Meteorologia

Programa de Visita da SRª Embaixadora Dos EUA Marrianne Myles

|

De 27-29 Janeiro 2010 o Município do Tarrafal de São Nicolau recebeu a Embaixadora dos EUA

Dia 27
17:00- Recepção da Sr.ª Embaixadora e Staff no aeródromo de Preguiça
19:00- Alojamento/Repouso Vila do Tarrafal
20:00- Jantar


Dia 28
8:30- Partida para Rª Prata
9:00- Chegada à Rª Prata
• Visita à mini-barragem e
• Visita à USB
• Visita ao perímetro irrigado de Praia Branca
• Passagem pelo antigo comando em João Baptista -Vila do Tarrafal
• Visita às moradias sociais de Campo Pedrada
11:00-Encontro com a Câmara Municipal do Tarrafal -S.N
12:00- Entrega de donativo à Associação ADERPTI-SN
12:30-Almoço
13:00- Partida para o Município de Rª Brava

Vitima das últimas chuvas, recebe moradia reconstruída

|

A Câmara Municipal da Ribeira Brava, por ocasião das comemorações do Dia da Liberdade e Democracia procedeu à entrega de uma moradia completamente reconstruída a uma família, vítima das últimas chuvas.





O projecto foi concebido pela Câmara Municipal com o co-financiamento do Ministério da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território e contou ainda com o trabalho de jovens voluntários vindos da Praia, São Vicente e Santo Antão.



CMRB/GCI

EMBAIXADORA DOS E.U.A. TERMINA VISITA A S. NICOLAU

|

Tarrafal, 29 Janeiro -Terminou na manhã de hoje uma visita que a Embaixadora dos E.U.A. em Cabo Verde Sra. Marianne Myles vinha efectuando à ilha de São Nicolau, desde o dia 27.

Marianne Myles visitou algumas zonas do Concelho do Tarrafal, designadamente a mini-barragem de Ribeira Prata, para se inteirar do estado em que se encontra; o antigo comando, em João Baptista, as moradias sociais de Campo Pedrada que há muito aguardam pela sua conclusão, e ainda teve um encontro com a Câmara Municipal.


Ontem, e Embaixadora dos EUA visitou o Parque Natural do Monte Gordo, de seguida, deslocou-se ao concelho da Ribeira Brava, onde visitou as obras do projecto M.C.A. na localidade de Fajã, entregou donativos ás vítimas das últimas chuvas, e teve um encontro com o Presidente da CMRB, Américo Nascimento, encontro esse que serviu de oportunidade para o edil Ribeirabravense apresentar a Embaixadora o projecto da construção do quartel dos bombeiros voluntários do município com vista a obter alguma comparticipação da embaixada na construção do mesmo.

MAIS CERCA DE TREZENTOS CONTAMINADOS COM HIV/SIDA EM CABO-VERDE

|

O sexo feminino continua sendo o mais afectado, segundo o quadro de casos novos por género e por tipo de vírus que aponta para 159 infectadas, sendo 110 com os vírus HIV1, 30 com HIV2 e 12 com

Praia, 28 Janeiro-Em Cabo-Verde, mais cerca de trezentas pessoas ficaram, nos últimos tempos, contagiadas com o HIV/Sida.

O sexo feminino continua sendo o mais afectado, segundo o quadro de casos novos por género e por tipo de vírus que aponta para 159 infectadas, sendo 110 com os vírus HIV1, 30 com HIV2 e 12 com HIV 1+2.

Já, em masculino os dados revelam mais 116 novos contaminados: 9 ficaram infectados com os vírus 1+2. 72 Adquiriram os do tipo 1 enquanto outros 32 não escaparam às parasitas malvadas do tipo 2.

Ao que Liberal apurou, 104 casos foram detectados na sequência de suspeita clínica, 56 através de teste pré-natal e 10 resultaram da transmissão vertical.

JLC


GOVERNO CONFIRMA FIM DO SURTO DA DENGUE E 4 ÓBITOS

|

Praia, 28 Janeiro - O Governo anunciou ontem que o surto da epidemia de dengue terminou em Cabo Verde, apesar dos casos esporádicos registados ainda nas ilhas do Fogo e Santiago, conforme o balanço feito pelo Ministro da Saúde. A outra novidade é que, afinal, só foram registados 4 óbitos, e não seis, como as autoridades sanitárias vinham anunciando.

“Pode-se afirmar que o surto epidémico terminou, apesar de se continuar a registar casos esporádicos no Fogo e em Santiago, devido à persistência de viveiros de mosquitos, essencialmente intra-domiciliários, como ficou provado por um estudo entomológico realizado na semana passada”, referiu Basílio Ramos.

No entanto, diz o Governo que “não obstante o grande esforço feito e os resultados obtidos, o deficiente estado de saneamento básico aliado ao padrão de comportamento da população, o risco de continuar a ocorrer casos esporádicos e a doença se tornar endémica em Cabo Verde, não pode ser descartado”.

Uma vez que o vector (Aedes aegypti) está presente em todas as ilhas e que a ocorrência de casos depende da taxa de infestação acima de determinado limite, “é imperioso que continuemos a luta contra o mosquito em todos os cantos do país, particularmente nas casas e arredores”, pede o Ministro.

Segundo Basílio Ramos, o Governo está a finalizar o plano de prevenção e controle de doenças veiculadas por mosquitos - nomeadamente contra a dengue, a febre amarela, o paludismo. Com destaque para a luta anti-vectorial, o tratamento de pacientes, a mobilização social e a vigilância epidemiológica.

“O combate ao mosquito é a prioridade máxima nesta fase, incluindo a luta anti-vectorial com monitorização permanente dos potenciais viveiros e uma intensa campanha de comunicação junto da população, visando a mudança de comportamentos e a adopção de atitudes mais favoráveis à saúde”, sublinha, garantindo que já está em curso uma campanha nacional de luta anti-larvar, que será repetida três vezes durante o ano designadamente em Maio, logo após as primeiras chuvas e no quarto trimestre.

Ainda com o objectivo de reflectir sobre a experiência da epidemia de dengue em Cabo Verde, na perspectiva de o país se dotar de uma capacidade de gestão de epidemias e proporcionar a criação de um espaço de intercâmbio com os países da região e centros especializados mundiais, o Ministério da Saúde, a OMS e a Universidade de Cabo Verde, promovem, de 5 a 7 de Abril próximo, um Colóquio Internacional na Cidade da Praia, que reunirá técnicos nacionais e estrangeiros.

4 ÓBITOS, TODOS NA PRAIA

De acordo com o balanço divulgado ontem na Praia, a partir de finais de Setembro de 2009 surgiu em Cabo Verde uma epidemia de Dengue, pelo vírus tipo 3, particularmente nas Ilhas de Santiago, Fogo, Maio e Brava, afectando cerca de 21.300 pessoas. Desse número 174 evoluíram para febre hemorrágica e 4 faleceram.

O Ministério da Saúde avança que foram 4 o número de óbitos, e não 6, como se pensava, conforme os estudos realizados para confirmar a causa dos óbitos suspeitos de Dengue, que permitiram excluir dois, sendo um do sexo feminino e outro do sexo masculino. Dos 4 óbitos por dengue, três são do sexo feminino e um do sexo masculino, todos adultos, residentes na Praia.


MORADORES DA “PORTELINHA” VIVEM MOMENTOS DIFÍCEIS À ESPERA DA CÂMARA MUNICIPAL

|

Tarrafal, 28 Janeiro - As pessoas que Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau colocou a viver no Estaleiro da Câmara, local que muitas pessoas chamam de “Portelinha”, estão a passar por momentos muito difíceis.

A falta de gás obriga-lhes a cozinhar na lenha, num local inapropriado a escassos metros das bombas de combustível da Shell e próximo do depósito de combustível que fica no Estaleiro, pondo em perigo as suas vidas e a vida de muitas pessoas, inclusive, de vários funcionários da Câmara Municipal que trabalham no local.

Essas pessoas continuam a manifestar indignação em relação à Câmara Municipal do Tarrafal, isso, porque, aquela edilidade presidida por António Soares prometera-lhes que iriam passar o Natal em suas casas, mas até agora nada. Para além do facto de as obras se encontram neste momento paralisadas.

OGomes


TARRAFAL RECEBEU CONFERÊNCIA SOBRE AMBIENTE

|

Tarrafal, 25 Janeiro - No âmbito do empenho da Comunidade dos Países Língua Portuguesa (CPLP) em realizar a conferencia internacional infanto - juvenil sob o tema “Vamos cuidar do Planeta”, realizou-se no passado sábado dia 23 de Janeiro no Centro Cultural Paulino Vieira, em Tarrafal de S. Nicolau, uma conferencia sobre o ambiente.


Com o objectivo para que a escola seja cada vez mais um espaço para a aprendizagem permanente e de diálogo, de respeito pela a harmonia entre todas as formas de vida, os oradores foram alunos da escola secundaria do Tarrafal com idades compreendidas entre os 12 e15 anos.


Após a apresentação do tema, houve um período de debate, alunos, professores, e entidades locais.


A conferência serviu ainda para eleger dois delegados da escola secundária do Tarrafal para participarem na conferência nacional que será realizado durante o período das férias de Páscoa. na Cidade da Praia.


Esta conferência foi uma oportunidade para o Município do Tarrafal debater questões urgentes sobre o mesmo, pensando e agindo global e localmente conhecendo a sua realidade, e encontrar soluções sustentáveis.


Os alunos tiveram também uma oportunidade para reflectir os temas da erosão/desertificação, biodiversidade, água e lixo.

TARRAFAL VAI ERGUER BUSTO EM HOMENAGEM A PADRE JESUALDO

|







Tarrafal, 21 Janeiro - Foi inaugurada na tarde de hoje, na Vila do Tarrafal (S. Nicolau), a primeira fase do memorial, que integra um busto em homenagem ao Padre Jesualdo Fiorino - um italiano que dedicou grande parte da sua vida a essa comunidade -, e assinalando-se assim condignamente a passagem do 3.º aniversário do seu desaparecimento físico, ocorrido no dia 22 de Janeiro de 2007.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da CMTSN, António Soares, e contou com a presença de uma comitiva que veio de Fiugi, terra natal do Padre Jesualdo, incluindo o Presidente da Câmara de Fiugi e alguns familiares do homenageado .


Segundo um dos promotores dessa obra, D. Arlindo Furtado - então bispo da Diocese de Mindelo, e por ocasião da elevação de Tarrafal capelania -, foi quem lançou um desafio à construção de um memorial que lhe perpetuasse a memória. Essa idéia e desafio chegou à Itália, onde a edilidade de onde esse sacerdote era oriundo, mandou confeccionar um busto de bronze, que já se encontra afixado no local onde irão construir a praça central do Tarrafal que irá receber o nome de Padre Jesualdo Fiorino.


Para muitos, a Vila do Tarrafal teve a sorte de poder contar com a figura de Padre Jesualdo, uma figura de referência a adoptar como modelo. Alguém que apregoou valores de disciplina, responsabilidade, trabalho, produtividade, auto-emprego e auto-iniciativa, promoveu a cultura, o desporto, a preservação do ambiente e organização de espaços urbanos. Simultaneamente, cultivou a solidariedade, a promoção e dignidade da pessoa humana, através de iniciativas como habitação própria, a formação profissional e o emprego, a formação social e moral.


Osvaldo Gomes


Espectáculo de Solidariedade em Abrantes

|

Abrantes realiza um espectáculo de solidariedade a favor do município da Ribeira Brava, Ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, no dia 23 de Janeiro, às 21h30, no CineTeatro S. Pedro.

Aliados a esta causa estão vários grupos ada região como a Associação de Geminação de Abrantes, o Orfeão e o Grupo de Teatro “Palha de Abrantes” que vai subir ao palco para apresentar a peça “O Rei Laudamuco Senõr de Ningures”, de Roberto Vidal Bolño.



Já o Orfeão de Abrantes, um grupo de música tradicional Portuguesa “Cant’Abrantes” promete animar a noite com o seu vasto repertório musical.

A receita do espectáculo reverte inteiramente a favor do Município da Ribeira Brava, geminado com o Município de Abrantes desde 1998, receita essa que será aplicada em acções que permitam diminuir os danos causados pelas chuvas torrenciais que no Verão de 2009 arrasaram a ilha, destruindo bens e serviços essenciais. Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda no Posto de Turismo e na bilheteira do teatro S. Pedro.Para ver, dia 23 de janeiro, às 21h30, no CineTeatro S.Pedro, em Abrantes.


Cordas do Sol apresenta “Lume d’lenha”

|

Cordas do Sol está de volta à ribalta com “Lume d’lenha”. O CD, o quarto do grupo originário de Santo Antão e já considerado o melhor da banda, será apresentado ao público no dia 23, num concerto “ao vivo” a acontecer no Auditório Nacional “Jorge Barbosa”, Praia.

“Lume d’lenha” é um Cordas do Sol mais rico em sons. A bateria, o djambê, o chocalho e o toc toc reforçam o ritmo, a guitarra baixo marca o compasso e a voz feminina de Ceuzany Pires – uma agradável revelação das vozes de Barlavento – traz mais melodia aos temas inspirados na cultura tradicional de Santo Antão e de sabor universal. Mais, este CD mete um pezinho no crioulo de Santiago.

É o genuíno kolá Sanjom, a coladeira, a morna, a fusão do kolá com o batuque, o samba, interpretados por uma banda que agora é maior. Não são seis, mas oito elementos, consequência de algumas saídas mas também de entradas de novos membros que também trazem uma nova imagem de marca. Mudanças que são encaradas com naturalidade, após quase 15 anos de carreira e sucessos.

Tudo começou em 1995, no Paul, quando um grupo de amigos, que respondia pelo nome de Cordas do Sol, decidiu animar as noites do verde concelho com serenatas. Ao mesmo tempo, os tocadores da noite iam fazendo pesquisas e arranjos musicais. Cinco anos depois surgiu o primeiro disco - Linga d’Sentontom. Um CD que, graças à sua simplicidade de execução, leveza das composições e melodias alegres, cativou os cabo-verdianos.

Com um repertório que seguiu a mesma linha do primeiro, o segundo disco, Marijoana, chegou em 2002. Seguiram-se concertos, festivais internacionais e uma compilação em 2004 (“Terra de sodade”). Em busca de novas inspirações e roupagem, Cordas do Sol faz uma paragem estratégica em 2006. “Lume d’lenha”, o quarto CD agora nos píncaros da audiência mostra que valeu a pena.

TSF


PAICV vai a eleições em S. Nicolau

|


Os militantes do PAICV em São Nicolau elegem amanhã, 17 de Janeiro, a Comissão Política Regional.

A votação vai servir para confirmar a lista única, liderada por Américo Nascimento, presidente da Câmara Municipal de Ribeira Brava.

A equipa inclui ainda dois vice-presidentes: António Soares, presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, e Carlos Barbosa, vereador na autarquia de Ribeira Brava.

Na lista estão também quatro vogais: Carlos Raimundo Eusébio Gomes, vereador em Ribeira Brava; Maria Helena dos Reis Lopes Spencer Cabral, técnica dos serviços sociais da Câmara de Ribeira Brava; Francisco Assis Cabral, professor do ensino básico, e José do Rosário Araújo, funcionários dos Correios.

A votação vai acontecer entre as 9 e as 14 horas, em 20 assembleias de votos distribuídas pela ilha.

Estão inscritos em São Nicolau 526 militantes do PAICV.

Esta eleição foi adiada três vezes, devido a "problemas logísticos" e também às chuvas fortes que afectaram a ilha.

São Nicolau será a última ilha a escolher a sua Comissão Política do PAICV.

Recorde-se que o IX Congresso do partido deve acontecer nos próximos dias 22, 23 e 24 de Janeiro, na Praia.

Vítimas das cheias de São Nicolau recebem donativos

|


Algumas famílias cujos pertences foram totalmente danificados pelas cheias que fustigaram o município da Ribeira Brava, em 2009, foram contempladas com donativos.

Os donativos, que foram distribuídos pelo presidente da Câmara Municipal, Américo Nascimento, resultam do apelo à solidariedade lançado pelo edil ribeira-bravense e vieram de vários quadrantes.

Destaque neste rol de apoios para a generosidade do empresário Manuel Adrião, estabelecido no Sal, mas originário do Vale da Fajã, S. Nicolau.

Foram contempladas cinco famílias, sendo quatro moradores da localidade de Pico Agudo e um doente acamado em Morro Homem. Foram distribuídos três fogões a gás e vários utensílios de cozinha e sala de jantar.


Amílcar Spencer Lopes, antigo presidente da Assembleia Nacional, é candidato à chefia do Estado de Cabo Verde.

|

Spencer Lopes e os seus apoiantes já se encontram no terreno, devendo anunciar a qualquer momento a pretensão de disputar a Presidência da República. Eleva-se, assim, para três o número de presidenciáveis da esfera do MpD, depois de Isaura Gomes e Jorge Carlos Fonseca.




Museu da Água vai nascer em S. Nicolau

|

Neste ano de 2010 vai ser inaugurado o Museu da Água, na zona de Cachaço, concelho de Ribeira Brava.

A iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municipal e o Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos (MADRRM).

O Museu faz parte do programa 2010 "Ano da Água", neste concelho de São Nicolau.

A agenda de actividades inclui ainda o abastecimento de água à zona de Chã d'Norte e o reforço da dessalinização de água do mar.

Esta decisão foi tomada na última reunião do executivo camarário.

Na mesma altura, foram aprovadas as comemorações dos dias 13 e 20 de Janeiro.

Entre as actividades previstas está a inauguração de uma casa reconstruída após as cheias de Setembro e da requalificação de uma rua, ambas em Ladeira.

No dia 12 vai ainda tomar posse o Conselho Municipal da Juventude.

Uma semana depois, a 19, será lançada a construção de 10 casas sociais em Preguiça.
13-1-2010, 13:19:44
VQ, Expresso das Ilhas

Ribeira Brava elege 2010 “Ano da Água

|

A Câmara da Ribeira Brava elegeu 2010 “O ano da Água”. O executivo camarário explica que a escolha do slogan “Ano 2010 com mais água e melhor qualidade de vida no município” teve em conta a sua importância para o desenvolvimento e sustentabilidade da Ribeira Brava.



Segundo Américo Nascimento, será aprovado um programa que prevê a adução de água à zona de Chã d’Norte, a inauguração do Museu da Água na zona de Cachaço, em parceria com o MADRRM, e a prossecução do projecto de dessalinização de água do mar.

A edilidade aprovou também um programa comemorativo dos dias 13 e 20 de Janeiro que contempla, entre outras actividades, a inauguração de uma casa, que foi reconsdestruída depois de ter sido derrubada pelas cheias na zona de Ladeira, no dia 12, o empossamento do Conselho Municipal da Juventude e algumas actividades culturais.

A Câmara vai ainda inaugurar a requalificação de uma rua na zona da Ladeira, entregar livros à biblioteca da Escola do EBI da Vila da Ribeira Brava no dia 19 de Janeiro, iniciar a construção de 10 casas sociais na localidade da Preguiça e dar continuidade às obras de reabilitação da Vila e diferentes localidades devido aos estragos provocados pelas cheias de Setembro e Outubro do ano transacto.

“Vamos dispensar uma atenção especial à juventude, com destaque para a inclusão social, através da formação profissional e habitação jovem e reforçar o Gabinete Técnico Municipal em equipamentos e recursos humanos de forma a dar uma maior capacidade de execução à Câmara da Ribeira Brava”, arremata Américo Nascimento.

Constânça de Pina

OPINIÃO - Com que então Guarda – Cabeça, hein!!

|

O ano de 2009 foi pródigo em águas caídas do céu por todo o Arquipélago e, em quase todas as ilhas, de certa forma severas, desde o 24 de Agosto até 20-21 de Outubro. Durante esse período, todos devem estar certamente lembrados, choveu todos os dias. Quando não era numa ilha era noutra. Mas a severidade, de facto, das bátegas, aconteceu em dias bem evidenciados, designadamente 24 de Agosto, dias 09 e 18 de Setembro e, finalmente, de forma catastrófica, caso da ilha de São Nicolau, a 20 – 21 de Outubro. Por: VINICULA DOS SANTOS.

Com o chão já completamente encharcado, incapacitado de receber mais uma gota de água sequer, a chuva “debangada” durante horas seguidas e de forma impiedosa no regaço e lombo da Ilha de São Nicolau, quase que de forma ininterrupta, desde cerca das 18h, foi aumentando de intensidade até atingir o pico aterrorizador cerca da meia noite - meia noite e um quarto.

E veja-se: a unanimidade das pessoas sobre esse período em que durou essa chuva diluviana, acompanhada dum infernal ribombar de trovões, chispando raios medonho a torto e a direito, é incontestável. Foi essa queda de água das chuvas de forma torrencial que violentou e traumatizou, de forma impiedosa e aterradora, a consciência e a moral do humilde Povo da Ilha.

Sendo assim, passado esse aziago período, até era natural de se esperar, certamente por pessoas conscientes e interiorizadas com as reais prioridades que no momento se impunham às autoridades locais para a Ilha, quer em termos de desencravamento das localidades que se encontravam isoladas por tenebrosas derrocadas e enxurradas ocorridas, quer procurando repor a normalidade de funcionamento um pouco por todo o lado, mormente na Vila da Ribeira Brava, de certeza a mais afectada, que as festas do Município a 6 de Dezembro não tivessem lugar, a não ser de forma quase simbólica.

No entanto, i) porque todos os dias 6 de Dezembro, dia do achamento da Ilha por Diogo Gomes, no longínquo ano de graça de 1462, cognominado o dia do Senhor São Nicolau, foi sempre comemorado, com a religiosidade e sumptuosidade possível, como o dia do seu Santo Padroeiro, quem sabe desde o inicio do seu povoamento e implantação nela do clero para ministrar a fé cristã; ii) porque desde as primeiras eleições autárquicas passou-se a comemorar o Dia do Município (único até há bem pouco tempo) de São Nicolau (hoje a ilha do dragoeiro tem 2 Municípios – o da Ribeira Brava e o do Tarrafal) no mesmo dia 6 de Dezembro; iii) e porque, com toda a razão, era lógico que alguma coisa haveria de ter em homenagem a esse dia, era, no entanto, fundamental que houvesse uma introspecção à nossa existência recente, uma profunda reflexão, em retrospectiva, sobre os factos ocorridos cujo quadro quase dantesco estava ainda bem vivo na memoria de todos; iv) enfim, …

Ora, sendo o Edil Ribeira-bravense um homem com conhecimentos sólidos e amizades sérias q.b., resolveu encetar contactos a diversos níveis, no sentido de, em alguns casos, sem custos e, em tempo recorde, elaborar um programa factível, tendo em vista, como não podia deixar de ser, a comemoração do dia do Município. Num estalar de dedos a equipa começou a funcionar. E um dos grandes objectivos era procurar fazer deslocar e congregar muita gente em São Nicolau, a maior parte de borla, em franca solidariedade para com o Município de Ribeira Brava e sua gente. E assim foi. Com indesmentível assentimento de gente de todo o lado (do estrangeiro, do País e, mormente, local), das mais diversas áreas, sentiram-se afoitados e acabaram elaborando um bonito e factível PRO-GRA-MA, baseado em eventos e actos culturais, desportivos e recreativos, paralelamente abrilhantados pelos tradicionais actos religiosos, que muitos, gente atenta, séria, despida de preconceitos, não titubearam em classificar como uma das grandes se não das melhores comemorações do Dia do Município de Ribeira Brava.

Conforme tempestivamente anunciado, as actividades iniciaram-se a meio do mês de Novembro, marcadamente com torneios de futebol, workshop, entrega de casa social, exposição de pintura, inauguração de Cacifo para Pescadores na Preguiça, etc. O mês de Dezembro arrancou com a iluminação da placa desportiva no Cachaço e continuou até o dia “D” – 6DEZ - com ligação de agua domiciliaria em Morro Brás, noite cultural com Juventude em Marcha, inauguração do Centro de Formação Profissional em Caleijão, lançamento do CD do filho da Terra, o João Eugénio, em Homenagem a outro Sanicolauense o malogrado Tony Marques, num espectáculo digno dos maiores encómios, levado a efeito no Largo do Terreiro, na altura, quase completamente recuperado das enxurradas que o assolaram, sem tréguas, nas várias cheias que não pouparam a Vila. O culminar de toda a gama de comemorações veria o seu desfecho, em alta, nos dias 5 e 6, com todos os estabelecimentos de hospedagem da Vila completamente cheios, por conseguinte um bom período de negócio turístico, com as caravanas desportivas e gente de vários pontos do País e da diáspora.

Finalmente, no Domingo, 6 de Dezembro, as actividades comemorativas terminariam com uma Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal e logo de seguida uma Gala de Campeões, uma verdadeira festa, onde foram entregues troféus aos Vencedores. Houve discursos da praxe, entrega de cheque, etc. Distinguiu-se no acto o discurso do Deputado Municipal pela bancada do MpD, Pedro Morais. É mesmo assim. Não se deve negar o inegável.

Por tudo isso, certamente, o Município da Ribeira Brava evidenciou-se. Deu mostras de grande capacidade de organização e de saber fazer. E com limitadíssimos recursos. Porém, antes de terminar, não poderia deixar de enaltecer os escribas da adversidade pela mordacidade que teimam em fazer passar, de forma pérfida, com o intuito mor de desinformar os mais incautos, no Boletim de propaganda local do MPD.

Na sanha de em tudo acharem defeitos que só eles conseguem ver, não se coibiram de classificar esse rol de actividades comemorativas e acções levadas a cabo durante o período decorrente de meados de Novembro a 6 de Dezembro de 2009, de Guarda Cabeça.

Enalteço e, sinceramente, aplaudo essa grande visão do PAICV em São Nicolau, porque só quem faz Guarda Cabeça quem é capaz de Parir. Este ano a equipa do Meca fez guarda cabeça do menino que nasceu nas Eleições Autárquicas de 18 de Março/2008 (a grande vitória do PAICV), para o ano será o baptizado e em 2011 o seu casamento. E, a partir daí, …

Em São Nicolau, e deve essa gente saber isso, os Rancodjes câ tâ pari. Quim câ tâ pari, câ tâ fazê Guarda Cabeça. É uma pena. Mas é a lei natural das coisas.

P.S.- Diria a todos quantos contribuíram para que as festas do Município de Ribeira Brava tivessem o sucesso e brilho que tiveram, Congratulations.

Próspero 2010 a todos.

Espargo, 22/12/2009 VINICULA DOS SANTOS Deputado Municipal - Rª Brava


ARDEPTI-SN recebe terreno para agricultura gota a gota

|

A Associação Regional de Desporto para Pessoas Portadoras de Deficiência Carenciados e Terceira Idade de São Nicolau (ARDEPTI-SN) recebeu da Câmara Municipal do Tarrafal, um lote de terreno, de dez mil metros quadrados.


No referido terreno, situado em Chã de Nhô Gust Cruz, na zona da Praia Branca, Concelho do Tarrafal, vai ser instalada uma unidade agrícola, com o sistema de rega gota-a-gota.
Com forme a deliberação camarária, o objectivo a atingir com esta iniciativa é melhorar a dieta alimentar dos associados e da população da ilha, em geral.
Segundo os associados, a Câmara tem sido uma parceira fundamental da ARDEPTI-SN, tendo disponibilizado o espaço onde está instalada a sede da associação , ao mesmo tempo que vêm contribuindo, todos ao anos, junto com a população, para a festa de Natal dos velhos e carenciados.

DR


2009 o ano das chuvas

|

EXPRESSO DAS ILHAS - Para a ilha de Chiquinho, 2009 foi o ano em que as chuvas invadiram Ribeira Brava e causaram a morte de três pessoas. Estradas destruídas, casas danificadas e terrenos agrícolas devastados formam o rasto das piores inundações dos últimos 25 anos.

Ao contrário do que era previsto pelos meteorologistas, 2009 foi um ano de forte precipitação em praticamente todas as ilhas. Mas em São Nicolau "a chuva já não é bem-vinda", resumiu, no final de Setembro, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Américo Nascimento.

Afinal, as águas tão esperadas deixaram a população da ilha sem energia eléctrica e água potável durante vários dias. E, no interior de São Nicolau, em Covoada, uma mãe e dois filhos morreram soterrados.

Os problemas começaram logo no dia 16 de Setembro, com a água a invadir por completo as ruas da Vila de Ribeira Brava. A emblemática Praça Cónego Bouças, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, foi totalmente soterrada pelas enxurradas.

A grande maioria das estradas de São Nicolau ficou logo interrompida e muitas pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas. Em Morro Homem, no vale de Fajã, ficaram mesmo desalojadas e tiveram de ser realojadas em casas construídas pela autarquia. Além disso, as antenas de telecomunicações ficaram seriamente danificadas, deixando a ilha sem rede de telemóvel e sem sinal de rádio durante alguns dias.

Com o abrandar das chuvas, começaram as primeiras tentativas de voltar a normalidade, mas também os primeiros pedidos de apoio por parte dos presidentes das duas Câmaras Municipais, que falavam de uma situação de catástrofe. No dia 18, chegaram a São Nicolau, vindos de São Vicente, 40 militares, para reforçar a Protecção Civil. Contudo, o pior da tempestade só aconteceu no dia seguinte. Os habitantes garantem mesmo que já não chovia assim na ilha desde as cheias de 1984, há 25 anos.

E a tragédia chegou à localidade de Covoada. Um deslizamento de terras soterrou totalmente uma casa onde morava uma família de cinco pessoas. O marido ainda foi resgatado de entre lama e pedras, apenas com ferimentos ligeiros. No entanto, três pessoas morreram - a esposa, com cerca de 30 anos e os dois filhos, de quatro e 10 anos.

"Estragos
avultadíssimos"

Três meses depois, é ainda impossível contabilizar os danos causados pelo mau tempo. Além do concelho de Ribeira Brava, também no município vizinho do Tarrafal houve "estragos avultadíssimos", sublinha ao Expresso das Ilhas o presidente da Câmara Municipal.

Segundo António Lopes Soares, as zonas mais afectadas foram Fragata, Praia Branca e Ribeira Prata. Nesta última, a mini-barragem ficou totalmente assoreada, mas o autarca lembra que os trabalhos só podem começar quando os acessos rodoviários estiverem totalmente restabelecidos. "Vai ser necessário um investimento de peso", refere.

Por outro lado, as águas "varreram" o palco construído para o tradicional Festival de Água Doce, em Ribeira Prata. E, claro, lembra Soares, há muitos agricultores cujos terreno de cultivo ficaram completamente destruídos.

Na vila de Ribeira Brava, a pior situação vive-se na parte oeste da Ladeira da Igreja. O mau tempo de Setembro deixou as habitações já construídas na zona em "extremo risco", sublinhou Américo Nascimento. O presidente da Câmara Municipal prometeu tentar encontrar, em conjunto com os moradores, uma solução para o seu realojamento.

"Ilha está muito
exposta"

Mas o balanço dos estragos pode não ficar por aqui, alerta Nélson Brito, deputado nacional eleito pelo MpD em São Nicolau. Muitos agricultores ficaram "sem qualquer alternativa" após a perda dos seus campos, refere. Além disso, acrescenta, o Orçamento de Estado para 2010 "tem poucas provisões para fazer face aos estragos", nomeadamente nas estradas.

Para o também vice-presidente da JpD, a destruição das correcções torrenciais e diques que já tinham sido construídos é "um problema grave". "A ilha está muito exposta e agora qualquer chuva pode causar grandes estragos", avisa Brito. Um perigo que deixa os possíveis investidores e mesmo os habitantes que pretendem construir casa própria "sem quaisquer garantias", lamenta.

Ainda assim, a chuva não trouxe apenas efeitos negativos. Afinal, lembra António Lopes Soares, as águas serviram pelo menos para abastecer os lençóis freáticos de São Nicolau. Também Mário Tolentino, dirigente do PAICV, confirma que "houve várias nascentes que ressurgiram" e a ilha tem agora "muito pasto" para os animais. No entanto, admite que "a produção agrícola não correspondeu às expectativas", devido aos "danos avultados" nos terrenos mais férteis.

"Fuga" de população

Para além das chuvas, o último Inquérito Empresarial, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística revelou que São Nicolau foi a única região a registar, entre 2002 e 2007, uma diminuição do número de empresas no activo. Enquanto no total do país as firmas em funcionamento aumentaram 32 por cento, nesta ilha sentiu-se uma queda de cerca de 18 por cento.

Números que preocupam Nélson Brito. Para o deputado, os dados reflectem não apenas uma questão económica, mas uma verdadeira "fuga" de população para outras ilhas, "especialmente jovens, com força produtiva e capacidades". Segundo ele, o número de habitação de São Nicolau caiu "quase 10 por cento" nos últimos anos.

O desenvolvimento da economia da ilha não é facilitada, acrescenta o dirigente da JpD, pelo "gravíssimo problema de transportes, especialmente a ligação marítima com o Sal". Além de ser uma rota "histórica", a ilha do aeroporto é "o principal mercado" para os produtos agrícolas de São Nicolau.
Também a fraca frequência de voos "condiciona negativamente o investimento e o turismo", lamenta Brito. "Há poucos voos, muitos são cancelados, os lugares não chegam os bilhetes são muito caros. Na prática, nenhuma pessoa consegue realmente ir e voltar de São Nicolau quando quer", critica.

2-1-2010, 13:30:09
VQ, Expresso das Ilhas




CD Morabeza nomeado para “World Music" da NAACP

|

O CD “Morabeza”, da cantora cabo-verdiana Maria de Barros, foi nomeado para o prémio “World Music” que é atribuído em 26 de Fevereiro pela NAACP - Associação Americana para o Avanço das Pessoas de Cor (American National Association for the Advancement of Colored People). Os prémios da NAACP distinguem os talentos americanos e do mundo em disciplinas como cinema, televisão, música e literatura.

Os prémios foram entregues pela primeira vez em 1970. A cerimónia é normalmente teledifundida pelo canal Fox Network, e foi transmitida ao vivo pela primeira vez em 2007, aquando da 38ª edição. O evento acontece em Los Angeles, na Califórnia. Ao reagir a esta nomeação, Maria de Barros agradeceu aos produtores do disco, entre eles os músicos cabo-verdianos Djim Job, Kalu Monteiro e o americano Danny Luchansky.

Refira-se que a cantora foi nomeada em 2008 para o prémio mexicano de música “Lunas del Auditório” na categoria de “world music”. O vencedor foi Manu Chao, que gravou “La Vida Tómbola”, uma das músicas mais rodadas nas estações de TV latinas. Entretanto, a voz cristalina, doce e sensual, o estilo crioulo-latino-americano, e a figura carismática de Maria de Barros deram já a esta artista uma dimensão universal.

O seu primeiro álbum, Nha Mundo, é o retrato cantado do percurso de Maria de Barros. Ela nasceu no Senegal, cresceu na Mauritânia, mas transporta com ela a alma de ilhéu. Com uma voz sincera e romântica, cantando na maioria das vezes em crioulo, de Barros enfeitiça qualquer plateia. Para além deste seu dom natural, consegue uma conexão perfeita entre ritmos latinos, cubanos, africanos e cabo-verdianos.

Boleros, samba e reggae fazem parte deste misto de influências recebidas dos lugares por onde passou. E dessas vivências, Maria de Barros fala, orgulhosamente, da inspiração que recebeu dos ritmos cabo-verdianos como a morna e a coladeira.

C/VisãoNews


LISBOA: Cabo-verdiana de 69 anos fica sem tecto devido mau tempo

|

Amália Gomes Oliveira, natural de Cabo Verde, viu aos 69 anos de idade, o mar levar tudo o que tinha numa pequena barraca encostada à estação da CP da Cruz Quebrada. Visivelmente desorientada, afirmou ao Correio de Manhã (CM) não saber o que fazer enquanto procurava por entre o entulho os seus poucos haveres.



Ao “CM”, disse que iria continuar a dormir no que restava da habitação. O presidente da Junta de Freguesia local, Paulo Freitas do Amaral, garantiu que a mulher não iria dormir ali perante a previsão de ondas de cinco metros.

"As pessoas que viviam aqui já foram realojadas de emergência, pelo que a senhora cabo-verdiana vai dormir na casa de uma pessoa amiga em Belém, Lisboa", acrescentou.

Duas outras pessoas passaram também as últimas noites em casa de familiares, enquanto as restantes três dormem num lar da rede de Segurança do Concelho.

Paulo Freitas do Amaral acrescentou a necessidade urgente de uma solução definitiva, apelando à Administração do Porto de Lisboa, à Refer (proprietária da estação) e à Câmara de Oeiras uma acção conjunta capaz de garantir um tecto para as seis pessoas.

Para hoje, as previsões colocam em alerta amarelo todos os distritos a sul de Coimbra em resultado da chuva e forte ondulação. Amanhã, o frio regressa em força, prevendo-se queda de neve acima dos 400 metros, situação que se agrava quinta-feira.

Fonte: “CM”

CABO VERDE APONTADO COMO "EXEMPLO DE BOA PRÁTICA" NO COMBATE AO NARCOTRÁFICO

|

Cidade da Praia, 06 Janeiro - Cabo Verde tem sido referenciado internacionalmente "como exemplo de boa prática" em matéria de luta contra a droga e o crime na região da África Ocidental, afirmou hoje a coordenadora do Sistema das Nações Unidas (SNU) no arquipélago, escreve a Lusa.

Cabo Verde é signatário de todas as convenções da ONU sobre a droga e o crime. Há vontade política, existe uma estratégia integrada, um quadro legal actualizado e uma cooperação judiciária e internacional cada vez mais reforçada. Podemos dizer que os resultados têm sido positivos, uma vez que o país tem ferramentas essenciais para lutar contra a droga e o crime", disse Petra Lantz.

"No entanto, nesta matéria, há ainda muito por fazer. O Governo deve continuar a trabalhar com a mesma qualidade e intensidade, visando o reforço das capacidades nacionais no âmbito de prevenção e combate à droga e ao crime organizado, sem descurar uma avaliação continuada do impacto dessa intervenção. Os desafios continuam grandes", considerou.

COMUNIDADE CABO-VERDIANA DE LUTO

|

O acidente que vitimou quatro membros da mesma família ocorreu às 19 horas e 45 minutos, quando a viatura conduzida por João Lucio Marques foi abalroado por outra viatura, conduzida por um jovem, holandês de 25 anos, que vinha em excesso de velocidade e atingiu em cheio a viatura em que seguia a família cabo-verdiana. Devido as obras na local, a velocidade máxima era de apenas 30 e o condutor “suicida”conduzia a 147km/h

Roterdão, 06 Janeiro - A Comunidade cabo-verdiana na Holanda está de luto. Os últimos dias de 2009 foram trágicos. Num trágico acidente, ocorrido no dia 26 de Dezembro, quatro membros da mesma família (pai, filho, sobrinho e avó) perderam a vida. E há um ferido grave ainda hospitalizado (mulher, mãe e tia).

Para além desse infortúnio, no dia 31 de Dezembro outro jovem, de origem cabo-verdiano, foi assassinado em Roterdão. Tinha apenas 26 anos.

DETALHES DO ACIDENTE

O acidente que vitimou quatro membros da mesma família ocorreu às 19 horas e 45 minutos, quando a viatura conduzida por João Lucio Marques foi abalroado por outra viatura, conduzida por um jovem, holandês de 25 anos, que vinha em excesso de velocidade e atingiu em cheio a viatura em que seguia a família cabo-verdiana. Devido as obras na local, a velocidade máxima era de apenas 30 e o condutor “suicida”conduzia a 147km/h.

O acidente aconteceu no Bairro de “Schiemond” na freguesia de Delsfhaven onde a maioria da população é de origem cabo-verdiana.

Segundo Luís Fortes o local está em obras há mais de um ano e, desde então, têm ocorrido vários acidentes. No ano passado uma criança cabo-verdiana de 6 anos perdeu a vida praticamente no mesmo local. Luís Fortes pede que as autoridades municipais apressem com as obras sob pena de termos mais vítimas mortais.

FALECIDOS NO ACIDENTE

João Lucio Marques nasceu a 6 de Abril 1961, na cidade da Praia, Cabo Verde, mudou-se para ilha de São Vicente onde terminou a escola primária e fez um curso na escola técnica. Em 1984 foi estudar em Portugal, ficando por lá apenas um ano, tendo emigrado, então, para a Holanda, onde fixou residência e veio a casar com a Zezita. Pai de três filhos, pensava muito no bem estar da sua família. Um marido atento e carinhoso, que ajudava muito em casa e apoiava e estimulava a esposa em tudo. Gostava muito de cozinhar e foi ele a preparar todo o cardápio do Natal. Era um pai preocupado com a educação e o bem estar dos filhos e trabalhou muito para poder construir um bom futuro para eles. Lúcio tinha muitos amigos e todos os respeitavam e o admiravam.Tinha bom humor e gostava de brincar. Homem de muito planos, um dos planos era casar religiosamento no próximo mês de Julho quando completaria 25 anos de casado. Também pensava daqui a uns anos regressar a Cabo Verde.

LÚCIO O DESPORTISTA

Lúcio foi um exímio praticante de futebol em Cabo Verde apesar de ser Sportinguista jogou no Desportivo da Praia e no Derby de S.Vicente.

Na Holanda jogou em várias equipas amadoras entre as quais os “Badios” e em outras equipas holandesas. Jogava ainda pelos veteranos do PSV Portugal.

Foto de Shanna Rodriguez
Foto de Shanna Rodriguez
Foi treinador de diversas equipas cabo-verdianas que jogam no campeonato organizado pela ADCH (Federação Cabo-verdiana na Holanda).

Com uma das equipas mais emblemáticas, o FC Santiago ,conquistou vários títulos.

Tri-Campeão do Torneio organizado pela equipa Cabo Verde Boys (2003/2004/2005).

Bi-campeão na Taça e Super Taça da Liga(2004/2005 e 2005/2006).

Bi- campeão no campeonato cabo-verdiano na Holanda com a equipa FC Santiago(2004/2005 e 2005/2006).

Venceu com a equipa de FC Santiago o Torneio dos 70 aniversário do Bairro Craveiro Lopes.

Treinou também com sucesso a equipa FC Salamança na Holanda conquistando também com essa equipa vários troféus.

Últimamente era olheiro da Federação cabo-verdiana de Futebol para a região da Benelux.

Breiten Lucio Marques (Filho) nasceu 9 de março de 1987 em Roterdão. Como criança foi varias vezes hospitalizado mas superou tudo porque segundo a irmã Jéssica ele era forte.

Jovem que amava a vida, gostava de viajar. Morou já em Fonte Ventura e Lanzarote, nas ilhas Canárias, viajou para Boston. Vivia cada momento com muita intensidade e para ele todos os dias era dia de festa – de segunda a domingo. Bom organizador, uma pessoa que adorava a vida, gostava de música, futebol e fez muitos amigos.

Amava muito a família dele, a Natasha a namorada. Para dar um exemplo como ele falava: Ele dizia à mãe que o amava muito mais que as profundezas do mar e mais alto que o Céu, era amor que não tinha fim.

Breiten jogava na equipa holandesa do PSV Portugaal. Todos os colegas da equipa e os dirigentes estiveram presentes. Na alturam ao lerem a mensagem de despidida dentro da igreja disseram que o camisola 10 que usa Breiten não ia mais ser usado este ano por nenhum jogador do Clube e que no reinicio do campeonato holandes amador ia ser guardado um minuto de silêncio.

Dirceu Jorge da Silva (Sobrinho) nasceu no dia 17 de Setembro de 1983 no conselho Nossa Senhora da Luz, na ilha de São Vicente, Cabo Verde. Uma pessoa com muitos dons que com os seus 18 anos foi para Portugal estudar : Licenciatura Designer multimídia, que ia terminar este mês e tinha planos para continuar estudar Arquitetura, musica animação social.

Até no dia de Natal durante a noite escreveu uma musica no computador. Gostava de ir à praia, desenhar, de fazer gráficas e de ajudar outras pessoas.

Para a mãe era um filho muito especial, muito carinhoso, muito atento. A mãe era tudo para ele, ele preocupar-se muito com ela e era muito atencioso para ela.

Os Colegas de Dirceu (Dicks) vieram de Portugal (politécnica de Caldas da Rainha) prestar homenagem ao amigo.

O HOLANDÊS COR

Era chamado carinhosamente pela família de Lúcio de opa (avo). Cor de 76 anos fazia realmente parte dessa família. Até ele tinha ainda um grande projecto. Dizia brincando que só morreria aos 115 anos. Sentia-se muito feliz na companhia dessa família que o acolheu com tanto carinho.

A HOMILIA NA IGREJA “HET STEIGER” NO DIA 2 DE JANEIRO DE 2010

A igreja cabo-verdiana Nossa Senhora da Paz era pequena para acolher a multidão que estaria presente nas cerimônias fúnebres e foi escolhida por isso uma igrena maior no centro da cidade “Het Steiger” que encheu e muita gente teve que ficar na rua pois a polícia, por razões de segurança, não deixava mais pessoas entrarem no templo repleto.

Três padres estiveram presentes na missa que antecedeu a ida dos féretros para o cimetério. Padres Pedro e Bernardo na Holanda e o Padre cabo-verdiano Alvaro Fonseca que se encontra aqui de férias.

Na sua mensagem disse o Padre Bernard que a passagem do ano foi definitivamente diferente e que o tempo parou mesmo como era tradição antigamente na Holanda quando alguém morria numa família e o relógio da sala era parado pois o tempo não importava mais, pois todos sentiam que as suas vidas não importavam mais e que os pensamentos ficavam com as pessoas falecidas, com a dor e a tristeza.

Terminou a pregação citando o evangelho de Jesus: “ninguém sabe a hora e o dia que o Senhor vai nos chamar. Jesus chega na hora que você menos espera! E o tempo parou! Nós não esperávamos isso, como podíamos? O Lucio, Breiten, Dirceu tinham ainda tantos planos e projetos para serem realizados. Terminar os estudos, começar com novos projetos de trabalhar, de estudar. O Lucio pensava casar na igreja este ano com a sua eterna namorada: a dona Zezita, de ver os filhos dos seus filhos”.

Foram lidas várias mensagens emotivas por cabo-verdianos e holandeses que conheciam os falecidos.

Um dos momentos que provocou maior emoção nos presentes foi a chegada da mulher/mãe/tia dos falecidos, Dona Zezinha que, apesar de gravemente ferida, quis estar presente na despedida dos seus entes queridos (foi levada pelos Para-Médicos que ficaram o tempo todo com ela).

Depois da Missa o cortejo fúnebre seguiu para o cimetério católico de Crooswijk, onde foram sepultados.

SOLIDARIEDADE

A Comunidade cabo-verdiana compareceu em peso nas cerimónias fúnebres. Milhares de pessoas resistiram a temperaturas negativas que se fazia sentir na Holanda para solidarizar-se com a família e depois das cerimónias fúnebres foi organizado uma tarde com música tradicional e com música jovem para homenagear as vítimas deste trágico acidente.

No caso do Dirceu, o Jovem que estava na Holanda, houve solidariedade de algumas organizações entre as quais a Fundação Cabo Verde. Os Amigos que ajudaram a custear as despesas do funeral que rondou os 7 mil euros.

Norberto Silva

CABO VERDE BENEFICIA DA AJUDA PORTUGUESA AOS PALOP NO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

|

Lisboa, 06 Janeiro - Os países africanos lusófonos (PALOP), entre os quais Cabo Verde, serão os grandes beneficiários dos 36 milhões de euros que Portugal vai aplicar até 2012 no combate aos efeitos das alterações climáticas em países em desenvolvimento, afirmou o secretário de Estado da Cooperação.

Em declarações à Lusa, esta terça-feira, após uma audição na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, João Gomes Cravinho afirmou que estão em curso negociações entre as tutelas de Cooperação, Ambiente e Energia "para definir as linhas de força de aplicação desse montante" no triénio 2010-2012.

"A nossa parte irá para os países com quem já trabalhamos, os lusófonos sobretudo", como Angola, Moçambique ou Cabo Verde, referiu Gomes Cravinho.

"Sabemos que este montante [de 36 milhões de euros] é relativamente pequeno face a outros que estão em discussão e daí o compromisso do primeiro-ministro de se encontrar a verba. Uma parte irá para Fundo Português de Carbono, também usado privilegiadamente nos PALOP, e a maior parte para a cooperação para o desenvolvimento", disse à Lusa.

O COMPROMISSO DE COPENHAGA

O compromisso foi assumido por Portugal, juntamente com os países-membros da União Europeia, na última cimeira global sobre alterações climáticas, que decorreu em Dezembro, em Copenhaga, na Dinamarca, como aliás avançou na altura o Ministro do Ambiente cabo-verdiano, José Maria Veiga.

As verbas a comprometer são "montantes novos. É esse o compromisso de Copenhaga, em acréscimo à afectação normal de ajuda pública ao desenvolvimento", explicou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

Durante a cimeira do clima, o primeiro-ministro português, José Sócrates, esteve reunido com os membros das delegações dos países africanos de expressão portuguesa presentes.

Entre os projectos em cima da mesa estiveram o apoio à indústria petrolífera angolana para a redução da emissão de gases e a diminuição das emissões por via da queima de lixo em lixeiras a céu aberto.

ENERGIA VERDE PARA CABO VERDE

No caso de Moçambique e de Cabo Verde, estudou-se a facilitação de aquisição de tecnologia para o desenvolvimento de projectos de energia verde nas áreas solar e eólica, enquanto na Guiné-Bissau o objectivo poderá ser o apoio à reflorestação ou o combate à desflorestação.

Com os novos projectos, o combate às alterações climáticas torna-se numa "nova área de trabalho" para a cooperação portuguesa, num contexto de "combate à dispersão" de projectos nos parceiros tradicionais, revela igualmente a Lusa.

"A prioridade geográfica [da cooperação portuguesa] está definida, são os PALOP. E há ainda um trabalho a fazer nalguns países parceiros para aprofundar a concentração, evitar uma situação que vem do passado que é a dispersão dos projectos", afirma Cravinho.

"Fizemos um caminho muito importante na última legislatura em concentrar [os projectos de cooperação] e é preciso continuar a fazê-lo para ter mais eficácia na utilização dos recursos", sublinhou.

Morte de Codê di Dona surpreendeu Ministro da Cultura

|

É uma notícia que me apanhou de surpresa". Assim começou por reagir à morte do mestre Codi di Dona, o ministro da Cultura. Numa cortesia ao Expresso das Ilhas, Manuel Veiga que desconhecia o estado débil de saúde do autor de "Febri Funaná", reconhece que a cultura destas ilhas crioulas fica mais pobre com o desaparecimento físico deste renomado artista tradicional. "Nos últimos tempos perdemos grandes figuras da nossa cultura", lamentou Veiga, para quem a cultura nacional ficou "muito pobre", desde esta terça-feira.

 


O governante recorda o artista como um homem "sempre disponível" e que em vida mereceu reconhecimento público pela sua grande contribuição à cultura cabo-verdiana. Codê di Dona, nota o ministro, para além de "homem de cultura" era "um amigo" e "sempre bem disposto".

Divulgar a sua obra e fazer com que a nova geração não esqueça a sua criação, são recomendações do ministro que entende que, agindo desta forma, toda a nação estará a prestar tributo ao malogrado. "Devemos fazer com que o seu nome não seja esquecido e que a sua obra seja cada vez mais conhecida e divulgada", acrescentou.
6-1-2010, 12:09:21
ACG, Expresso das Ilhas

Faleceu há pouco, Codé di Dona, um dos mestres do funaná

|

O músico cabo-verdiano Codé di Dona faleceu do final da tarde de hoje vítima de um provável enfarto, conforme fonte hospitalar.

Expresso das ilhas online apurou que o músico deu entrada no serviço de urgência do Hospital Central da Praia, por volta das 11 horas da manhã de hoje, queixando-se de cansaço e falta de ar, tendo-lhe sido diagnosticado pneumonia extensa.

Passados algumas horas em observação, por volta das 18:00, Codé di Dona "entrou num quadro cardio-respiratório fatal", aponta o médico António Jorge Freire, quem atendeu o músico.

Natural de Chaminé, São Domingos, Gregório Vaz, aka Codé di Dona, é autor dos êxitos Rufan Baré, Febri Funaná e Pomba, mantendo também uma carreira de sucesso no mundo da composição.

Codé di Dona, era um mestre do Funaná.

FOMI 47 - Codé di Dona, será sem dúvida, a composição que ficará para sempre na nossa memória.

ERA NA 59
TCHUBA SCORREGADO
DESANIMADO NHA BIDA
M DJOBI SANTA PAM BAI SANTOMÉ

BEM NA PRAIA SANTA MARIA
NA SCRITÓRI FERNANDI SOUSA
M DA NOMI ESS POI NA PAPEL
ESS DAM NÚMERO 37

M DA RINCADA M BA PILORINHO
M TCHIGA NA BIBI DI RIQUETA
M POI NHA PORBULEMA
Ê DJUDAM MATA FOMI

4 DIA CU 4 NOTI
LA 4 HORA DI MADRUGADA
M ODJA BARCO ANA MAFALDA
M ODJA LUZ TOMA BAÍA

CANDO ANA MAFALFADA TCHIGA BEM
PA LEBA GUENTIS SANTOMÉ DI PRINCIPE
M POI CABEÇA NA TCHOM
M XINTA M CUDA BIDA

OH NANÁ OH NANÁ ...

M DJUNTA NHAS MANDUCHO
M POI DENTU UM SACUTELO
M TOMA BOTI M BAI PA BORDO
M RUMADO MODA SACO

CANTO DIA SEM SUSTENTO
CANTO DIA SEM QUEBRA DJUDJUM
CANTU DIA SEM MATA FOMI
NA PURON DI BARCO TA BAI

OH NANÁ OH NANÁ ...

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS