Meteorologia

Corridas de Sao Silvestre 2009

|

Ribeira Brava *** 31 de Dezembro de 2009 ***
Aconteceu hoje no municipio da Ribeira Brava as corridas de Sao Silvestre de 2009 , tanto a nivel de atletismo e ciclismo.
As provas tiveram como ponto de partida na zona de Faja de Baixo e meta na zona de terreiro na Vila da Ribeira Brava.

No final das provas, na modalidade de ismo o 1.º classificado foi Paulo Mota de zona de Carvoeiros que arrecadou um premio 20.000$00 e um trofeu.
No ciclismo a vitoria coube a Klisman Varela da Vila da Ribeira Brava e um prmio de 20.000$00 e ainda uma viagem para a ilha de Santo Antao para participar nas provas do municipio da Ribeira Brava

SNNEWS

Basílio Ramos quer luta contra epidemias na agenda dos Municípios

|

O ministro da Saúde, Basílio Ramos aproveitou o Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, a decorrer em Assomada, para não só agradecer o contributo dado pelas autárquicas no combate à dengue, mas também pedir aos autarcas que continuem a colocar a luta anti vectorial nas suas agendas.
Basílio Ramos enalteceu ainda a importância da parceria entre o governo, as autarquias, as organizações da sociedade civil e os cidadãos diante das ameaças das epidemias que existem nas regiões com as quais temos relações.

Apesar da epidemia da dengue estar na “fase residual", Ramos alertou para a ameaça que ainda é real, pelo que todos, sem excepção, devem continuar nessa luta.

“É preciso reforçar a vigilância epidemiológica quer nos portos quer nos aeroportos. Conto com as câmaras municipais para que, juntos, possamos combater todas as ameaças que pairam neste momento sobre Cabo Verde. Trabalhamos com uma equipa de brasileiros e já temos o plano estratégico de combate à dengue praticamente pronto, faltando apenas alguns acertos e muito em breve será aprovado e iremos também mobilizar os recursos para que o serviço possa funcionar e estar à altura os desafios”, garante Basílio Ramos.

De acordo com aquele governante, serão levados a cabo quatro grandes acções de combate à dengue no decorrer do próximo ano.

“Já em Janeiro iremos fazer uma campanha de luta anti larvar. Não sabemos como é que a chuva vai se comportar. Se tivermos charcos de água, para além da luta anti larvar, teremos também a luta anti vectorial, de forma a combater o mosquito adulto. Haverá outra campanha antes das chuvas, possivelmente nos meses de Maio/Junho; logo a seguir as chuvas, iremos fazer mais uma outra campanha. Serão quatro grandes acções de forma a combater o mosquito ainda na sua forma larvar. O mosquito já não está cá mas ainda temos os ovos”, afirma Ramos que não deixou de lembrar que agora é preciso também mudar de atitude e comportamento, uma vez que “a ameaça está aqui, ela é real”.

O responsável pela pasta da Saúde rendeu também uma homenagem aos profissionais da saúde e à comunidade estrangeira pela forma como se envolveram no combate à epidemia.

Raquel Mendes

FIF dá prendas às crianças carenciadas em São Nicolau

|


A Fundação Infância Feliz (FIF) realiza amanhã, quinta-feira, 17, o seu programa “Natal Feliz” em parceria com as câmaras municipais da Ribeira Brava e Tarrafal, ilha de S.Nicolau. Do programa consta uma tarde de surpresas e actividades recreativas. A actividade contará com a presença da Presidente da Fundação Infância Feliz, a primeira-dama Adélcia Pires.

POPULAÇÃO DE CARRIÇAL CONTINUA ISOLADA E ESQUECIDA PELO GOVERNO E CÂMARA MUNICIPAL

|



Ribeira Brava, 08 Dezembro – Desde a queda das últimas chuvas que aldeia piscatória de Carriçal, aquela localidade encontra-se isolada, sem estradas de acesso, aumentando ainda mais o isolamento da população local da ilha de S. Nicolau.

Conforme nos disse alguns moradores do Carriçal, desde essa altura (Setembro e Outubro) a estrada de penetração da aldeia ficou completamente danificada, o que obrigou os locais a fazerem as ligações com outras localidades através de botes de pesca, via porto da Preguiça ou então a pé, via Juncalinho.


Esta situação tem causado constrangimentos à população, tendo em conta que as pessoas vivem na sua grande maioria da pesca e, sem transporte, têm muita dificuldade em vender o pescado, ou também para adquirir alguns produtos de consumo já que Carriçal fica muito distante das outras vilas ou aldeias de S. Nicolau.


Em declarações ao Liberal, os moradores de Carriçal apelam às autoridades competentes, o Governo a Câmara da Ribeira Brava que dêem mais atenção às pessoas daquela aldeia que também faz parte de Cabo Verde, no sentido de procederem à limpeza da estrada, permitindo assim quebrar o isolamento da localidade.


Osvaldo Gomes

DENGUE: 19 casos suspeitos nas últimas 24 horas

|


Nas últimas 24 horas o número de casos suspeitos de Dengue no país sofreu uma queda de mais de 70 por cento tendo em comparação a época de pico da epidemia
Nesse período não há registos de febre hemorrágica nem de óbitos.

Em termos globais, até esta data, já se registaram 20.652 casos suspeitos de Dengue, sendo 174 de Febre hemorrágica e 6 óbitos.





CV Telecom solidária com vítima das cheias em S. Nicolau

|


CVTelecom financia a construção de uma moradia para família desalojada na sequência das últimas chuvas de Setembro, que fustigaram o Município de Ribeira Brava (São Nicolau).

A ilha de São Nicolau, particularmente o Município de Ribeira Brava, foi fustigada pelas chuvas que caíram este ano no país, causando inúmeros estragos e deixando algumas pessoas desalojadas. A CVTelecom ciente destes estragos e das condições económicas da família desalojada aprovou o financiamento para a construção de uma moradia unifamiliar.



A oficialização deste apoio vai ser firmada através da assinatura de um Protocolo entre a CVTelecom e a Câmara Municipal da Ribeira Brava, num acto que acontece amanhã, 5 de Dezembro, enquadrado nas comemorações do dia do Município, no qual a Empresa será representada pelo Administrador Executivo Eng. Nuno Leite.






SAPO CV




Mais casas e centro de formação para S.Nicolau

|


O Centro de Formação Profissional de Caleijão (CFPC) foi inaugurado hoje, 05, ao mesmo tempo que foram entregues ou lançadas as primeiras pedras para a construção de casas sociais destinadas às vítimas do temporal de 18 de Setembro na localidade de Covoada e outras famílias carências do concelho da Ribeira Brava. A iniciativa enquadra-se nos festejos do dia desse Município de S.Nicolau.

O edil Américo Nascimento salienta que o centro de Caleijão custou cerca de oito mil contos, é constituído por duas salas e tem a capacidade para acolher até 20 alunos. A nova estrutura entrará em funcionamento no primeiro trimestre de 2010, devendo numa primeira fase começar com cursos voltados para o sector agro-pecuário.

E com base num protocolo assinado entre a Câmara e a CVtelecom, as autoridades municipais lançaram as primeiras pedras para a construção da casa de uma das três famílias da localidade de Covoada, que foram vítimas do temporal de 18 de Setembro último. A referida habitação está orçada em 1.500 contos; montante esse que será suportado integralmente pela Cabo Verde Telecom. O mesmo aconteceu com uma outra casa social avaliado em 1.200 contos, cujo financiamento é do INPS. Antes do final do mês passado a Câmara já tinha também construído e entregue uma habitação a uma das famílias carenciadas de Morro Homem.

Ainda no quadro dos festejos do dia Município de dragoeiros, 15 das 50 casas do Morro Braz beneficiaram de ligações de água, a placa desportiva de Cachaço foi iluminada e os pescadores da Preguiça receberem o seu novo espaço de abrigo. O programa culmina neste fim da semana com várias actividades culturais, religiosas e desportivas.

ADP

CABO VERDE REGISTA 272 NOVOS CASOS NO ANO PASSADO

|

Praia, 01 Dezembro – No Dia Mundial da Luta contra a Sida (1 de Dezembro) que se celebra hoje em todo o mundo, novos dados sobre a taxa de prevalência de pessoas infectadas com o vírus da SIDA em Cabo Verde foram avançados durante a apresentação do Estudo Sobre Indicadores em Sida no País.

Segundo o Ministro de Estado e da Saúde, Cabo Verde registou no ano passado, 272 novos casos de HIV/Sida, o que aponta para uma tendência à estagnação da epidemia, momento aproveitado por Basílio Ramos, para sublinhar que o acesso universal aos testes constitui um ganho importante para os cabo-verdianos.

“De 2003 a 2008 passamos de 3.542 para 16 mil testes anuais, sendo uma percentagem significativa constituída por grávidas. Em 2008, dos 10 mil 411 atendidos nas primeiras consultas pré-natal 6.405 realizaram o teste HIV, o que corresponde a uma cobertura de 71 por cento”, continuou aquele governante.

Em Cabo Verde, desde o surgimento do primeiro caso até agora o serviço vigilante e epidemiológico do Ministério da Saúde notificou 2.600 casos, sendo 1.350 femininos e 1.148 masculinos e 73 não certificados.

De acordo com Basílio Ramos, as actividades da Luta Contra a Sida em Cabo Verde assentaram em alguns eixos: meios universais de prevenção, acesso ao tratamento, criação de um ambiente jurídico favorável, e a garantia de cuidados psico-sociais das pessoas infectadas e as respectivas famílias.

“Todas essas dimensões de tratamento foram asseguradas no âmbito da implementação do Plano Estratégico de Luta Contra Sida 2002-2006 e 2006-2010. Neste momento está-se a trabalhar para o plano que cobrirá 2011-2015 e que à semelhança dos anteriores assegurará a universalidade do acesso aos cuidados e aos direitos dos infectados e afectados”, informou o Ministro, defendendo que a prevenção continua a ser a principal aposta do arquipélago.

Por sua vez, a representante do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Petra Lantz, felicitou os esforços que o arquipélago tem realizado na luta contra a Sida, tendo apontado o país como sendo o único na África com uma taxa de prevalência de 0,8 por cento. “Essa prevalência tem sido vencida graças ao engajamento das autoridades, dos agentes de diferentes sectores de saúde e a uma mobilização das organizações da sociedade civil”, apontou, apelando às autoridades para a continuação do trabalho de prevenção.

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS