Meteorologia

S. Nicolau: Posto sanitário e mercado de Fajã permutam localização

|


Vila da Ribeira Brava, 12 Jun (Inforpress) - O espaço onde no início da década de 70 foi erguido o Posto Sanitário de Fajã vai ser reestruturado para nele ser implantado o futuro mercado de Fajã.

O Posto Sanitário, por sua vez, vai ser erigido no espaço onde o elenco camarário presidido por Amílcar Spencer Lopes iniciou no ano de 2007 a construção do mercado de Fajã.



A decisão dessa permuta foi tomada durante um encontro que a Câmara Municipal de Américo Nascimento promoveu quinta-feira com os moradores de Fajã, para a discussão desse assunto.

O edil ribeira-bravense disse que alguns moradores dessa localidade lhe tinham sugerido tal permuta, com o argumento de que Fajã sairia a ganhar, mas preferia que a própria população local decidisse o que acharia melhor para ela.

“Não estamos nem deste nem daquele lado”, fez saber Américo Nascimento às duas correntes de opinião que se formaram na sala da reunião, cada uma defendendo a sua posição.

“O que maioria decidir, a Câmara Municipal acata sem qualquer problema”, garantiu.

A discussão foi, efectivamente, acesa, tendo a quase totalidade dos presentes expressado o seu ponto de vista.

Levado o assunto à votação, os defensores da permuta acabariam por vencer com uma vantagem de apenas dois votos (20 contra 18).

Os vencedores, na sua maioria jovens, defenderam a sua posição com uma visão de futuro, argumentando que no espaço onde se iniciou o mercado poder-se-á construir uma unidade de saúde evolutiva, uma vez que há terreno quanto baste, contrariamente ao espaço onde se encontra implantado o actual posto sanitário.

A corrente vencedora argumentou ainda que uma estrutura hospital deverá situar-se em local de sossego e tranquilidade, o que não acontece com o local onde se situa o actual posto sanitário, que está à beira de uma estrada muito movimentada e ter como vizinho um polivalente desportivo, onde o barulho é quase permanente.

Um terceiro argumento apresentado é que o local onde se iniciou a construção do mercado, por estar afastado do centro, não favorece a sua função, o que será diferente, caso funcione no espaço onde está o posto sanitário.

Os defensores na manutenção do posto sanitário no local onde se encontra argumentam que o edifício existente tem muitos anos e desde sempre serviu bem a população, pelo que não vêm qualquer motivo para a sua transferência para outro local.

“Esse posto foi construído no ano de 1973, sempre serviu a população, nunca matou ninguém e não é agora que vem matar”, precisa um defensor da manutenção.

Entre os defensores da manutenção está o enfermeiro desse posto, Frank. O jovem enfermeiro argumenta que o posto sanitário situa-se à beira estrada, o que constitui uma vantagem para essa unidade de saúde, em caso de uma evacuação rápida de um paciente para o Centro de Saúde da Ribeira Brava.

Nem o argumento do barulho com origem no polivalente apresentado pelos defensores da transferência do posto sanitário convenceu os pela manutenção.

“Quem está mal localizado é o polivalente, não o posto sanitário”, retorquir um deles.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS