Meteorologia

Cabo Verde com 99 casos confirmados de Gripe A

|

O governo garante que existem em Cabo Verde 454 casos suspeitos de Gripe A (H1N1), dos quais 99 estão confirmados. Até ao momento não há registo de nenhum óbito por causa do vírus. Os dados foram avançados pelo ministro da Saúde, Basílio Ramos, durante a audição na Comissão Especializada da Saúde da Assembleia Nacional.



De acordo com Basílio Ramos, os casos estão distribuídos pelas nove ilhas habitadas do arquipélago. "O facto de estarmos a braços com uma epidemia de dengue não significa que não estejamos com atenção à Gripe A", disse Basílio Ramos, que não indicou, para quando, Cabo Verde contará com um laboratório de análises para esta e outras doenças, evitando que os produtos biológico dos suspeitos sejam enviados para o Instituto Pasteur, em Dacar (Senegal).

Aquele governante garantiu que Cabo Verde tem feito "esforços" para dotar os hospitais de mais e melhores equipamentos, mas salientou que os recursos, sobretudo financeiros, são escassos para concretizar todas as medidas. "Já temos um buraco enorme no MS. Nem sei como será quando se fizerem as contas", afirmou, justificando os gastos com a necessidade de se fazer face à dengue, à gripe A e ao paludismo.

Quanto ao paludismo, o ministro confirmou que existem 48 casos no país, na sua maioria importados de países como Guiné-Bissau e Senegal, desdramatizando que a doença, também conhecida por malária, se torne endémica no arquipélago.

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS