens, ou sejam, 20 em cada curso.
O segundo curso previsto para esta ilha será no domínio ecoturismo.
CH
Inforpress/fim