Meteorologia

Ministra do Ensino Superior Ciência e Cultura visita S.Nicolau

|

A Ministra do Ensino Superior Ciência e Cultura visita durante o dia de hoje o município da Ribeira Brava
A chegada a ilha de S.Nicolau estava prevista para a manha de hoje e logo de seguida visita as obras do ex-orfanato do Calejão
DPara as 15:30 esta programado um encontro de trabalho com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, seguido de uma visita a Vila da Ribeira Brava. As 17:30 a Ministra visitaram o Forte da Preguiça onde logo de seguida estará presente na cerimónia da entrega das 10 casas sociais em preguiça.

População da Pregiça recebe hoje 10 moradias sociais

|

A população da Preguiça de S.Nicolau vai receber esta sexta-feira, 10, novas habitações sociais. É o presente do 35º aniversário da independência de Cabo Verde.
O projecto é da Câmara Municipal da Ribeira Brava e destina-se às famílias carenciadas desse povoado histórico de São Nicolau que abrigou o primeiro desembarcadouro da ilha. «Essas casas sociais vão ser distribuídas às famílias mais carenciadas da Preguiça. Cada uma das contempladas pagará uma renda resolúvel de 3.500$00 por mês», avança o edil Américo Nascimento.
Todas essas moradias têm um formato de T2 e foram construídas de raiz, num projecto que custou 25 mil contos, financiados pela empresa Holandesa Wroonbon e Câmara da Ribeira Brava.
A edilidade está também a ultimar um outro programa habitacional, desta feita direccionado para quadros e jovens. Mas este pacote só avançará depois da execução do «Programa Casa para Todos», que prevê, a partir de Setembro próximo, a construção de 125 moradias em Chã de Norte.

Túnel de Covoada sem limitações técnicas

|

Não existe impedimento técnico à construção do túnel que ligará Covoada aos restantes povoados da Ribeira Brava, em São Nicolau. A informação foi avançada em exclusivo ao asemanaonline pelo presidente daquela edilidade.

Américo Nascimento baseia as suas declarações nos resultados de um estudo efectuado por um engenheiro de minas de Portugal. De acordo com este autarca, o estudo ora concluído será apresentado em meados da próxima semana, na Praia, ao Ministério das Infra-estruturas, Transporte e Telecomunicação.

“A ideia de realizar este estudo surgiu em Outubro do ano transacto, no decurso de uma visita que o MITT efectuou a Covoada. Estivemos a analisar as alternativas de acesso e o ministro comprometeu-se a enviar um técnico para efectuar um estudo que apontasse a melhor forma de se aceder a essa comunidade”, frisa.

Foi escolhido o engenheiro de Minas Ramiro Lopes, um conhecido especialista com larga experiência que já construiu vários túneis na ilha da Madeira, Portugal. “Este engenheiro deslocou-se por três vezes a São Nicolau e elaborou o estudo que, tecnicamente, indica que não há impedimento à feitura do Túnel da Covoada”.

Motivo de satisfação para Américo Nascimento, para quem a construção do túnel é a resposta a uma reivindicação antiga da população. Até porque existem vários projectos de acesso a Covoada, inclusive via Ribeira Funda, mas nunca saíram do papel. “A ideia do túnel é recente e vai facilitar o acesso, para além do seu impacto ambiental ser muito menor do que uma estrada, por exemplo. Em termos de manutenção, o túnel é também menos exigente”.

O presidente da CM da Ribeira Brava está consciente que construir o túnel será dispendioso, mas lembra que o Vale possui micro-clima e grandes potencialidades em termos de cultivo. Actualmente a localidade é pouco povoada, em parte porque, devido à dificuldade de acesso, os moradores, muitos dos quais emigrantes, optaram por construir as suas residências em outras localidades.

“Covoada é uma parcela do território de São Nicolau com grandes potencialidades. O desenvolvimento da Vila da Ribeira Brava passa por Covoada. E criar acessibilidades constitui um acto de solidariedade para com os cerca de 150 habitantes da zona”.

Com este mesmo entendimento, Américo Nascimento acredita que, até final do ano, a localidade estará electrificada. O concurso já foi lançado e a ideia é presentear esta comunidade por ocasião do Natal com mais este bem essencial.

Enquanto isso, ontem, quarta-feira, 14, foi consignada as obras de reabilitação, remodelação e asfaltagem da estrada que ligará a Vila da Ribeira Brava ao aeroporto. Orçadas em 450 mil contos, as obras serão executadas pelo consórcio Monte Adriano/Empreitel Figueiredo, num ano.

Associação " Nos Gota pa Squemada" entrega equipamentos para escola de Queimada

|

A escola n.º6 da zona de Queimadas recebeu na tarde de ontem equipamentos da parte de emigrantes da zona, em Holanda, equipamentos informaticos e desportivos.

A oferta veio da parte da Associação " Nos Gota pa Squemada" composta por emigrantes da zona, radicados em Holanda e Belgica. A escola recebeu 5 computadores, 1 impressora e varios outros equipamentos desportivos e didacticos. Os equipamentos foram recebidos com grande alegria e agradecimento da parte dos alunos, encarregados de educação, professores e convidados.

Cortes sucessivos de energia afectam Ribeira Brava

|

Varias das zonas do Municipio da Ribeira Brava, incluindo a Vila da Ribeira Brava tem sido afectadas por cortes diarios de energia, que problema que ja dura uma semana. Por outro lado a zona de Monte Gordo, Palhal e Hortelã, já estão há uma semana sem energia electrica, e consequencia disso, Ribeira Brava esta sem sinais da RCV e da TCV
A situação ontem foi mais grave, a energia faltou por volta das 15:30h e o fornecimento so foi restabelecido para algumas localidades 07 horas depois. No entanto ate o momento da publicação deste artigo, algumas zonas continuavam sem energia, caso de Queimadas, Estancia Brás, Carvoeiros, entre outros.

Segundo o Engenheiro Cruz, Delegado substituto na Delegação da Electra de S. NIcolau, o problema de ontem foi provocada pelo corte de um cabo pela empresa que faz as obras na Estrada na zona de Cabeçalinho e que foi corrigida ontem a tarde.
Ja o problema de energia para Monte Gordo, o delegado, avança que o problema deve ser resolvida ainda hoje ao inicio da tarde.
Recordar que nos ultimos 7 dias, sempre faltou energia, que segundo o Delegado da ELectra são provocados pela humidade na rede nas zonas mais humidas do municipio, e em pelo menos duas vezes foi devido a cortes de cabo provocado por maquinas em obras.

Câmara Municipal da Ribeira Brava de visita vale de Queimadas

|

O Presidente da Câmara Municipal, Américo Nascimento, acompanhado dos vereadores e dos técnicos do Gabinete Técnico da Câmara, realizou ontem 08 de Julho, uma visita a localidade de Queimadas para apurar o estado do andamento da via de penetração do vale de Queimadas.
A Primeira fase vai de Palapsente até Terra Branca e deverá ficar concluída ainda neste ano.

A Delegação da Câmara fez o percurso até Terra Quebrada, zona do vale até onde a Camara Municipal pretende estender a via de penetração, numa segunda fase. Em Terra Quebrada projecta-se a construção de uma praceta a ser co-financiada pela associação " Um Gota pa Squemada".

Para a segunda fase da via de penetração até Terra Quebrada, A Câmara espera ter a parceria de todos os naturais de Queimadas na diaspora, conforme uma nota de imprensa a que SNNEWS teve acesso.


UNI-CV realiza sessao de apresentaçao da oferta formativa em S.Nicolau

|

SNNEWS - A Universidade de Cabo Verde realiza no próximo dia 15 de Julho uma sessão de apresentação da oferta formativa, na Ilha de S.Nicolau, nomeadamente na Vila do Tarrafal e na Vila da Ribeira Brava.
A sessão realizada aqui na Ilha de S.Nicolau tem como objectivo apresentar os cursos e recursos da universidade, apresentação dos programas de acção social e informações sobre as provas de acesso à comunidade estudantil de S.Nicolau. As sessões serão realizadas, primeiro na Vila do Tarrafal e depois na Vila da Ribeira Brava, ambos no espaço da Escola Secundaria Baltazar Lopes da Silva, no dia 15 de Julho.
A.T

A Associação Cabo-verdiana em França “Crianças de hoje e amanhã “, financia a Câmara Municipal da Ribeira Brava a recuperação da Unidade Sanitária de Base do Carriçal

|

A Associação Cabo-verdiana em França “Crianças de hoje e amanhã “, financiou a Câmara Municipal da Ribeira Brava a recuperação da Unidade Sanitária de Base do Carriçal com o montante de 3 mil euros (trezentos e trinta contos). No entanto a SNNEWS não possui ainda os pormenores das obras que serao realizadas no local acima mencionado

AN

Camara Municipal da RIbeira Brava e MADRR promovem visita guiada as obras de Ladeira de Igreja e Marica

|

SNNEWS - A Câmara Municipal da Ribeira Brava e a Delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento rural e Recursos Marinhos promoveram de forma conjunta, na manha deste sábado, uma visita guiada as obras de Ladeira de Igreja e Marica.


A Visita contou a participação dos eleitos municipais e órgãos de Comunicação social que tomaram conhecimento in loco daquilo que esta sendo feito a nível de protecção das encostas da Vila Da Ribeira Brava. Apesar do difícil acesso ao local, as obras decorrem a bom ritmo, e os trabalhos que neste momento estão sendo desenvolvidos tem o principal objectivo de proteger a vila e enxurradas durante os períodos de chuva.
As obras ate agora concretizadas estão avaliadas em 30 mil contos e segundo apuramos com continuidade dos trabalhos, estes poderão atingir os 215 mil contos.

Dados preliminares do Censo 2010 apontam para reduçao da populaçao de S. Nicolau

|

«A População de S. Nicolau diminuiu de 13 mil e tal pessoas para 12310. Dados preliminares do censo 2010.
Embora ainda tratando-se de dados, que poderão sofrer alguma alteração mas a Coordenadora do Censo Reina Reis não tem dúvidas em afirmar que a população diminuiu»



A informação e de Reina Reis, Coordenadora dos serviços de recenseamento a nível de S.Nicolau, embora nao tenha ainda os dados finais do recenseamento, nao ha duvidas que a população diminui desde o ultimo censo. Neste momento ja foram inquiridos todas as pessoas de S.Nicolau, e os dados apontam que no momento o concelho do Tarrafal tenha 4800 indivíduos, e concelho de Ribeira Brava tem por volta 7.000 indivíduos.
Recordar que no ultimo censo S.Nicolau tinha cerca 13.000 e tal indivíduos

Recenseamento Geral da População prolongado por mais uma semana

|

O IV Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo 2010), que estava previsto para decorrer até ontem em Cabo Verde, foi prorrogado por mais uma semana, devido a atrasos verificados na conclusão dos trabalhos em alguns concelhos do país.
A informação foi avançada hoje pelo Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, António Duarte, que explicou que o trabalho está mais atrasado na Cidade da Praia e Assomada (Santa Catarina), ambas na ilha Santiago, e em Porto Novo, em Santo Antão, devendo estar concluído dentro de uma semana.

“Por ser uma operação exaustiva, em que todos devem contar com a população de Cabo Verde. Decidimos prolongar o trabalho por mais uma semana. As nossas equipas estarão no terreno até à noite para que todos possam ser recenseados”, disse.

O Censo 2010, considerado a maior operação estatística jamais realizada no país, envolve cerca de 1500 pessoas, entre inquiridores, recenseadores e outras estruturas, e tem um custo global de 3,5 milhões de euros.

António Duarte garantiu que a maior parte da população cabo-verdiana (estimada em 500 mil habitantes) já está recenseada, considerando que foram recenseados já cerca de 400 mil.

Entretanto, no seu site na Internet, o INE indica que foram recenseadas cerca de 247 mil pessoas.

A diferença, explicou o presidente do INE, reside na dificuldade que os técnicos têm encontrado na transmissão, via internet, dos dados em alguns pontos do país.

Para este recenseamento, os questionários em papel foram substituídos por PDAS, adquiridos com o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)).

A operação Censo 2010 conta com ainda o apoio das Nações Unidas, Cooperação Espanhola e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), entre outras instituições.

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS