Meteorologia

S. Nicolau: Mais 45 mil contos para o combate à pobreza

|

Vila da Ribeira Brava, 24 Jun. (Inforpress) - Um montante de quarenta e cinco mil contos será investido durante a terceira fase do Programa de Luta contra a Pobreza no Meio Rural (PLPR) em S. Nicolau, anunciou hoje, na ilha, o coordenador da Unidade de Coordenação do Programa Nacional de Luta com a Pobreza (UCP-PNLP).


Ramiro Azevedo acredita, porém, que os recursos disponibilizados para esta última fase do programa nesta ilha serão triplicados, com a mobilização de mais financiamentos junto de outras instituições e organizações nacionais e internacionais que não sejam só os do PNLP.

Esse responsável sustenta que dois terços dos programas realizados pelas associações comunitárias de desenvolvimento local nas duas fases anteriores foram financiados por outras instituições que não o PNLP, o que poderá acontecer também neste terceiro ciclo do programa.

Ramiro Azevedo disse que para esta terceira fase, o Programa de Luta contra a Pobreza no Meio Rural assenta-se em três eixos: qualificação dos pobres para poderem inserir no mercado do trabalho, realização de actividades geradoras de rendimento, com vista à sua integração na economia, e melhoria das suas condições de vida através do acesso a serviços como habitação, água, electricidade e saneamento.

Com o objectivo de socializar as recomendações para esta fase do programa, a UCP-PNLP realizou, terça-feira, na Fajã, um atelier com os parceiros locais do PLPR e os líderes das associações comunitárias de desenvolvimento local.

No final da sua visita a S. Nicolau, Ramiro Azevedo disse que levava desta ilha uma “visão muita positiva do programa, sobretudo dos beneficiários”.

O coordenador da UCP-PNLP mostrou-se, por outro lado, satisfeito com “a grande mobilização das associações comunitárias de S. Nicolau para participarem nesta fase do programa”.

A terceira fase do Programa de Luta contra a Pobreza no Meio Rural teve início em 2008 e termina 2012.

A ilha de S. Nicolau beneficia desse programa desde o seu arranque em finais do ano 2000.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS