Meteorologia

Ribeira Brava celebra papel de Nelson Carvalho na geminação com Abrantes

|

Vila da Ribeira Brava, 30 Jul. (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava exaltou, publicamente, o papel que o seu homólogo de Abrantes, Nelson de Carvalho, que se prepara para deixar a autarquia portuguesa, desempenhou na geminação entre as duas edilidades.


A geminação entre os dois municípios tem vindo a evoluir, afirma o autarca de Abrantes confiante no futuro de esta relação na qual, para além do seu carácter institucional, se cultivaram, durante estes 11 anos, relações personalizadas – entre as famílias das duas localidades.

Trata-se do projecto de apadrinhamento dos alunos do Ensino Básico Integrado (EBI) da vila da Ribeira Brava. Esta cooperação consubstancia-se no facto de uma família de Abrantes disponibilizar a um aluno carenciado ribeira-grandense cerca de 30 euros para a compra de material escolar. O projecto teve início em Dezembro do ano passado e foi desenvolvido por uma Associação abrantina de geminação.

No ano lectivo findo, o projecto contemplou os alunos das escolas do EBI de Belém, Morro Brás e Calejão, estando em fase avançada o processo para o apadrinhamento dos alunos da escola de Estância Brás.

“Este projecto é muito importante, porque permite cimentar relações família/família, relações pessoais e relações de conhecimentos mais individualizados”, sublinha o autarca de Abrantes.

A cooperação entre os dois municípios data do tempo em que vigorava, em Cabo Verde, o município de S. Nicolau e prolongou-se com o da Ribeira Brava.

Esta manifestação de reconhecimento de Américo Nascimento deve-se ao facto do actual presidente da Câmara de Abrantes preparar-se para deixar a presidência do município português em Outubro próximo, nas próximas eleições autárquicas portuguesas. Decidiu não se recandidatar ao cargo depois de quatro mandatos à frente de Abrantes.

CH

Inforpress/Fim.

Primeiras chuvas molharam o solo cabo-verdiano de forma irregular

|


Vila da Ribeira Brava, 30 Jul. (Inforpress) – As precipitações caídas, terça e quarta-feira, no solo cabo-verdiano foram irregulares, em algumas zonas tão diminutas para fazer germinar as sementes, enquanto noutras foram benéficas para os lavradores

Dos serviços de meteorologia, a Inforpress só conseguiu o registo pluviométrico de algumas localidades do Tarrafal da ilha de Santiago. Caíram em quantidade suficiente para que as sementes comecem a brotar. Em Chão Bom foi de 40 milímetros, Achada Carreira, 32, Achada Longueira, 83 e Mato Mendes, 138,2 milímetros.

Na cidade da Praia, houve zonas que ficaram enlameadas e alagadas. Da ilha da Brava chegaram, até a redacção, informações de que tem chovido há já uns dias. S. Vicente apanhou apenas borrifos e Santo Antão registou pouca chuva em algumas localidades.

Em várias localidades de S. Nicolau foram insuficientes para molhar a terra e fazer germinar as sementes, conforme apurou a Inforpress.

Vários agricultores contactados pela agência noticiosa cabo-verdiana, em S. Nicolau, afirmam que as chuvas não tardarão e que Agosto será um mês de esperança para a agricultura.

As precipitações de ontem caíram em maior quantidade na localidade de Covoada, o que poderá garantir a germinação das sementes nesse vale, embora a terra não tenha ficado bem molhada.

CH

Inforpress/Fim.

Halcyonair inicia voos para São Nicolau e aumenta frequência para Boavista e Fogo

|


Halcyonair Cabo Verde Airways começa a operar esta segunda-feira, 27, para a ilha de São Nicolau, com três (3) voos semanais, às terças, quartas e sábados

Outra novidade é o aumento da frequência de voos para as ilhas de Boavista e Fogo. Boavista terá seis (6) frequências semanais: 2ª feira, 4ª feira, 5ª feira, 6ª feira, sábado e domingo. E Fogo passará a contar com mais um voo por semana- sexta-feira-, passando a ter 4 voos: segunda, quinta, sexta-feira e sábado.

Os voos para São Nicolau serão operados pelo avião LET 410, com capacidade para 17 passageiros.

A Halcyonair justifica o início dos voos par São Nicolau e o aumento nas frequências de voos para Boavista e Fogo com mais procura e solicitação do mercado e "principalmente pela preocupação da Halcyonair em melhorar a oferta nas rotas existentes".

A Halcyonair Cabo Verde Airways iniciou os voos domésticos a 31 de Julho de 2008, operando diariamente entre as ilhas de Sal, São Vicente e Santiago. Os voos para Boavista começaram a 13 de Agosto de 2008, inicialmente com três frequências semanais. Iniciando os voos para São Nicolau, a companhia voa agora para seis ilhas de Cabo Verde.


Batuque conquista 1º lugar do grupo de qualificação da Taça de Cabo Verde

|


O Batuque de São Vicente conquistou na tarde de Domingo, 26, o primeiro lugar no grupo qualificação da Taça Cabo Verde, poule de São Vicente, ao golear o Marítimo do Porto Novo por 5-1, em jogo da 5ª e última jornada. A Académica do Fogo classificou-se em segundo lugar, com os mesmos dez pontos, mas com menos um golo marcado.


Os dois clubes, Batuque e Académica do Fogo, somaram os mesmos dez pontos. O Batuque marcou 11 golos e sofreu dois golos, uma diferença positiva de nove golos, enquanto a Académica do Fogo marcou dez golos e sofreu apenas um, também uma diferença positiva de nove golos. O critério que decidiu a equipa que se classificou em primeiro lugar no seu grupo foi o número de golos marcados, 11 do Batuque contra 10 da Académica.

No outro jogo da jornada da poule de São Vicente, o Rosariense da Ribeira Grande goleou o Belo Horizonte de S. Nicolau por 5-1. No próximo fim-de-semana, o estádio da Várzea, recebe os jogos entre as equipas Académica do Fogo e Boavista da Praia e o Batuque de São Vicente e Académico do Sal, para as meias-finais.


Rª Brava aposta em água dessalinizada

|


As propostas referentes ao concurso internacional para dessalinização da água que vai abastecer o município da Ribeira Brava, São Nicolau, serão abertas esta sexta-feira, 31.


Melhorar o abastecimento de água na Ribeira Brava foi a bandeira de campanha do actual presidente da Câmara, Américo Nascimento. E, desde que assumiu o poder, a água tem sido uma batalha sem tréguas: abriu furos - o de Juncalinho, que fornece água para o centro da Vila é um dos maiores-, tirou Ribeira Brava do sufoco de dias e dias sem água, mas ainda não conseguiu resolver o problema no seu todo.

Estes furos não dão garantias porque, devido à falta de chuva, o caudal pode reduzir-se. Por outro lado, diz Américo Nascimento, há ainda alguns furos que não foram devidamente equipados. “A água dessalinizada nos dá melhores garantias de abastecimento e ainda permite aumentar a área irrigada”, analisa o edil ribeira-bravense.

Segundo o autarca, o projecto vai ser financiado por uma organização que funciona no seio das Nações Unidas, de nome IBSA – Índia, Brasil e África do Sul. “Integram esta organização alguns países emergentes que querem ocupar espaços a nível da cooperação Sul-Sul. Estes países garantem o financiamento deste projecto, na ordem de um milhão e 600 mil dólares”, explica Nascimento.

Em simultâneo, prossegue, a edilidade está à procura de mais financiamento para bombar a água para as zonas altas – a unidade dessalinizadora vai se localizar na Preguiça – e também para levar o precioso líquido para Juncalinho. “Queremos fazer parcerias que nos permitam adicionar à energia tradicional a energia renovável e levar a água dessalinizada para a zona de Juncalinho, actualmente abastecida apenas com água dos furos, que não oferece grande qualidade. Para isso, precisamos fazer um grande investimento”.


S.Nicolau: As equipas do Tarrafal impõem-se no futebol júnior e veterano

|

Vila da Ribeira Brava, 20 Jul. (Inforpress) – As equipas de futebol da vila do Tarrafal, nos escalões sub 17, sub 19 e veteranos, vêm mostrando a sua supremacia nas provas regionais que se realizam, este ano, pela primeira vez, em S.Nicolau.


No último fim-de-semana, disputaram-se os jogos da quinta jornada dos campeonatos de sub 17 e sub 19, tendo a AJAT-SN, do Tarrafal, infligido pesadas derrotas as equipas da vila da Ribeira Brava e Juncalinho.

No escalão sub 17, goleou o Belo Horizonte, de Juncalinho, por nove bolas a uma (9-1), e no escalão sub 19 infligiu um contundente cinco a zero (5-0) ao Desportivo Ribeira Brava.

Nos outros jogos da jornada, o onze sub 17 do Desportivo Ribeira Brava goleou o Atlético por quatro bolas a zero (4-0), enquanto o sub 19 desta última equipa (Atlético) venceu o Belo Horizonte por três bolas a uma (3-1).

Classificação das equipas após os jogos da quinta e penúltima jornada dos campeonatos sub 17 e sub 19:

SUB 17: Ajat-SN, 13 pontos, Desportivo Ribeira Brava 11, Atlético, 4 e Belo Hrizonte, 0 pontos.

SUB 19: Ajat-SN,13 pontos, Belo Horizonte, 10, Atlético, 6, Ribeira Brava, 0 ponto.

No escalão de veteranos disputaram-se no último de fim-de-semana os jogos referentes à segunda jornada do campeonato regional, os quais ditaram os seguintes resultados:

Ultramarina, 8-Atlético, 0; Belo Horizonte, 0-Desportivo Ribeira Brava, 1.

CH

Inforpress/Fim.

S.Nicolau: BCN inaugura agência na Ribeira Brava

|


Vila da Ribeira Brava, 18 Julho (Inforpress) – O Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) já está presente na ilha de S.Nicolau, tendo inaugurado, sexta-feira, na vila da Ribeira Brava, a sua vigésima agência.

O acto foi presidido pelo presidente do Conselho de Administração dessa instituição financeira, Manuel Chantre, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Américo Nascimento.



Presente igualmente na cerimónia de abertura dessa agência o Presidente da Comissão Executiva do BCN, Fernando Rodrigues.

A agência do BCN na Ribeira Brava foi implantada a escassos metros da agência do Banco Comercial do Atlântico (BCA) e, por coincidência, funcionará no edifício onde se fizeram, provavelmente, as primeiras operações bancárias em S.Nicolau.

Segundo apurou a Inforpress, o referido edifício pertencera no passado ao inglês Edmund St`aubyn que, em finais do século IXX, exercia a actividade comercial nesta ilha associada à actividade bancária.

Com a inauguração da agencia do BCN, o município da Ribeira Brava passa a contar com a presença de três instituições financeiras nacionais, uma vez que no mês passado a Caixa Económica de Cabo Verde montou, também, uma agência na vila da Ribeira Brava, esta a funcionar ao lado da Biblioteca Municipal, nas instalações do antigo minimercado de Manuel Conceição Santos (Manuel de Esplanada).

Iolanda Soares é a gerente da novel agência do BCN em S.Nicolau.

CHInforpress/fim

S. Nicolau: Ribeira Brava face ao desafio da habitação social

|

Vila da Ribeira Brava, 16 Jul. (Inforpress) – A Câmara Municipal de S. Nicolau elaborou um plano de habitação social dotado de um orçamento de cento e oito mil contos, destinado à reabilitação de 220 habitações e à construção de quarenta.


A resolução do problema da habitação social no município da Ribeira Brava é um desafio que as autoridades municipais têm para resolver. É elevado o número de famílias que vive em condições poucas dignas nesta região de S. Nicolau. Os serviços de Promoção Social camarária receberam, neste primeiro ano de governação do presidente Américo Nascimento, 181 pedidos.

“Desse total, cinquenta já foram analisados no terreno e encaminhados para o gabinete técnico municipal para a elaboração de projectos e orçamentação”, afirma Maria Helena Spencer, dos serviços da Promoção Social.

Os casos mais gritantes que a edilidade ribeira-bravense tem para resolver neste momento são o de uma idosa da localidade de Cachaço, cuja habitação ameaça ruir pelo tecto, e o de um doente na vila da Ribeira Brava que mora em casa de outrem sem as mínimas condições de habitabilidade, mormente para o seu estado de saúde.

O Plano Municipal de Habitação Social (PMHS) para as pessoas carenciadas, aprovado em Janeiro último, será executado no período 2009/2012.Tem duas vertes, sendo uma direccionada para a reabilitação de habitações e outra para a construção de raiz.

O montante previsto para a sua concretização é de cento e oito mil contos, sendo 60 mil para a reabilitação e 48 mil para a construção.

Neste seu primeiro ano de governação, o elenco camarário de Américo Nascimento construiu sete habitações de raiz e reabilitou cinco.

CH

Inforpress/Fim.

Deputados MPD preocupados com a situação socioeconómica de S. Nicolau

|

Vila da Ribeira Brava, 13 Jul. (Inforpress) – Os deputados do MpD consideram que a situação socio-económica da ilha de S. Nicolau é “extremamente preocupante” porque os poderes local e central estão a governar a ilha sem uma estratégia de desenvolvimento.


A declaração foi proferida durante a avaliação da situação socio-económica de S. Nicolau feita quer pelo deputado da nação eleito pelo círculo de S. Nicolau, Nelson Brito, quer pelo líder parlamentar do MpD, Fernando Elísio.

A visita dos deputados do MpD ao círculo eleitoral de S. Nicolau terminou esta manhã e enquadrava-se nas jornadas parlamentares para a preparação do debate sobre o Estado da Nação.

Durante a sua estada na ilha, os referidos deputados estiveram em várias localidades de S. Nicolau e reuniram-se com as comunidades locais, para auscultarem as suas preocupações e transmitir-lhes as posições do partido sobre algumas questões candentes da vida política nacional, no que se refere, nomeadamente, à revisão da Constituição e à proposta do governo para a institucionalização da taxa de iluminação pública.

Nos encontros com as comunidades, os participantes nessas reuniões públicas teceram duras críticas ao governo central e ao poder local sobre várias aspectos da governação nesta ilha, com destaque para a saúde, a educação, o emprego e os transportes aéreos e marítimos.

No município da Ribeira Brava, por exemplo, a saúde foi posta de rastos, devido aos problemas que afectam actualmente o sector nesta região de S. Nicolau.

No município, o descontentamento manifestado aos deputados do MPD em relação ao sector de saúde relacionam-se com o funcionamento do centro de saúde local e do posto sanitário de Fajã.

Com relação ao centro de saúde, as críticas são de que esta estrutura sanitária está “abandonado e sem comando”, porque sem delegado de saúde.

Quanto ao posto sanitário de Fajã, a situação descrita é também de “abandono”, porque o único enfermeiro que trabalha nessa estrutura de saúde encontra-se fora da ilha, no gozo das suas ferias disciplinares, e não foi colocado um outro lá para dar cobertura à população do vale de fajã e as populações das localidades vizinhas.

CH

Inforpress/Fim.

S. Nicolau precisa de uma “nova abordagem” – Elísio Freire

|


O presidente do Grupo Parlamentar do MpD, Fernando Elísio Freire, defende uma "nova abordagem política" para S. Nicolau, capaz de trazer a ilha para "integrar" o todo nacional. Falando há momentos, telefonicamente, a este diário on-line, a partir do município do Tarrafal, em S. Nicolau, onde os deputados do MpD se encontram em jornadas descentralizadas, Elísio Freire observou que S. Nicolau tem potencialidades mas que faltam oportunidades para as aproveitar em benefício do próprio desenvolvimento da ilha e do arquipélago.


Segundo Freire, as políticas do governo não têm sido benéficas para aquela ilha que se mostra parada no tempo, a braços com um crónico problema de transportes (marítimo e aéreo). "É urgente uma nova abordagem política" para S. Nicolau, defendeu, considerando que a "ilha de Chiquinho" é uma potência a nível agrícola, em particular, mas que as dificuldades no sector dos transportes têm criado obstáculos sobretudo às pessoas que operam neste sector.

Desde quarta-feira que os deputados do MpD, Oposição, estão em jornadas descentralizadas naquela ilha preparando o debate sobre o Estado da Nação. Já tiveram oportunidade de auscultar vários serviços desconcentrados no município da Ribeira Brava e nesta tarde os parlamentares estão no Tarrafal para terminarem o dia em Fajã, às 18horas, onde será realizado um encontro com a população local.

Até segunda-feira os deputados querem tomar pulso à situação da ilha.

10-7-2009, 16:36:46
ACG, Expresso das Ilhas



S.Nicolau acolhe jornadas parlamentares dos deputados do MPD

|


Vila da Ribeira Brava, 09 Jul. (Inforpress) – A delegação parlamentar do Movimento para a Democracia (partido na oposição), que se encontra em S. Nicolau em jornadas parlamentares, realizou durante esta manhã, quinta-feira, 09, uma visita aos serviços desconcentrados do Estado, na vila da Ribeira Brava, para se inteirar do funcionamento das instituições.



No período de tarde, os referidos deputados estarão na zona leste da ilha e em Juncalinho para se encontra com a comunidade local.

Os parlamentares do MPD, que iniciaram no fim da tarde de quarta-feira uma visita de seis dias ilhas a S.Nicolau, no quadro da preparação do próximo debate na Assembleia Nacional sobre o Estado da Nação, tem programado visitas aos dois municípios da ilha (Ribeira Brava e Tarrafal) para encontros com as comunidades locais, a fim de auscultarem os seus anseios e preocupações.

No município da Ribeira Brava, além dos encontros com as comunidades locais, os deputados da Nação têm agendado visitas ao Parque Natural de Monte Gordo e às obras do Programa Millenium Challenge Account (MCA) no vale de Fajã.

Visitas de cortesia aos dois presidentes das câmaras de S. Nicolau estão também na agenda de trabalho dos parlamentares do MPD na ilha.

CH

Inforpress/Fim.

Emigrantes começam a chegar em S. Nicolau e TACV aumenta frequência de voos

|


Vila da Ribeira Brava, 07 Jul. (Inforpress) – A ilha de S. Nicolau começou a receber os seus emigrantes em ferias, devendo o fluxo aumentar a partir da próxima semana e, por isso, a TACV tem já elaborado um calendário de voo para a ilha de Chiquinho.

Nesta primeira semana de Julho a Transportadora Aérea Nacional (TACV) viu-se obrigada a incluir mais dois voos na ligação Sal/S. Nicolau para escoar os emigrantes da ilha.

Segundo a delegada local dos TACV, Filomena Cardoso, esta companhia já tem um calendário de voos para este período de Verão, o qual estará em vigor a partir do próximo dia 16.

Filomena Cardoso informou que durante esse período S. Nicolau terá sete voos semanais directos, sendo quatro para Sal, dois para Praia e um para S. Vicente.

“Para este mês de Julho, os voos directos Sal/S. Nicolau/Sal já estão todos cheios”, faz saber.

CH

Inforpress/Fim.

Magistrados cabo-verdianos são bodes expiatórios do sistema

|


Ribeira Brava, 06 Jul. (Inforpress) - Os magistrados não são os culpados de todos os males de que a justiça cabo-verdiana padece, afirmou José Maria Ramos, ex-magistrado em várias comarcas cabo-verdianas, aquando do lançamento, na vila da Ribeira Brava, do seu mais recente livro, intitulado “A outra face da lei”.


O reformado magistrado realçou que os magistrados “são vítimas e bodes expiatórios do sistema”. Numa leitura à obra diz que ela é uma "sátira aos poderes instituídos, nomeadamente, à justiça e à política" e onde “a ficção e a realidade se confundem.

Na sua alocução defende que "nenhum juiz, nenhum procurador faz leis, se limita", enfatiza, "a interpretá-las e a aplicá-las".

"As leis por mais bonitas e boas que forem, se estiverem desfasadas da realidade onde são aplicadas ou se não são compreendidas pela população pouco ou nenhum valor têm" explica José Maria Ramos para acrescentar que "prevalece o sentimento geral de que em certas matérias, nomeadamente, no que toca ao regime de prisão preventiva, em vigor em Cabo Verde, nós avançamos para uma solução demasiado progressista para a nossa realidade e para o estado do nosso desenvolvimento".

Na opinião desse antigo magistrado, em relação a essa matéria, por uma questão de política criminal, "poderíamos perfeitamente continuar a usar o modelo do código do processo penal de 1939 em que crimes punidos com pena de prisão superior a oito anos eram incaucionáveis".

Isto é, "o arguido ficava em cadeia a aguardar julgamento, o mesmo acontecendo com reincidentes, vadios e equiparados quando indiciados de crimes punidos com pena de prisão superior a um ano".

Conforme o autor da "A outra face da lei", pelo regime consagrado no actual código de processo penal, "fica-se com a sensação de que é uma solução que encoraja a fuga. Quem pode, foge, e depois não é julgado".

José Maria Ramos disse que às vezes critica-se o juiz, mas este tem um "dilema quase parecido com o dilema do cabo-verdiano". Ou seja: às vezes "quer e deseja o arguido na prisão, mas por imposição legal é obrigado a soltá-lo".

Crítico às situações que considera erradas no país, José Maria Ramos revela que o humor que envolve "A outra face da Lei" é utilizado "propositadamente para, com máscara, tratar temas sérios e sempre actuais como a justiça e a política".

Em outro capítulo do livro, o autor aborda a questão da crença popular nos supostos poderes sobrenaturais dos curandeiros e dos cangeristas. Considera a sua obra, por outro lado, uma “paródia” a essa crença.

"Em pleno século XXI, acreditar que há pessoas capazes de multiplicar dinheiro ou fazer mal a outrem, inclusive causar-lhe a morte, é cultivar a ignorância até os limites do irracional." Acaba por sustentar que "só Deus tem o poder de dar e tirar a vida sem pôr a mão, como se costuma dizer".

O escritor promete uma terceira obra, mas esta, um romance. O primeiro livro foi "Minha Avó Chica Nácia", publicado em 2003.

CH

Inforpress/Fim.

Sanicolauenses agastados com a falta ligação aérea directa com S. Vicente

|

Vila da Ribeira Brava, 03 Jul. (Inforpress) – A falta de uma ligação aérea directa entre S. Nicolau e S. Vicente é uma situação que os sanicolauenses nunca “engoliram”, tendo em conta que, em muitos aspectos, S. Vicente continua a ser a “ilha mãe” de S. Nicolau.


É a posição crítica das gentes de S. Nicolau na voz do ex-magistrado e escritor José Maria Ramos que, na cerimónia do lançamento do seu livro, fez uma espécie de censura às opções dos TACV na programação dos voos.

Impassível continuou a sua análise explicando as razões da ligação entre as duas ilhas. A nível cultural, são as escolas de ensino superior existentes naquela ilha que acolhem a maioria dos alunos sanicolauenses.

No concernente ao comércio, os contactos dos operadores económicos locais com as outras ilhas são na sua maioria estabelecidos com os seus colegas de S. Vicente. A nível de saúde, é para o hospital “Baptista de Sousa” que os doentes de S. Nicolau são evacuados.

S. Nicolau está no centro de Cabo Verde e tem como ilha mais próxima S. Vicente, mas as três ligações aéreas que tem com aquela ilha são via Sal e duas delas duram mais tempo do que viajar para a Europa ou para a América.

Para se fazer essa ligação, perde-se quase um dia inteiro. O passageiro tem que estar no aeroporto de Campo de Preguiça às 10:00 horas, mas só chega em S. Vicente à noite.

A ligação é tanto mais dolorosa para aqueles que não têm parentes próximos no Sal para os acolher durante o longo período de espera naquela ilha.

Sobre essas ligações, alguns sanicolauenses perguntam se das três ligações semanais que S. Nicolau tem com S. Vicente, via Sal, se uma delas não poderia ser S. Nicolau/S. Vicente/Sal.

Na apresentação recente do livro “A outra face da lei”, em S. Nicolau, o autor afirmara que não lhe parecia ser “boa política dos TACV não contemplar S. Nicolau com, pelo menos, um voo directo por semana “S. Nicolau/S. Vicente e vice-versa”.

“Alguns dirão que não se justifica, mas se perguntarem à população certamente vão ouvir que não está satisfeita com essa situação, porque é contra os seus interesses”, acrescentara José Maria Ramos.

“Não vale a pena exibirem as estatísticas ou os números para demonstrar que a linha só dá prejuízos, porque é sempre uma má política”, na medida em que “os números não têm sentimento”, acrescenta.




Serviço de Água do Tarrafal assina cooperação técnica com congénere de Portimão

|

Vila da Ribeira Brava, 04 Julho (Inforpress) – O Serviço Autónomo de Água (SAA) do município do Tarrafal de S. Nicolau assinou, esta semana, com a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP.EM), Portugal, um protocolo de cooperação técnica, nos domínios da gestão dos sistemas públicos de abastecimento de água e do saneamento.


As áreas específicas dessa cooperação abarcam formação e capacitação dos recursos humanos, infra-estruturas e equipamentos de água e saneamento, documentação e informação, apoios a projectos de desenvolvimento tecnológico e protecção do meio ambiente.

O referido protocolo foi rubricado em Portimão pelo director delegado do SAA do Tarrafal, Paulo Jorge Ramos Cosme, e pelo presidente da Câmara Municipal de Portimonense (Portugal), Manuel António da Luz, na qualidade de presidente do Conselho de Administração da EMARP.

Paulo Cosme, que se deslocou a Portugal para assinar esse protocolo de cooperação técnica, aproveitou a sua estadia no Algarve para visitar algumas infra-estruturas ligadas aos serviços de água e saneamento da região, nomeadamente a estação de tratamento de águas de Cantarilha, aterro sanitário do Algar e estação de tratamento de águas residuais de Boa Vista.

O director delegado do SAA do Tarrafal esteve também em Lisboa onde manteve um encontro de trabalho com a Associação Portuguesa de distribuição e drenagem de água e visitou as instalações do serviço municipalizado de águas de Sintra.

CH

Inforpress/fim.

S. Nicolau: Caixa Económica em defesa da preservação da vila Ribeira Brava

|

Vila da Ribeira Brava, 01 Jul. (Inforpress) – A Caixa Económica de Cabo Verde (CECV) já está em S. Nicolau com duas agências a funcionar na vila do Tarrafal e outra na vila da Ribeira Brava.


O funcionamento das duas agências nestes dois primeiros meses é assegurado por “técnicos experientes” que vieram das outras agências do país e que, paulatinamente, serão substituídos pela equipa de quadros que a CECV recrutou em S. Nicolau, através de concurso.

Durante estes dois meses, os quadros locais seleccionados para assumirem as duas agências vão receber, na cidade da Praia, uma formação intensiva na área financeira da CECV, para poderem exercer cabalmente as futuras funções.

O acto da inauguração da agência da vila da Ribeira Brava foi marcado pela assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal local e a CECV. O documento foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração da CECV e pelo edil da Ribeira Brava.

O protocolo assinado com a Câmara Municipal da Ribeira Brava insere-se nas preocupações desta edilidade quanto à preservação desta urbe, tendo a CECV, nesse âmbito, disponibilizado à edilidade ribeira-bravense um montante de mil contos destinados a co-financiar o projecto da requalificação do acesso ao complexo escolar de Chãzinha, via Manê Praia.

O orçamento do projecto da requalificação da referida via ascende os três mil e 800 contos.

Emanuel Miranda, presidente da CECV, disse que sua a instituição “não quer simplesmente desenvolver as suas actividades meramente bancárias”, quer assumir as suas responsabilidades sociais e “ser, também, uma empresa cidadã”.

Com a Câmara Municipal do Tarrafal, a CECV não assinou nenhum protocolo, mas disponibilizou-se para apoiar aquela edilidade na informatização de uma escola local do Ensino Básico Integrado (EBI).

A via requalificada era para ser inaugurada na mesma data da inauguração da agência da CE, mas o volume das obras surgido na execução do projecto excedeu a previsão pelo que ficou adiada para uma data a anunciar.

CH

Inforpress/fim.

S. Nicolau: José Maria Neves anuncia construção liceu Tarrafal

|

Vila da Ribeira Brava, 28 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro José Maria Neves, anunciou, sábado, à população do Tarrafal de que o seu governo já tem garantia de financiamento para a construção do liceu daquela vila.


DigiO chefe do Governo, que falava no acto de inauguração da estrada vila da Ribeira Brava/Tarrafal, disse que o seu executivo vai “fazer tudo, absolutamente tudo”, para que este ano ainda seja lançada a primeira pedra da construção do referido liceu.

A notícia, como era de esperar, foi colhida com muita alegria pelos tarrafalenses, uma vez que vem reivindicando a sua construção há vários anos e, ultimamente, com muito calor.

José Maria Neves reuniu-se em Maio último com os alunos tarrafalenses do ensino secundário, para uma aula magna, à semelhança do que já tinha feito com alunos de outros liceus do país, mas a construção do liceu do Tarrafal acabou por dominar aquele encontro.

CH

Inforpress/fim

Modernização da estrada Ribeira Brava/Tarrafal custou mais de um milhão de contos

|

Vila da Ribeira Brava, 28 Jun (Inforpress) - A requalificação e asfaltagem da estrada vila da Ribeira Brava/Tarrafal, cujo projecto foi financiado pelo Banco Mundial e o Governo de Cabo Verde, custaram mais de um milhão de contos.

A execução do projecto, que esteve a cargo do Empreitel Figueiredo, Lda., levou 993.1 mil contos, enquanto a fiscalização, à responsabilidade de Louis Berger Group, Inc., o montante de 111.6 mil contos.



O projecto foi inaugurado, sábado, pelo primeiro-ministro José Maria Neves, em cerimónia que contou com a presença do ministro de Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio.

A agora moderna estrada vila da Ribeira Brava/Tarrafal tem seis metros de faixa de rodagem e meio metro de berma de cada lado.

Dispõe de um sistema de drenagem transversal em aquedutos de betão armado e manilhas, e de outro longitudinal em valetas de betão.

As guardas (cortinas), não prontas ainda, serão metálicas, nalguns pontos, e em alvenaria de pedra argamassada noutros pontos.

O projecto foi executado em 36 meses, com início em Dezembro do ano de 2005.

A estrada vila da Ribeira Brava/Tarrafal tem cerca de 26 kms.

O Governo já decidiu, entretanto, continuar com essa estrada até o Campo de Preguiça, para ligar o porto do Tarrafal ao aeroporto.

Segundo o Ministro Manuel Inocêncio, no próximo mês será lançado o concurso para a execução do projecto, devendo as obras iniciar-se até finais deste ano ou no início de 2010.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Comemoração de 5 Julho antecipada por causa do S.Pedrinho

|

Vila da Ribeira Brava, 30 Jun (Inforpress) - O 5 de Julho e o S.Pedrinho caem, este ano, no mesmo dia, pelo que a comemoração da data do aniversário da Independência Nacional, em S. Nicolau, está programada para os dias 3 e 4 de Julho.


A efeméride será assinalada pela Câmara Municipal da Ribeira Brava com a entrega de duas moradias sociais a famílias carenciadas, sendo uma construída de raiz e destinada a uma das desalojadas pelas cheias de 2008.

Do programa comemorativo consta ainda a inauguração das obras de reabilitação do aqueduto e paredona da localidade do Talho e a inauguração do acesso à escola e jardim infantil de Calejão.

A nível social prevê-se também a inauguração da chegada de energia eléctrica em Chã de Colinha, no vale da Ribeira Brava, onde moram três famílias.

O S.Pedrinho é uma das festas mais populares de S. Nicolau e realiza-se no domingo seguinte às festas de S. Pedro, para o enterro destas, na Prainha (pequena praia de mar do vale da Ribeira Brava).

S. Nicolau: Mais de 40 tamboreiros nas luminárias de São Pedro

|


Vila da Ribeira Brava, 29 Jun (Inforpress) – Mais de quarenta tamboreiros animaram as luminárias de S. Pedro, na vila da Ribeira Brava, as quais têm lugar todos os anos, à noite, na véspera do dia consagrado ao apóstolo de Jesus Cristo, ao qual Ele confiou as chaves da Igreja Católica.


Das pessoas que participaram no “colâ” São Pedro, na sua maioria jovens, o número foi bem maior, a rondar, talvez, uma centena.

O “saltâ lumnar” é que foi pouco concorrido, este ano, apesar de haver muita palha para a fogueira.

O largo da passagem, que acolhe o programa festivo de S.Pedro, esteve repleto de gente, como sempre.

As festividades continuam, esta manhã, com a celebração, na Igreja matriz, da missa solene de S.Pedro.

O segundo período do dia reserva-se às tradicionais actividades culturais e recreativas na ribeira de Passagem, com destaque para a “algoria” e corrida de cavalos.


CECV abre mais duas novas agências em São Nicolau

|


Praia, 29 Jun (Inforpress) – A Caixa Económica de Cabo Verde (CECV) inaugura, hoje e terça-feira, novas agências no Tarrafal e na Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, com o objectivo de reforçar sua a presença na região norte do país.

De acordo com o gabinete de marketing, as novas agências são produtos da concretização da política comercial da CECV que pretende alargar a sua rede de balcões para todas as ilhas de Cabo Verde, onde havia apenas os serviços “on-line” nos balcões dos serviços dos Correios.

As novas agências vão prestar todos os serviços de banco universal, dos quais se destacam as operações regulares de levantamento e depósito, Western Union, Rede Vinti4, operações de crédito, entre outros.

Os actos de inauguração das duas agências contam com a presença das entidades públicas e dos emigrantes em férias.


S. Nicolau: Carvoeiros vai ter a sua capela também

|


Vila da Ribeira Brava, 25 Jun (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Américo Nascimento, e o pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, frei João Araújo, procederam, quarta-feira, ao lançamento da primeira pedra da construção da Capela de Carvoeiros.

O acto ocorreu durante as festividades de S. João Baptista naquela localidade e foi precedido da missa e procissão alusivas ao santo dia.

Ao dirigir breves palavras aos presentes no acto, Américo Nascimento disse que a sua Câmara fará todos os esforços para que a capela esteja erguida por altura das festas de S. João de 2010 e que a missa alusiva ao dia santo seja celebrada em lugar condigno.

Lançou um apelo à população de S. Nicolau, principalmente aos naturais de Carvoeiros, no sentido de darem a sua contribuição para a edificação da referida capela, porque a “Câmara Municipal não consegue fazer tudo sozinha”.

O edil da Ribeira Brava aproveitou a oportunidade para se referir ao estado de conservação do cemitério local, prometendo melhorá-lo. “De maneira como está, não pode continuar”, garante.

Além da sua melhoria, prometeu trabalhar com a Electra para levarem a electricidade aquele local.

Quanto à capela, ela está projectada para receber cem pessoas. Dispõe de uma área útil de 80 metros quadrados (m2). A aérea total é de 280 m2.

A estrutura da sua planta inclui uma nave principal, uma sacristia, duas casas de banho e pátio.

A sua construção está orçada em quatro mil contos e ergue-se ao lado do centro social daquela localidade, a poucos metros da estrada nacional.


free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS