Meteorologia

Corpo de turista alemã que morreu em S. Nicolau segue para o seu país

|

O corpo da alemã Imke kampermann que faleceu na passada sexta-feira, 13, no hospital do Tarrafal de S.Nicolau, supostamente por hemorragia interna provocada por uma queda nas proximidades da Praia de Baxu Rocha, deve seguir esta terça-feira para o seu país. O cadáver da vítima permanece, até à hora da sua transladação, em câmara fria, na delegacia de Saúde da Ribeira Brava.
A vítima sofreu uma queda, que lhe provocou lesões graves num dos pés e outros ferimentos no corpo. Ferida e a perder muito sangue, só recebeu assistência médica quatro horas depois da queda, não só devido à comunicação tardia do ocorrido às autoridades locais, mas também porque o local onde ela se encontrava - nas proximidades da Praia de Baxu Rocha, a sul da vila do Tarrafal - é de difícil acesso.

Na verdade, acompanhada do seu namorado Hans Christof e do pessoal da equipa que a socorreu, Imke kampermann, de 28 anos da idade, só deu entrada no centro de saúde do Tarrafal às 20h20, quando o acidente terá ocorrido por volta das 16 horas.

Ouvido pelo asemanaonline, o médico Valter Alves, que assistiu a jovem alemã, afirma que ela poderá ter morrido por causa de uma hemorragia interna. «A jovem alemã chegou quase em estado de coma ao hospital, talvez porque passou muito tempo para ser socorrida e receber a assistência médica. A equipa de serviço fez todos os esforços possíveis para reanimá-la, mas tal foi impossível e acabou por falecer. É muito provável que a jovem tenha morrido por causa da hemorragia interna, já que ela apresentava muitos ferimentos, principalmente na face e nas pernas. Pedimos que seja feita uma autópsia ao corpo da vítima no seu país de origem para que se apure a causa real da sua morte», avança aquele médico, que descarta, neste momento, a hipótese de homicídio.

Já o comandante da Esquadra no Tarrafal conta que o caso foi comunicado à polícia às 17h55. «O assunto foi anunciado por um cidadão que não se identificou. Este relatou que havia um casal de turistas de nacionalidade alemã que, a cerca de 300 a 400 metros da Praia de ´Baxu Rocha’, passava por aflição. Disse também que a mulher teria sofrido uma queda, apresentava lesões num dos pés, por isso precisava de ser socorrida», relata José Barbosa.

Barbosa acrescenta que, infelizmente, a PN só partiu rumo ao local do acidente às 18h44. Isto depois de ter mobilizado os meios materiais e humanos necessários para essa operação – uma pequena embarcação cedida e pilotada pelo italiano Marcos, uma lancha de borracha e cinco pessoas, incluindo um técnico de saúde. Já à noitinha (19h04), a equipa de resgate chegou de barco à zona de Praia de Baxu Rocha.

Ainda no local a sinistrada recebeu os primeiros socorros e depois foi transportada por quatro pessoas para a embarcação.

No regresso à Vila, a equipa deparou-se com mar agitado, pelo que foi necessário, por razões de segurança, fazer o trajecto devagar. Às 20h07 a embarcação chegou à baía e Imke kampermann deu entrada no hospital do Tarrafal às 20H20, onde viria a falecer uma hora depois.

«Do local do acidente e até cinco minutos antes da sua morte, a jovem não parava de chorar e gemer», conta José Barbosa, lamentando a morte da turista alemã.

ADP

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS