Vila da Ribeira Brava, 09 Jun (Inforpress) - Um perímetro irrigado vai nascer nas terras áridas da planície que fica no sopé do Campo de Preguiça, do lado que dá para a aldeia piscatória de Preguiça.
Serão três hectares de terreno irrigado com água do furo realizado no ano passado naquela zona pelo Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos (MADRRM).
Segundo o delegado do MADRRM em S. Nicolau, Adilson Melício, as máquinas já estão a desbravar o terreno que será dividido em parcelas de mil metros quadrados cada para a produção de hortícolas.
O projecto visa beneficiar entre 25 a 30 famílias de Preguiça, as quais, além da pesca, seu principal modo de vida, terão na agricultura outro meio de subsistência.
Segundo o delegado do MADRRM, Adilson Melício, a cada família será distribuída uma parcela de terreno, à semelhança do que o seu Ministério fizera em Belém.
Além das parcelas que serão entregues as famílias, a delegação local do MADRRM vai criar no local um horto escolar com uma superfície de três mil metros quadrados.
O horto escolar servirá de campo experimental e os produtos nele produzidos serão distribuídos às escolas para o reforço das refeições quentes aos alunos.
Conforme Adilson Melício, o custo geral do projecto ultrapassa os dez mil contos.
O projecto inclui o furo (realização e equipamento), preparação e vedação do terreno a irrigar, construção do reservatório de água e instalação da rede mãe de distribuição às parcelas.
O referido furo tem capacidade para produzir 150vmetros cúbicos de água/dia.
CH
Inforpress/fim