Meteorologia

S. NICOLAU: depois da chuva a ilha espera solução

|


O lugar está transfigurado. Não só no município da Ribeira Brava, mas também há estragos avultados no concelho do Tarrafal. Neste município, a realidade é também catastrófica, agravada com a fúria avassaladora das cheias que arrastaram quase tudo para o mar. Faz-se conta dos estragos. Calcula-se com que meios vão se repor o que as cheias levaram. Zonas como Ribeira Prata e Fragata, dificilmente serão como dantes.


Na reportagem que se segue, feita no terreno, trazemos histórias de gentes que viram tudo acabar, de repente.

Uma ex- emigrante, regressada em Dezembro passado, acordou numa noite de Setembro, e a casinha onde nasceu já tinha sido destruída e levada pelas correntes. Não morreu pelo susto, mas viveu um valente abalo. Aos 56 anos de idade, Maria de Fátima Ribeiro viu tudo o que guardava da sua infância ser levado pelas cheias. "No ti ta passa tud ês drama", relata à nossa reportagem.

É voz corrente no município. Tudo está acabado. Nada já é como dantes. O palco do festival de "ága doce", realizado, anualmente, entre os meses de Agosto e Setembro (conforme as chuvas) foi carregado. Até instrumentos musicais, equipamentos de iluminação, utilizados no certame, que este ano aconteceu na 1.ª semana de Setembro, foram apanhados e recuperados apenas no mar. Outros navegam ou repousam na imensidão do oceano.

Do lado da Ribeira Brava, a Vila, património nacional, continua irreconhecível. A edilidade está a envidar esforços para solucionar os problemas, mas os estragos são avultados. Para o interior, em direcção a Juncalinho, há mais de 20 cortes na estrada. Carriçal continua longe como sempre. A ligação terrestre ainda não foi restabelecida. Covoada, figura estar mais longe.

No troço de estrada que liga ao Tarrafal, há vários obstáculos. Terrenos cederam. Rochas desabaram. Paredes ruíram e há vários constrangimentos ao longo da via.

Quem vem da Ribeira Brava para Queimadas, apenas chega à zona pela via alternativa da Fajã. O acesso foi cortado. Em toda a estrada há vários obstáculos. À saída da Chãnzinha, há vários estorvos: há penedos e terras a ocupar as vias. Em Lombo Pelado, o murro da escola local cedeu e encurtou a estrada próximo a uma curva.

Pelas bandas de "caminh nob" há um corte, prontamente restabelecido pelas autoridades municipais do Tarrafal.

"Não há outra alternativa"

Desagradável. Esta é a palavra que Maria de Fátima Vieira Fortes, outra moradora na Ribeira Prata, escolheu para classificar a situação vivida durante as chuvas que mudaram o panorama da sua aldeia.

Esta senhora mora precisamente onde se construiu a mini barragem. Na empena da sua casa, construiu-se um caminho alternativo pois as primeiras precipitações trouxeram alegria à zona, na medida em que a barragem começou a encher-se e a jorrar água que nem uma cachoeira. Toda a ribeira se transformou num rio. "Era uma beleza, uma maravilha. As pessoas vinham, banhavam... mas na segunda chuva vieram pedras, entulhos, e muitos prejuízos". Conforme atesta, foi sol de pouco dura.

Aquela ribeira já foi um pomar onde se cultivava de tudo um pouco. O tempo encarregou-se de mudar o panorama. O que eram terrenos de regadio, transformaram-se, em tempos, em terrenos de sequeiro mas com o projecto de construção do dique de captação de água, a ideia era, através de motobombas, voltar a conferir à ribeira da Ribeira Prata o estatuto de zona de agricultura de regadio.

Na zona, as pessoas acreditam na boa fé das promessas feitas pelas autoridades municipais e nacionais, e dizem que se alguma coisa for feita, é possível recuperar algum terreno de cultivo, único meio de sustento na zona.

Assim como a senhora Maria, a quase totalidade dos moradores da Ribeira Prata dependem da agricultura, da criação de animais ou de famílias no estrangeiro para continuarem a viver e a ter o que levar a panela ao lume.

"Os nossos terrenos foram todos para o mar. Já havia comida que foram levados", lamenta esta mãe que vai dizendo que "não há outra alternativa" para se viver na zona.

7-11-2009, 16:44:26
ACG, Expresso das Ilhas

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS