O património construído «Tanque D’Abera» do Tarrafal de Nicolau vai ser transformado numa piscina municipal. A nova infra-estrutura vai somar-se ao projecto de ligações domiciliárias a 200 famílias na localidade Praia Branca.
O edil local assegura que esse pacote está orçado em cerca de 20 mil contos e foi financiado pela Câmara Municipal, pelo PANA-II, pela Cooperação Luxemburguesa e pelo INGRH.
António Soares garante que está prevista a chegada, para breve, de uma motobomba, que irá levar a água do furo da Pamada, com a capacidade máximo para 150 toneladas/dia, até ao reservatório de Portal. A partir deste far-se-á, por meio da gravidade, a distribuição do líquido aos fogos habitacionais da Praia Branca.
Depois de fornecer água à população, a CMTSN parte para reabilitar o património Tanque D`Arbera, construído em 1948 na zona da Ribeira, em Praia Branca. «Com a reabilitação desse património, vamos construir uma piscina municipal, tendo ao lado um quiosque e um parque para estacionamento de viaturas», avança o presidente da Câmara do Tarrafal.
O entrevistado deste diário digital acrescenta que a agua a ser depositada nessa piscina será ainda aproveitada para a rega no Fundo da Ribeira Baixo. Isto tudo no âmbito de um projecto integrado do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, que prevê a reactivação de árvores fruteiras (mangueiras, goiabeiras, papaieiras, figueiras) que existiam no local.
ADP