Meteorologia

Prevalência da Sida em Cabo Verde abaixo de 1%

|


Nas vésperas de se assinalar mais um Dia Mundial de Luta Contra a Sida, a 01 de Dezembro, o coordenador do Comité de Coordenação e Combate à Sida, José António dos Reis, garantiu ao asemanaonline que a situação da epidemia mantém-se estável em Cabo Verde. Isto é, a taxa da prevalência está abaixo de 1%.



Dados de 2009 indicam que existe actualmente em Cabo Verde 404 pessoas em tratamento por causa do VIH e mil e 50 outros casos estão a ser seguidos pelas estruturas de saúde. “São casos que foram identificados e seguidos. A qualquer momento estes pacientes podem entrar no sistema de tratamento com anti-retrovirais”, informa José António dos Reis, lembrando que a condição de seropositivo não confere imediatamente o direito de tomar o anti-retroviral. “É necessário ter um determinado nível de carga viral no organismo para se tratar com anti–retroviral”, diz o coordenador do CCCS-Sida.

De acordo com José António dos Reis, até 31 de Dezembro de 2007, havia em Cabo Verde um total de 2298 casos notificados, um número que têm se mantido estável desde que se fez o primeiro estudo de seroprevalência, em 1989, que apontava para uma taxa abaixo de 1% da população. Outro dado interessante é que, ao contrário do resto do continente africano onde têm havido uma feminilização da Sida, em Cabo Verde o último estudo indicou que a taxa de seroprevalência do VIH é de 1,1% para homens e 0,4 para mulheres.

Em matéria de combate ao VIH, José António dos Reis mostra-se satisfeito com o comportamento das instituições – Câmaras Municipais, escolas, Centro de Juventudes – que por esta altura estão a mobilizar recursos para desenvolver actividades no Dia Mundial de Luta. “Isso demonstra uma tomada de consciência relativamente a este problema”.

O comportamento dos cabo-verdianos perante a Sida é analisado num estudo que a CCCS-Sida vai divulgar no próximo dia 01 de Dezembro, para assinalar o dia mundial de luta contra a epidemia. Segundo José António dos Reis, este estudo contém exemplos interessantes de crenças sobre a doença, utilização de preservativos, de entre outros, que foram recolhidos através de testes ao conhecimento dos cabo-verdianos sobre este que é a maior epidemia do mundo.

O primeiro caso de Sida detectado em Cabo Verde, um arquipélago com cerca de 500 mil habitantes, remonta a 1986. Os anti-retrovirais chegaram em 2004 e deste então várias pessoas, incluindo crianças, receberam tratamento com esses medicamentos.

Constânça de Pina

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS