Meteorologia

São Nicolau acolhe seminário sobre qualidade da aguardente de cana-de-açucar

|


Praia, 04 Jun (Inforpress) - A Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE) promove, sexta-feira, 05, no concelho da Ribeira Brava (São Nicolau), um seminário sobre o tema “Melhoria da Qualidade na Produção Tradicional da Aguardente de Cana-de-Açúcar e o novo Diploma Legislativo sobre as Infracções Contra a Economia e a Saúde Pública”.


Segundo a IGAE, este seminário, tem por objectivo informar e formar os produtores de aguardente de cana-de-açúcar de Cabo Verde sobre a falta de controlo de qualidade na produção do produto, evidenciada pelas dezenas de amostras de aguardente de cana-de-açúcar já analisadas pela IGAE, a necessidade de uma higiene mais adequada e um conhecimento técnico mais aprofundado.

No evento, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Ribeira Brava e da Delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, participam representantes dos serviços desconcentrados do Estado e várias dezenas de produtores tradicionais de aguardente de São Nicolau.

O programa de visita dos inspectores da IGAE à ilha inclui, ainda, dezenas de acções de inspecção a operadores dos diversos sectores da actividade económica e a distribuição de vários documentos de informação aos operadores.

No sábado, dia 06, será a vez de Santa Catarina de Santiago receber, pela segunda vez, o Seminário sobre a Melhoria da Qualidade da Aguardente, em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional.

Em Santa Catarina, conforme a IGAE, o seminário versará questões relacionadas com a fraude sobre a genuinidade do produto, infracção punida de uma forma agravada pelo novo “Decreto-Legislativo sobre as Infracções Contra a Economia e a Saúde Pública”, que entrará, brevemente, em vigor.

A primeira edição deste seminário, foi realizada no ano passado no concelho da Ribeira Grande de Santiago, a segunda em Santa Catarina de Santiago e a terceira edição no concelho do Paúl, Santo Antão.

ZS

Inforpress/Fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS