Meteorologia

São Nicolau: Câmaras apoiam empresários na aquisição de um barco

|

Água, energia e transportes marítimos foram os assuntos que centraram as atenções das câmaras municipais de São Nicolau, no primeiro encontro intermunicipal Tarrafal/Ribeira Brava, realizado no sábado, 30 de Janeiro.

No término do encontro os autarcas elaboraram a "Declaração do Tarrafal", que incentiva os empresários a adquirirem uma embarcação, como forma de promover o desenvolvimento da ilha.

A iniciativa partiu dos dois presidentes de câmara e teve como objectivo discutir e accionar mecanismos para resolver problemas comuns. Américo Nascimento, edil da Ribeira Brava, começou por falar das vantagens geoestratégicas da ilha, da diferença entre o clima social vivido antes e o presente, do espírito empreendedor que deve animar todo o sanicolaense, da confiança que os actores políticos devem transmitir à população e da esperança-certeza que cada um deve depositar no desenvolvimento harmonioso de São Nicolau, que passará pela revolução que se pretende a nível dos três sectores em debate.

Em relação à água, por exemplo, foram abordadas as acções já desenvolvidas, visando a sua qualidade. Os autarcas constataram que é imperioso que as famílias e os agricultores tenham água para consumo e rega e que os mercados estejam fornecidos.

No capítulo energia, é entendimento que São Nicolau é das ilhas mais bem servidas, apesar da rede não ser de boa qualidade e de haver ainda fogos não contemplados devido não só a dificuldades de acesso mas também à distância que os separa da central. São os casos de Fragata, Ribeira Prata, Covoada e Carriçal.

Mais problemática é a ligação marítima entre São Nicolau e as restantes ilhas do país. A situação mereceu destaque na “Declaração do Tarrafal”, documento produzido no término do encontro. “As duas câmaras municipais incentivam os empresários da ilha, para que, em parceria, invistam na aquisição de um barco adaptado às condições de facilidade de embarque e desembarque de cargas e de passageiros e que ainda em 2010 São Nicolau seja servido por uma unidade, propriedade dos seus próprios filhos”, lê-se no documento.

Em jeito de remate, a "Declaração do Tarrafal" reconhece e felicita o excelente desempenho do navio «Marliso» que, na sua carreira regular ligando São Nicolau à ilha de São Vicente e vice-versa, garante um razoável abastecimento principalmente em géneros da primeira necessidade.

Constânça de Pina

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS