Vila da Ribeira Brava, 27 Mar (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava homenageou, esta tarde, as 22 varredeiras deste município, em reconhecimento pelos serviços prestados na área de saneamento.
O gesto da edilidade ribeira-bravense enquadrou-se na celebração do Dia da Mulher Cabo-verdiana, que se assinala, hoje, 27 de Março.
O acto teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de todas as mulheres trabalhadoras da Câmara Municipal da Ribeira Brava, num total de 52, entre varredeiras, quadros técnicos e pessoal administrativo.
Na ocasião, o edil Américo Nascimento enalteceu o trabalho dessas varredeiras e exortou-as a exercerem a sua função cada vez com maior dedicação e responsabilidade, para que a vila da Ribeira Brava, sede do município, continue a ostentar o estatuto da vila “mais limpa de Cabo Verde” e continue a ser o “postal” do município.
Américo Nascimento lembrou que a profissão de varredeira é tão digna e nobre como qualquer outra profissão, pelo que essa categoria profissional merece todo o respeito e consideração da sua Câmara.
Disse que quando assumiu as funções de presidente da Câmara, havia uma “grave injustiça” em relação às varredeiras, já que elas não tinham direito a férias.
Além de passarem a usufruir desse direito, informou que sua Câmara tem em curso um processo para inscrever todos os trabalhadores dessa edilidade na Previdência Social e que as varredeiras não ficarão de fora.
Além dos diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados no quadro da sua profissão, as varredeiras receberam ramos de flores da equipa camarária ribeira-bravense, num gesto que o edil Américo Nascimento considera de amor no dia da mulher cabo-verdiana.
Esse gesto de amor foi extensivo também às outras trinta mulheres trabalhadoras da Câmara Municipal da Ribeira Brava, as quais tiveram direito igualmente a ramos de flores.
CH
Inforpress/fim