Meteorologia

Onda tropical pode provocar chuva e vento no país

|

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) informa que uma onda tropical que está a aproximar-se de Cabo Verde pode provocar chuvas e vento nas próximas horas, principalmente nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava.
O meteorologista José Augusto Piedade explicou ao asemanaonline que por volta das 12 horas desta terça-feira a onda tropical, designada por Earl, deve transformar-se numa depressão, provocando chuva, trovoadas e “algum vento” no arquipélago.

“Felizmente, só a borda da Earl vai bater em Cabo Verde. O núcleo da depressão deve passar ao largo do arquipélago, por isso a situação não é alarmante. De todo o modo, prevemos que haja chuva, trovoadas e algum vento, sobretudo na região sul do país – Santiago, Fogo e Brava”, informa o meteorologista.

De resto, esta é a época das ondas tropicais neste corredor atlântico. À medida que entram oceano adentro e encontram as águas quentes transformam-se em depressão ou mesmo furações, que anualmente causam muitos estragos na América Central e nos Estados Unidos de América.

Já este fim-de-semana, o Centro Nacional de Furações norte-americano (NHC, na sigla em inglês) alertava que outra depressão tropical, formada a 885 km de Cabo Verde, dirigia-se para as Bermudas, onde deveria virar furacão nesta segunda-feira, 23.

A depressão tropical, baptizada de Danielle, está acompanhada de ventos de 45 km/horas. A probabilidade de a região apresentar um ciclone tropical é de 60% nas próximas horas.

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS