Vila da Ribeira Brava, 16 Jul. (Inforpress) – A Câmara Municipal de S. Nicolau elaborou um plano de habitação social dotado de um orçamento de cento e oito mil contos, destinado à reabilitação de 220 habitações e à construção de quarenta.
A resolução do problema da habitação social no município da Ribeira Brava é um desafio que as autoridades municipais têm para resolver. É elevado o número de famílias que vive em condições poucas dignas nesta região de S. Nicolau. Os serviços de Promoção Social camarária receberam, neste primeiro ano de governação do presidente Américo Nascimento, 181 pedidos.
“Desse total, cinquenta já foram analisados no terreno e encaminhados para o gabinete técnico municipal para a elaboração de projectos e orçamentação”, afirma Maria Helena Spencer, dos serviços da Promoção Social.
Os casos mais gritantes que a edilidade ribeira-bravense tem para resolver neste momento são o de uma idosa da localidade de Cachaço, cuja habitação ameaça ruir pelo tecto, e o de um doente na vila da Ribeira Brava que mora em casa de outrem sem as mínimas condições de habitabilidade, mormente para o seu estado de saúde.
O Plano Municipal de Habitação Social (PMHS) para as pessoas carenciadas, aprovado em Janeiro último, será executado no período 2009/2012.Tem duas vertes, sendo uma direccionada para a reabilitação de habitações e outra para a construção de raiz.
O montante previsto para a sua concretização é de cento e oito mil contos, sendo 60 mil para a reabilitação e 48 mil para a construção.
Neste seu primeiro ano de governação, o elenco camarário de Américo Nascimento construiu sete habitações de raiz e reabilitou cinco.
CH
Inforpress/Fim.