Meteorologia

GOVERNO CONFIRMA FIM DO SURTO DA DENGUE E 4 ÓBITOS

|

Praia, 28 Janeiro - O Governo anunciou ontem que o surto da epidemia de dengue terminou em Cabo Verde, apesar dos casos esporádicos registados ainda nas ilhas do Fogo e Santiago, conforme o balanço feito pelo Ministro da Saúde. A outra novidade é que, afinal, só foram registados 4 óbitos, e não seis, como as autoridades sanitárias vinham anunciando.

“Pode-se afirmar que o surto epidémico terminou, apesar de se continuar a registar casos esporádicos no Fogo e em Santiago, devido à persistência de viveiros de mosquitos, essencialmente intra-domiciliários, como ficou provado por um estudo entomológico realizado na semana passada”, referiu Basílio Ramos.

No entanto, diz o Governo que “não obstante o grande esforço feito e os resultados obtidos, o deficiente estado de saneamento básico aliado ao padrão de comportamento da população, o risco de continuar a ocorrer casos esporádicos e a doença se tornar endémica em Cabo Verde, não pode ser descartado”.

Uma vez que o vector (Aedes aegypti) está presente em todas as ilhas e que a ocorrência de casos depende da taxa de infestação acima de determinado limite, “é imperioso que continuemos a luta contra o mosquito em todos os cantos do país, particularmente nas casas e arredores”, pede o Ministro.

Segundo Basílio Ramos, o Governo está a finalizar o plano de prevenção e controle de doenças veiculadas por mosquitos - nomeadamente contra a dengue, a febre amarela, o paludismo. Com destaque para a luta anti-vectorial, o tratamento de pacientes, a mobilização social e a vigilância epidemiológica.

“O combate ao mosquito é a prioridade máxima nesta fase, incluindo a luta anti-vectorial com monitorização permanente dos potenciais viveiros e uma intensa campanha de comunicação junto da população, visando a mudança de comportamentos e a adopção de atitudes mais favoráveis à saúde”, sublinha, garantindo que já está em curso uma campanha nacional de luta anti-larvar, que será repetida três vezes durante o ano designadamente em Maio, logo após as primeiras chuvas e no quarto trimestre.

Ainda com o objectivo de reflectir sobre a experiência da epidemia de dengue em Cabo Verde, na perspectiva de o país se dotar de uma capacidade de gestão de epidemias e proporcionar a criação de um espaço de intercâmbio com os países da região e centros especializados mundiais, o Ministério da Saúde, a OMS e a Universidade de Cabo Verde, promovem, de 5 a 7 de Abril próximo, um Colóquio Internacional na Cidade da Praia, que reunirá técnicos nacionais e estrangeiros.

4 ÓBITOS, TODOS NA PRAIA

De acordo com o balanço divulgado ontem na Praia, a partir de finais de Setembro de 2009 surgiu em Cabo Verde uma epidemia de Dengue, pelo vírus tipo 3, particularmente nas Ilhas de Santiago, Fogo, Maio e Brava, afectando cerca de 21.300 pessoas. Desse número 174 evoluíram para febre hemorrágica e 4 faleceram.

O Ministério da Saúde avança que foram 4 o número de óbitos, e não 6, como se pensava, conforme os estudos realizados para confirmar a causa dos óbitos suspeitos de Dengue, que permitiram excluir dois, sendo um do sexo feminino e outro do sexo masculino. Dos 4 óbitos por dengue, três são do sexo feminino e um do sexo masculino, todos adultos, residentes na Praia.


0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS