Meteorologia

MADRRM em S.Nicolau para avaliar estragos e definir plano de intervenção

|


O ministro de Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga chefia uma missão que se desloca neste sábado, 10, à ilha de São Nicolau, para se inteirar dos danos causados pelas cheias e elaborar um plano de intervenção urgente para minimizar os prejuízos registados.

A equipa técnica integra os directores gerais e quadros centrais daquele Ministério, com destaque para os dos sectores da engenharia hidráulica, agricultura, silvicultura e pecuária. Estes devem permanecer até à próxima quarta-feira na ilha do Chiquinho.

«Vamos à ilha de S.Nicolau com o objectivo principal de se inteirar e avaliar dos estragos causados recentemente pelas chuvas, principalmente na Vila da Ribeira Brava, onde os danos foram elevados. Depois vamos elaborar, em parceria com outros Ministérios, um plano urgente de intervenção, principalmente no tocante às áreas que integram o Ministério de Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos», avança José Maria Veiga.

O governante acrescenta que a delegação deverá visitar também a zona da Ribeira Prata, no concelho do Tarrafal. Tudo com o propósito de se inteirar da pequena barragem ali construída e das correcções a serem introduzidas. É que, segundo o ministro, a infra-estrutura de 50.000 m3 ficou assoreada com areia e pedras.

«Vamos ter uma forte intervenção nessa região, através do programa de desenvolvimento da Bacia Hidrográfica da Ribeira Prata, financiado em 200 mil contos pela BADEA. O projecto já arrancou e contempla a construção de três diques avançados a montante e a jusante da barragem, bem como o sistema de distribuição de água e rega gota-gota para mais de 30 agricultores dessa área», garante José Maria Veiga, para quem o programa inclui ainda várias outras intervenções nos domínios da conservação do solo e ambiente.

ADP

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS