Meteorologia

Bruma seca afecta ilhas do norte

|

Depois das fortes chuvas, a bruma seca. As ilhas de São Vicente, São Nicolau e Sal estão a ser afectadas e terão visibilidade moderada nas próximas 24 horas devido à forte poeira que vem da Costa Ocidental da África. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica

O INMG informa ainda que nas próximas 24 horas o céu vai apresentar-se pouco nublado ou nublado em todo Cabo Verde e a visibilidade é moderada, sobretudo nas ilhas do norte do país. O vento soprará moderado de nordeste, passando a fresco do norte. Mar de pequena vaga a cavado, com ondulação do norte de 1,5 a 3 metros de altura e a temperatura máxima oscilará entre os 28 a 30º e a mínima entre 24 a 25º. Estas informações confirmam ainda a ausência de chuva no país nas próximas 24 horas.

Muita Chuva nos últimos dias

Mas o Boletim Pluviométrico divulgado esta segunda-feira, 21, pelo INMG sobre as chuvas caídas em Cabo Verde na segunda década de Setembro confirmou o que todos já sabiam: "Choveu a cântaros” nas ilhas do norte, designadamente em São Nicolau e Santo Antão. É que em alguns lugares destas duas ilhas as precipitações chegaram a 400 milímetros, ou seja, 400 litros de água por metro quadrado.

Por exemplo, os valores acumulados dos dias 17 a 20 apontam para uma precipitação de 400 milímetros em Água das Caldeiras, na ilha das montanhas. Em São Nicolau, na sexta-feira passada as chuvas atingiram os 300 milímetros em Fabateira, Pombas, Talho e Vila S. João e 232 milímetros na Vila da Igreja. Mas para quem viveu o drama das cheias, como é o caso do edil da Câmara da Ribeira Brava, estes números não espelham a realidade.

“Penso que os recipientes utilizados para fazer a medição encheram-se com a quantidade de chuvas caídas durante todos esses dias e não contabilizaram a totalidade das precipitações. Só quem viveu essa experiência consegue dizer o que se passou no Município da Ribeira Brava”, afirma Américo Nascimento.

Nesta ilha, as chuvas torrenciais de 9, 13, 16 e 18 de Setembro provocaram inundações, com avultados estrados na Vila da Ribeira Brava, o que levou a Câmara Municipal a lançar um pedido de ajuda e a disponibilizar três contas bancárias para as doações – 786 762 16 - BCA; 34 53 908 101 BCN e 87 87 35 101 Caixa Económica. Destaque também para a presença massiva de jovens oriundos de todas as localidades da ilha que, voluntariamente, decidiram ajudar esta vila, que é Património Nacional, a reerguer-se da lama das enxurradas.

A par de São Nicolau, choveu forte em todo a ilha de Santo Antão, na Boa Vista, Sal, Fogo e em alguns locais de Santiago.

Em relação à São Vicente, o INMG ainda não dispõe de dados sobre as chuvas caídas nos últimos dias devido à demora na recolha.

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS