Meteorologia

Chuvas: Emigrantes em Portugal tentam socorrer S. Nicolau

|


Associações cabo-verdianas movimentam-se em Portugal para estender uma mão à ilha de S. Nicolau, que foi fustigada pelas enxurradas nos últimos dias. Mais, pretendem solicitar apoios a instituições lusas e organismos internacionais para socorrer as populações isoladas.

O asemanaonline soube em Lisboa que está marcado para esta sexta-feira um encontro da Federação das Organizações cabo-verdianas para concretizar o programa de apoio à São Nicolau. Isso neste momento difícil em que as enxurradas cortaram estradas, entupiram a Vila da Ribeira Brava, deixaram a população aflita.

As chuvas causaram estragos na ilha e os emigrantes querem envolver a Embaixada de Cabo Verde em Portugal neste movimento para socorrer as gentes da terra de Chiquinho.

É que nas últimas horas a diáspora cabo-verdiana em Lisboa não pára de receber mensagens dos seus familiares em São Nicolau a relatar a situação "catastrófica" que se vive na ilha. A própria correspondente deste jornal em Lisboa recebeu mensagens directas de pessoas de S. Nicolau a pedir ajuda. Uma delas dizia: “estamos debaixo de um temporal medonho com chuvas torrenciais e trovões como numa se ouviu. S. Nicolau está um caos, peça a Deus que nos ajude!”.

“A força das águas foi de tal força que as Praças, jardins e ruas se entupiram de lama, pedras e de tudo o que a ribeira arrastou. A população viveu horas de pânico, com receio que viesse mais chuva para piorar a situação já insustentável. Tudo parou para remover a lama e as pedras. A Vila é um vale rodeado de montanhas e ladeiras, o que a coloca numa situação de grande risco quando há enxurradas semelhantes. Os montes jorram cascatas poderosas cujas águas arrastam tudo”, lê-se em outra mensagem .

Muitos cabo-verdianos em Portugal têm recebido telefonemas e mensagens dos seus familiares, dando conta de situações dramáticas provocadas pelas chuvas. Por isso, entendem os emigrantes que é hora de mobilizar tudo e todos para ajudar quem mais precisa na ilha.

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS