Vila da Ribeira Brava, 27 Mar (Inforpress) - Os moradores das vilas de Ribeira Brava e Tarrafal (São Nicolau), que moram perto dos locais onde se encontram as actuais antenas da televisão estatal cabo-verdiana (TCV) e da CVMóvel, podem estão tranquilos quanto aos níveis de radiações electromagnéticas não ionizantes emitidos pelos referidos equipamentos.
Uma equipa técnica da Agência Nacional das Comunicações (ANAC) esteve esta semana em S. Nicolau e procedeu às medições desses níveis de radiações e os resultados do trabalho realizado são pouco expressivos, quando comparados com os valores de referência internacional.
Segundo uma fonte da ANAC, o nível mais alto de radiações registado pela equipa ronda 1V/m, “que é um valor bastante baixo quando comparado com os valores de referência internacional (41-42) V/m”.
Esse nível de radiações foi encontrado no município do Tarrafal, nos locais onde se encontram as antenas da CVMóvel, T+ e TCV.
No município da Ribeira Brava, as medições foram feitas no Calejão, onde estão as antenas da TCV e da CVMóvel, no monte “Manuel António”, na vila da Ribeira Brava, onde se encontram instaladas algumas antenas de TV, e também nas proximidades da rádio comunitária.
CH
Inforpress/fim