Vila da Ribeira Brava, 30 Jul. (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava exaltou, publicamente, o papel que o seu homólogo de Abrantes, Nelson de Carvalho, que se prepara para deixar a autarquia portuguesa, desempenhou na geminação entre as duas edilidades.
A geminação entre os dois municípios tem vindo a evoluir, afirma o autarca de Abrantes confiante no futuro de esta relação na qual, para além do seu carácter institucional, se cultivaram, durante estes 11 anos, relações personalizadas – entre as famílias das duas localidades.
Trata-se do projecto de apadrinhamento dos alunos do Ensino Básico Integrado (EBI) da vila da Ribeira Brava. Esta cooperação consubstancia-se no facto de uma família de Abrantes disponibilizar a um aluno carenciado ribeira-grandense cerca de 30 euros para a compra de material escolar. O projecto teve início em Dezembro do ano passado e foi desenvolvido por uma Associação abrantina de geminação.
No ano lectivo findo, o projecto contemplou os alunos das escolas do EBI de Belém, Morro Brás e Calejão, estando em fase avançada o processo para o apadrinhamento dos alunos da escola de Estância Brás.
“Este projecto é muito importante, porque permite cimentar relações família/família, relações pessoais e relações de conhecimentos mais individualizados”, sublinha o autarca de Abrantes.
A cooperação entre os dois municípios data do tempo em que vigorava, em Cabo Verde, o município de S. Nicolau e prolongou-se com o da Ribeira Brava.
Esta manifestação de reconhecimento de Américo Nascimento deve-se ao facto do actual presidente da Câmara de Abrantes preparar-se para deixar a presidência do município português em Outubro próximo, nas próximas eleições autárquicas portuguesas. Decidiu não se recandidatar ao cargo depois de quatro mandatos à frente de Abrantes.
CH
Inforpress/Fim.