O director-geral da Saúde substituto, o médico Manuel Boal, garante que a epidemia da Dengue não está a ofuscar as outras doenças que está a assolar o país neste momento, como a Gripe A H1N1 e o Paludismo e, garante que se não se eliminar os mosquitos transmissores da Dengue ela vai continua aqui
Por outro lado, “podemos dizer que a Dengue apareceu como uma doença mais agressiva, mas os médicos continuam atento as todas as outras doenças” informa aquele director. O director-geral da saúde, Manuel Boal, informou que a Gripe A H1N1 e o Paludismo estão controlados.
Manuel Boal assegura que a Dengue pode se transformar em endemia, porque “se não acabarmos com os mosquitos, ou pelo menos se não reduzirmos substancialmente a densidade dos mosquitos em Cabo Verde, a Dengue vai ficar aqui.”
A febre-amarela é uma doença que é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a Dengue. Questionado sobre este facto, o director-geral explica que são duas doenças diferentes e a febre-amarela tem vacina e, garante que a taxa de vacinação não está a baixar em Cabo Verde. “A febre-amarela não é notificada em Cabo Verde há mais de 200 anos.”
Quanto a Ébola que já se regista na República Democrática do Congo e em Camarões, de onde vêm muitos imigrantes para Cabo Verde, Boal responde que “não há risco de isso acontecer em Cabo Verde, porque há condições ecológicas muito especiais, como a floresta em que isso acontece e nós não temos essas condições reunidas. Podemos dizer que é quase impensável que Ébola pudesse entrar aqui.”
Em relação a campanha que acontece hoje e durante todo o fim-de-semana para a eliminar os mosquitos transmissores da Dengue, o director-geral da Saúde “convoca” aos cabo-verdianos para a luta contra os mosquitos.
DR
A Dengue não ofusca outras doenças
|Posts Relacionados:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário