Meteorologia

Basílio Ramos quer luta contra epidemias na agenda dos Municípios

|

O ministro da Saúde, Basílio Ramos aproveitou o Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, a decorrer em Assomada, para não só agradecer o contributo dado pelas autárquicas no combate à dengue, mas também pedir aos autarcas que continuem a colocar a luta anti vectorial nas suas agendas.
Basílio Ramos enalteceu ainda a importância da parceria entre o governo, as autarquias, as organizações da sociedade civil e os cidadãos diante das ameaças das epidemias que existem nas regiões com as quais temos relações.

Apesar da epidemia da dengue estar na “fase residual", Ramos alertou para a ameaça que ainda é real, pelo que todos, sem excepção, devem continuar nessa luta.

“É preciso reforçar a vigilância epidemiológica quer nos portos quer nos aeroportos. Conto com as câmaras municipais para que, juntos, possamos combater todas as ameaças que pairam neste momento sobre Cabo Verde. Trabalhamos com uma equipa de brasileiros e já temos o plano estratégico de combate à dengue praticamente pronto, faltando apenas alguns acertos e muito em breve será aprovado e iremos também mobilizar os recursos para que o serviço possa funcionar e estar à altura os desafios”, garante Basílio Ramos.

De acordo com aquele governante, serão levados a cabo quatro grandes acções de combate à dengue no decorrer do próximo ano.

“Já em Janeiro iremos fazer uma campanha de luta anti larvar. Não sabemos como é que a chuva vai se comportar. Se tivermos charcos de água, para além da luta anti larvar, teremos também a luta anti vectorial, de forma a combater o mosquito adulto. Haverá outra campanha antes das chuvas, possivelmente nos meses de Maio/Junho; logo a seguir as chuvas, iremos fazer mais uma outra campanha. Serão quatro grandes acções de forma a combater o mosquito ainda na sua forma larvar. O mosquito já não está cá mas ainda temos os ovos”, afirma Ramos que não deixou de lembrar que agora é preciso também mudar de atitude e comportamento, uma vez que “a ameaça está aqui, ela é real”.

O responsável pela pasta da Saúde rendeu também uma homenagem aos profissionais da saúde e à comunidade estrangeira pela forma como se envolveram no combate à epidemia.

Raquel Mendes

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS