Meteorologia

Chegam hoje primeiros apoios internacionais para combate à dengue

|


Um cargueiro militar francês chega esta manhã à cidade da Praia, transportado uma equipa médica, medicamentos e dois hospitais de campanha, para ajudar as autoridades sanitárias cabo-verdianas a combater a epidemia da dengue que assola o arquipélago. Também uma equipa portuguesa, formada por quatro médicos e quatro enfermeiros, parte no sábado à noite de Lisboa para Cabo Verde, como o mesmo objectivo.


O apoio da França vai ser levado a cabo por elementos da equipa médica das Forças Armadas Francesas estacionada em Dakar (Senegal).

De acordo com fonte da Embaixada da França na cidade da Praia, a equipa médica francesa irá apoiar os colegas cabo-verdianos não só a atender os doentes como também nos exames laboratoriais para confirmar os casos suspeitos da dengue.
Juntamente com a equipa, viaja para a capital cabo-verdiana o delegado do serviço de saúde junto do contingente militar francês em Dakar, a fim de se inteirar da situação da epidemia e indicar se haverá necessidade de novos apoios por parte da França.

Por sua vez, a equipa médica portuguesa é composta por médicos especialistas em cuidados intensivos e doenças crónicas e enfermeiros dos Hospitais da Universidade de Coimbra

Estas são as primeiras respostas concretas da comunidade internacional ao apelo lançado esta semana pelo governo do Cabo Verde para apoiar o país na luta contra a epidemia da dengue.

Sexta-feira, o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, José Brito assegurou que a comunidade internacional está solidária com o arquipélago nesta luta sem tréguas ao vírus da Dengue.
“O apelo nacional foi atendido, e nos próximos dias estará a chegar ao país medicamentos, equipamentos e meios humanos para ajudar na campanha iniciada hoje e que se prolonga no fim-de-semana e nos próximos dias”, referiu.

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS