Meteorologia

Governo declara tolerância nacional para combater a dengue

|


Perante os números crescentes da dengue em Cabo Verde, o primeiro-ministro reuniu-se com vários os ministros, ao início da noite desta terça-feira, e decidiram declarar sexta-feira dia de tolerância de ponto a nível nacional para que todos os funcionários possam apoiar no combate ao mosquito transmissor da doença. Trata-se de uma medida inédita no momento em que a Dengue Hemorrágica já matou três pessoas no país.

Numa altura em que começam a circular informações sobre escassez de medicamentos e de repelentes nas farmácias do país, o director geral da Saúde, Manuel Boal, garantiu ao asemanaonline que, além do reforço da produção do Paracetamol pela Inpharma, o MS decidiu importar mais soros e Dipirona para que não haja rupturas.

As informações de que faltam alguns medicamentos para combater a dengue foram desmentidas pelo director geral da Saúde. Segundo Manuel Boal, o MS tem estado em contacto permanente com as delegacias de saúde do país e com a Inpharma e não recebeu nenhuma notícia sobre a ruptura de medicamentos.

Mesmo assim, e como medida de precaução, o MS decidiu fazer a importação de alguns medicamentos, sobretudo soros e Dipirona, para que não haja rupturas. É que nas últimas 24 horas, foram notificados quatro novos casos de Dengue Hemorrágica no país, sendo que três já faleceram (dois na Praia e um no Centro de Saúde de Santa Cruz).

Entre segunda e terça-feira, surgiram 748 casos suspeitos de dengue em todo o país. Na Praia foram atendidos 510 casos; em São Domingos, 6; Santa Catarina, 10; Santa Cruz, 21; Tarrafal, 5; São Miguel, 7; Maio, 39; São Filipe, 122; Mosteiros, 17; Brava, 8. Foram ainda notificados dois casos em São Nicolau, um (importado das ilhas infectadas) na Ribeira Grande, em Santo Antão.

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS