Meteorologia

S. Nicolau acolhe projectos da associação Tabanca Onlus

|

Vila da Ribeira Brava, 29 Mai (Inforpress) - A ilha de S.Nicolau vai acolher dois projectos de cariz social, a serem implementados pela Tabanca Onlus, no quadro da parceria existente entre essa associação de cabo-verdianos em Itália, a Diáspora para o Desenvolvimento de Cabo Verde (DIAS) e a Organização Internacional de Migração (OIM).


Esta informação foi hoje avançada à Inforpress por Maria de Lourdes de Jesus, da Tabanca Onlus, que se encontra em S. Nicolau com mais cinco membros dessa associação e um elemento da DIAS.

Segundo essa emigrante de S. Nicolau em Itália, a visita da sua associação e do membro da DIAS a esta ilha tem por objectivo apresentar os dois projectos às duas Câmaras Municipais locais e discutir com os responsáveis de um e outro município o local onde serão implementados.

Um dos projectos tem por objectivo a construção de dez moradias sociais para beneficiar igual número de famílias carenciadas e o outro visa a construção de um centro multiuso, que disporá de um ciber-café, pequena biblioteca, espaço para a venda de produtos locais, janela de informação a turistas, entre outras aplicações.

Maria de Lourdes de Jesus (Lourdes de Camelita) informou que parte de financiamento para a sua realização já foi garantida pela OIM e que a outra parte será procurada em Cabo Verde.

Nesse quadro, disse que os membros da Tabanca Onlus e da Dias estiveram na Praia, antes da sua deslocação a S.Nicolau, onde estabeleceram vários contactos.

De entre as instituições contactadas, destacou a plataforma das ONG´s, Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Associação para a Defesa do Ambiente (ADAD), Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Empresaria (IADE) e ADF (African Development Foundation), tendo esta última mostrado interesse em participar no financiamento dos dois projectos.

Segundo Maria de Lourdes de Jesus, Tabanca Onlus foi fundada em 2004, embora tenha iniciado a sua actividade em 2005.

Tem como membros os cabo-verdianos da primeira e segunda geração de emigrantes em Itália, sobretudo desta última.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS