Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) - Cabo Verde e Japão assinam sexta-feira, na Praia, dois Acordos por trocas de notas, no montante total de aproximadamente 570 mil contos, destinado a reconstrução de infra-estruturas em São Nicolau e para ajuda alimentar.
Segundo fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), de Cabo Verde, o montante do acordo relativo à ajuda de urgência, no valor de 300 milhões de ienes (cerca de 266 mil contos) vai ser canalizado para a reconstrução/reabilitação de infra-estruturas danificadas com as chuvas que assolaram a ilha de São Nicolau, em Setembro último.
O segundo acordo, a ser rubricado, também pelo embaixador do Japão no arquipélago, Takashi Saito e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito, destina-se à ajuda alimentar, no valor de 340 milhões de ienes (aproximadamente 301 mil contos) referente ao ano fiscal japonês de 2009.
De acordo com o MNE, esta ajuda, pela sua modalidade, tem uma repercussão positiva a vários níveis, entre os quais, a segurança alimentar, o apoio à balança de pagamentos, a criação de emprego e o desenvolvimento através dos fundos contrapartida que financiam projectos no sector agrícola, em prol das camadas desfavorecidas, contribuindo, desta forma, para a redução da pobreza no meio rural.
Diversificação de culturas, reabilitação de infra-estruturas rurais, massificação de sistemas de irrigação e introdução de técnicas de hidroponia e aeroponia, modernização e aumento da produção agrícola, são alguns desses projectos agrícolas.
O governo nipónico, desde os primórdios da independência de Cabo Verde, para além da ajuda alimentar atribuída anualmente, tem outorgado ajuda não reembolsável, canalizada, especialmente, em domínios cruciais, nomeadamente, agricultura, pescas, telecomunicações, desporto, exploração e abastecimento de águas às populações, saúde, formação de quadros, transportes e infra-estruturas.
Por outro lado, o Japão concedeu recentemente, a Cabo Verde empréstimos para implementação de projectos no sector energético (electricidade).
ZS
Inforpress/Fim
0 comentários:
Enviar um comentário