Meteorologia

Ministro das Infra-estruturas vai a São Nicolau com propostas concretas

|


O ministro do Estado, das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações inicia este Sábado, 17, uma visita à ilha de São Nicolau. Na sua visita à ilha, Manuel Inocêncio Sousa vai dar início às obras que vão recuperar as infra-estruturas danificadas pelas últimas chuvas. Altura também para o arranque da estrada do Tarrafal - Ribeira Prata. Obras que, segundo o Ministro, “estão contempladas no esforço do novo ano económico”. A reabilitação das estradas nacionais de São Nicolau vai exigir dos cofres do Estado entre 100 e 150 mil contos. “É preciso continuar as obras da estrada que liga o Tarrafal à vila de Ribeira Brava e esta ao Aeroporto para que a viagem entre o aeroporto e o Tarrafal fique mais rápida”.

Manuel Inocêncio Sousa, que permanecerá na ilha de Chiquinho até ao dia 21, quarta-feira, pretende com esta deslocação potenciar fortes intervenções de relançamento desta ilha, designadamente no que tange à recuperação das estradas e vias obstruídas pelas cheias.

O propósito desta visita, segundo o MITT, é reunir forças para relançar obras de importância para a modernização da ilha. Para o efeito, Inocêncio Sousa está acompanhado por responsáveis algumas instituições sob a sua tutela, entre os quais o director geral das Infra-estruturas e o presidente do Instituto de Estradas. “Serão dias de intenso trabalho no sentido de reunir as vontades na ilha e fora para que São Nicolau possa reconquistar a determinação para o futuro, em que o sector das infra-estruturas, transportes e afins implicados com o desenvolvimento económico e social é fundamental”, afirma.

Hoje, sábado, a delegação visitará a aerogare da Preguiça, no quadro da consignação da obra de remodelação e ampliação, a zona Leste do concelho e a Vila da Ribeira Brava, com destaque para o traçado da estrada vila/aeroporto e a estrada da Ladeira da Igreja. No Domingo, o MITT e seus acompanhantes visitarão todo o Vale da Ribeira Brava, a estrada asfaltada Vila/Caminho Novo, com passagem por Queimadas e o vale da Fajã, mais concretamente as vias de penetração.

Estão agendadas ainda deslocações à Maré Pede, Hortelã, Palhal, estrada asfaltada Caldeira/Vila do Tarrafal e às principais ribeiras que desembocam na Vila do Tarrafal. O governante irá ainda à Praia Branca, com passagem por Praia Grande e local de extracção de areia de mina, estaleiros da empresa de construção Carolina, Ribeira Prata, cais de pesca e cabotagem do Tarrafal e às zonas com PUD´S em elaboração – Cacimba, Morrinho das Pedras e Ponta de Portinho Norte.

Antes do regresso à Capital, o ministro reunir-se-á com os presidentes das duas câmaras municipais para fazerem um balanço desta volta àquela ilha.

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS