Meteorologia

Delegação do MPD visita São Nicolau

|


Uma delegação do Movimento para a Democracia (MpD), integrada por dois eleitos municipais, pelo deputado da Nação, Nelson Brito, e pelo membro da Direcção Nacional do partido, Amílcar Spencer Lopes, cumpre um programa de visitas de quatro dias à ilha de Chiquinho. Objectivo: inteirar-se da situação da ilha após as enxurradas, que deixaram muita gente desamparada.


Os quatro integrantes da delegação visitaram esta sexta-feira o concelho do Tarrafal e outras povoações, como Ribeira Prata. Este sábado os mpdistas visitam a localidade da Covoada, onde se registaram três mortes, causadas pelas chuvas.


Relativamente à visita de ontem, Amílcar Spencer Lopes diz que o grupo pôde constatar in locco o estado lastimável em que ficou a via asfaltada que liga Ribeira Brava a Tarrafal, havendo, neste momento, o perigo de se perder todo o investimento feito nesta estrada.


Diz Spencer Lopes que as pessoas estão aflitas, com medo e sem saber como vão reconstruir a sua vida. Segundo o membro da Direcção Nacional do MpD, "a situação é calamitosa e requer uma boa liderança". Isso porque, diz, se não houver alguém com pulso e capaz de estar à frente de um projecto de recuperação do concelho da Ribeira Brava em particular, "tudo pode ir por água abaixo".


O antigo autarca da Ribeira Brava avança mesmo com uma proposta de criação de um fundo nacional de apoio às famílias e que se destinaria também a recuperar os danos causados pelas últimas chuvas. "Este programa deve ser submetido a concurso, de modo que usufruam dele os que realmente têm necessidade e precisam de uma mão para recomeçar a sua vida", sugere Spencer Lopes.


O político defende ainda a aposta na construção de diques de correcção no vale da Ribeira Brava, de modo a prevenir situações catastróficas como as de há uma semana. "Eu tinha um projecto ambicioso neste sentido, quando ainda era presidente da Câmara Municipal, mas foi chumbado pela antiga ministra da Agricultura e do Ambiente", explica, quando questionado sobre o porquê de não ter avançado com um projecto de correcção torrencial durante o seu mandato à frente da autarquia.


Apoios bem-vindos, mas têm de ser bem geridos


Chegou à ilha de São Nicolau na sexta-feira, 25, donativos a partir de São Vicente, que se destinam a suprir as necessidades de famílias em localidade isoladas e fortemente fustigadas pelas chuvas, como é o caso de Carriçal. Um apoio bem-vindo na óptica de Amílcar Spencer Lopes. Só que: "esses donativos têm de ser bem geridos. Não se deve estar por aqui a distribuir donativos por conveniência. Deve ser monitorado rigorosamente". E aí vem à tona, uma vez mais a questão da capacidade de liderança, segundo Spencer Lopes.

Uma oportunidade para S. Nicolau


AS chuvas trouxeram muita tristeza e deixou muitos estragos, mas podem significar também um momento de viragem para a ilha de São Nicolau. Assim entende Amílcar Spencer Lopes, para quem a ilha esteve sempre à margem de Cabo Verde.

"Esta é a hora de São Nicolau. Esta é a hora para aproveitar e dar a São Nicolau aquilo que mercê", advoga.

Spencer Lopes lidera uma equipa do MpD que visita a ilha. Há também duas equipas do partido nas ilhas de Santo Antão, liderada por Jorge Santos, e em São Vicente, liderada pelo deputado Rui Figueiredo.

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS